9 características das melhores escolas de nível fundamental

Escolher qual escola de nível fundamental o seu filho vai frequentar é uma decisão muito delicada, porque a instituição tem bastante influência sobre o desenvolvimento da criança. Por isso, antes de selecionar uma escola, você precisa analisar o que espera dela e pesquisar muito para saber reconhecer uma boa instituição de nível fundamental quando encontrar. 

É claro que cada uma delas tem diferentes profissionais e perfis, porém há certas características que a maioria das melhores escolas possui. Então, separamos aqui essas particularidades para que você possa reconhecer uma boa instituição e ter a certeza de que está fazendo a escolha certa para o seu filho. Continue lendo o nosso post e confira!

1. Promove um ambiente acolhedor

Uma boa escola de nível fundamental faz com que todos os presentes se sintam confortáveis, desde os colaboradores até os alunos. A administração da instituição deve promover um espaço emocional favorável, que não apenas ensine, mas também acolha seus estudantes e faça com que eles se sintam confortáveis quando estão ali.

Marque uma visita na escola e veja como é o dia a dia dos estudantes. Observe o clima da instituição e se ele parece estimular os jovens, além de somente passar conteúdo didático, voltado para os testes de medição do aprendizado. 

2. Possui um bom projeto pedagógico

O projeto pedagógico transmite os valores e objetivos da escola, além de mostrar como o conhecimento será passado para os estudantes. Por isso ele é importantíssimo e você deve prestar bastante atenção nele. 

Uma boa escola de nível fundamental mostrará quais são os métodos de avaliação, qual é o material, o tipo de currículo utilizado e você será capaz de observar se o projeto está de acordo com o que você deseja para a educação do seu filho.

Conheça 👉 Projeto Político Pedagógico do Colégio Geração

3. Investe em seus profissionais

Uma escola de nível fundamental exemplar investe amplamente em seus profissionais. Afinal, o trabalho deles influenciará no desenvolvimento da instituição e na educação dos alunos. Sendo assim, é importante observar se a escola incentiva os funcionários a buscarem melhores qualificações e se ela promove cursos ou eventos para melhorar a capacitação de seus profissionais. 

4. Possui boa comunicação

Em qualquer tipo de instituição, a boa comunicação entre setores é essencial para que a entidade funcione de forma adequada. Então, a escola tem que ter canais de comunicação entre os diferentes departamentos e usar essas ferramentas com frequência. Além disso, a boa comunicação deve se estender aos pais e à escola, ou seja, a escola deve manter contato regularmente com você.

5. Inclui os pais na educação dos filhos

Uma escola de nível fundamental de qualidade não tenta afastar os pais do dia a dia escolar. Ela os aproxima da educação de seus filhos, porque essa presença pode melhorar em vários aspectos o desenvolvimento das crianças. 

Quando os pais estão presentes no ensino dos filhos há um aprimoramento na disciplina dos estudantes e no seu rendimento escolar e, além disso, auxilia na criação do ambiente acolhedor que foi falado lá no início desse texto.

Por isso, nas melhores escolas os responsáveis pelas crianças e adolescentes são convidados para eventos e reuniões. Quando estiver conhecendo uma instituição, converse com um colaborador sobre a presença dos pais no ambiente escolar e veja como o tema é tratado pela entidade. 

6. Oferece atividades extras

Uma escola de referência na qualidade de ensino sempre incentiva seus alunos a terem diversos tipos de conhecimento, não somente aqueles que estão nos livros didáticos. Sendo assim, ela tem que oferecer oportunidades que aumentem a aprendizagem extracurricular dos estudantes.

Ofertar aulas de dança, teatro, música e esportes dá a possibilidade de o aluno utilizar a interdisciplinaridade e conhecer outras visões de mundo. As atividades ainda são capazes de melhorar condições motoras e criativas do aluno. Ou seja, só há pontos positivos em oferecer aulas diversas e as boas instituições sabem disso.

7. Possui uma boa gestão financeira

Quando se fala em escola, sempre se pensa no papel fundamental que ela possui dentro da sociedade: o de educar crianças e adolescentes. Entretanto, as pessoas, às vezes, se esquecem de que para cumprir esse papel de maneira adequada, a instituição necessita de uma boa gestão financeira.

Com uma administração financeira organizada, a escola consegue investir em tecnologias, melhores profissionais e até aprimorar a estrutura física da instituição para que ela se torne mais agradável para os alunos e colaboradores.

Portanto, não se esqueça de que, apesar de ser uma entidade voltada para o ensino e a formação de outros indivíduos, uma escola precisa ter uma boa gestão financeira para se desenvolver e continuar formando mais pessoas.

Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →

8. Investe em tecnologia

Atualmente a tecnologia é fundamental para realizar diversas atividades e no futuro ela será ainda mais importante. Além disso, em ambiente escolar, ela pode tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas para os jovens. Sendo assim, investir em tecnologia é essencial para as escolas.

Observe se a instituição usa a tecnologia de forma inteligente nas salas, por exemplo, se ela passa vídeos para complementar o ensino ou se utiliza dispositivos eletrônicos. Além disso, pergunte a outros pais se os filhos gostam das aulas.

9. Valoriza o fator humano

Colaboradores valorizados têm melhores índices de produtividade e ainda realizam trabalhos com resultados mais precisos. Isso acontece porque eles desejam crescer junto à instituição que reconhece os seus esforços e conquistas.

A valorização de um funcionário é feita por meio de elogios e, principalmente, de salários justos que correspondem às competências dos colaboradores. Então, lembre-se de prestar atenção no nível de satisfação dos funcionários antes de matricular o seu filho em uma instituição.

Essas são 10 características que estão presentes em uma boa escola de nível fundamental. Se você encontrar uma que tenha todas essas particularidades, não perca tempo e matricule o seu filho, pois com certeza estará fazendo uma boa escolha! 

Ensino Fundamental 2 - do 6º ao 9º ano

Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano

O Ensino Fundamental II marca uma nova e importante etapa na vida acadêmica dos alunos. As mudanças que ocorrem neste momento são evidenciadas pelos seguintes aspectos:

  • Aumento da demanda de estudo em casa;
  • Aumento das responsabilidades;
  • Necessidade de desenvolver mais autonomia;
  • Número maior de professores e conteúdos;
  • Transição da infância para a pré-adolescência.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 2 →

20/12/2019
Fernando Barcellos