Análise do Edital do Vestibular Unificado 2020 UFSC/UFFS

A Comissão Permanente do Vestibular divulgou no dia 10/09, o edital do Vestibular Unificado 2020 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As inscrições poderão ser realizadas no período de 11 de setembro até as 23h59min do dia 17 de outubro.

As provas serão aplicadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro e contam com um total de 5.174 vagas oferecidas em 145 cursos, nas duas universidades.

Sobre o Vestibular Unificado

Nesta edição, serão oferecidas 5.174 vagas, no entanto, 70% das vagas serão para os cursos de graduação da UFSC e 30% das vagas para os cursos de graduação da UFFS. Ou seja, na realidade são 4.513 vagas na UFSC e 661 na UFFS.

No momento da inscrição, os candidatos poderão optar por uma das universidades, UFSC ou UFFS. Ambas instituições manterão o sistema de cotas já estabelecido e a proporção de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/UFFS

As inscrições deverão ser realizadas online, através do site www.vestibularunificado2020.ufsc.br, no período de 11 de setembro a 17 de outubro de 2019. O candidato deve finalizar o processo de inscrição até as 23h59min do dia 17 de outubro de 2019.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 144,00. O pagamento da taxa deve ser realizado até o dia 18 de outubro de 2019, podendo ser efetuado em qualquer agência bancária do território nacional (atenção ao horário de atendimento externo das agências).

Além das agências, pode ser pago em postos de autoatendimento ou via internet (atentando-se também ao horário estabelecido pelo banco para a quitação na data estabelecida).

Tour Virtual no Colégio Geração

Tour Virtual no Colégio Geração – Conheça nossa estrutura

Os alunos dispõem de salas de aula climatizadas e equipadas com recursos tecnológicos, biblioteca informatizada e ambientes que estimulam o processo de ensino-aprendizagem. Localiza-se em uma região excelente por ser de fácil acesso, servida de transporte público, sendo rota para os principais bairros da Ilha. Temos uma estrutura moderna e bem cuidada, motivos pelos quais lhe convidamos a fazer um Tour Virtual pelo Colégio Geração!

Conheça a estrutura do Colégio Geração em um Tour Virtual →

Confirmação de inscrição

A confirmação de Inscrição Preliminar estará disponível a partir do dia 21 de outubro. Para visualizar sua inscrição, basta acessar o site do Vestibular Unificado 2020 para conferência dos dados. Caso contenha alguma informação incorreta, o candidato deverá corrigi-la no sistema até o dia 23 de outubro de 2019.

Lembre-se, a conferência e correção dos dados, se necessário, é totalmente responsabilidade do vestibulando. Após o dia 23 de outubro as informações fornecidas serão dadas como definitivas.

A confirmação definitiva, contendo a indicação do local onde o candidato realizará as provas, será disponibilizada até o dia 22 de novembro de 2019. Essa confirmação deve ser impressa e apresentada nos dias de realização das provas, junto de um documento original de identidade.

Isenção

O candidato que deseja solicitar a isenção da taxa de inscrição via CadÚnico, deverá realizar a solicitação pelo site do Vestibular Unificado 2020 no período de 11 de setembro a 3 de outubro e preencher o Requerimento de Isenção informando o Número de Identificação Social – NIS.

Saiba todo o processo e documentação necessário para solicitar a Isenção

OBS: O resultado das solicitações de isenção do pagamento da taxa de inscrição, com o deferimento ou não do solicitado, será divulgado até o dia 9 de outubro de 2019.

Programação das Provas do Vestibular Unificado

Prova 1 – Dia 7 de dezembro

Primeira Língua: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras (doze questões de proposições múltiplas);

Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (oito questões de proposições múltiplas);

Matemática: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas;

Biologia: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas.

Prova 2 – Dia 8 de dezembro

Ciências Humanas e Sociais: 20 questões de proposições múltiplas, assim distribuídas: 7 questões de História, 7 questões de Geografia, 2 questões de Filosofia, 2 questões de Sociologia e 2 questões interdisciplinares envolvendo pelo menos 2 dessas disciplinas;

Física: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas; Química: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas.

Prova 3 – Dia 9 de dezembro

Redação;

Quatro questões discursivas.

Atenção

As provas ocorrerão às 14h e terão duração de 4 (quatro) horas. O acesso ao local de realização da prova será permitido somente das 13h às 13h45min, em todos os dias de vestibular.

Obras Literárias do Vestibular Unificado

  • Carolina Maria de Jesus – Quarto de Despejo Diário de uma favelada (diário) – Ática
  • Jorge Amado – Capitães da Areia (romance) – Cia das Letras
  • Lygia Fagundes Telles – Melhores Contos Seleção Eduardo Portella (conto) – Global
  • Lima Barreto – Cemitério dos vivos (romance) – Literatura brasileira
  • Angélica Freitas – Um útero é do tamanho de um punho (poesia) – Cia das Letras
  • Péricles Prade – Os milagres do cão Jerônimo (conto fantástico) – Editora da UFSC

Nos dias de prova

Para a realização da prova e preenchimento do gabarito, o candidato deverá utilizar caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul.

No rascunho das provas, será permitido que o candidato utilize lápis, borracha (sem capa) e lapiseira (fabricada em material transparente).

Tanto a transcrição das questões abertas para o caderno oficial, quanto o preenchimento do gabarito devem ser feitos dentro do tempo de prova.

OBS: O candidato poderá se retirar definitivamente da sala de prova somente após as 16h30min.

Cronograma

CRONOGRAMA
INSCRIÇÃO
de 11/09 até às 23h59min do dia 17/10/2019 Período de inscrição, somente via internet, através do site Vestibular UNIFICADO.
Até 18/10/2019 Período para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 144,00 para todos os cursos. Esse pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência bancária do território nacional, em postos de autoatendimento ou via internet (observado o horário estabelecido pelo banco para quitação nesta data).
A partir de 21/10/2019 Disponibilização da Confirmação de Inscrição Preliminar, a todos os candidatos que tiverem sua inscrição deferida, para conferência de seus dados.
Até 23/10/2019 Data limite para os candidatos que detectaram alguma informação incorreta nos dados constantes da Confirmação Prévia de Inscrição corrigi-la diretamente no sistema disponível através do link “Correção de Dados de Inscrição”.
A partir de 23 de outubro de 2019 Disponibilização da Confirmação de Inscrição Definitiva, contendo a indicação do local de realização das provas do candidato.
ISENÇÃO
de 11 a 3 de outubro de 2019 Período para solicitação de isenção total do pagamento da taxa de inscrição, somente via internet.
até dia 9 de outubro de 2019 Divulgação do resultado das solicitações de isenção.
Até as 18h do dia 10 de outubro de 2019 Caso haja discordância referente ao motivo do indeferimento, o candidato deverá entrar em contato com a COPERVE/UFSC. Após essa data, o indeferimento será definitivo.
15 de outubro de 2019 Data limite para o candidato não beneficiado com a isenção efetuar o pagamento da taxa de inscrição, por meio de boleto bancário, em qualquer agência bancária do território nacional, em postos de autoatendimento ou via internet (observado o horário estabelecido pelo banco para quitação nesta data).
DIVULGAÇÃO DO GABARITO
09/12/2019 a partir das 20h Divulgação do gabarito preliminar das questões objetivas (proposições múltiplas e abertas) e das questões discursivas.
10/12/2019 até as 18h Tempo limite para pedido de recurso à COPERVE quanto ao conteúdo das questões das provas.

Dicas importantes ao vestibulando

  • Prepare-se com antecedência e não deixe nada para resolver ou conferir no dia da prova. Evite o risco de atrasar-se e perder o horário de entrada ao local de provas;
  • Não esqueça de levar os itens essenciais para a realização da prova;
  • Informe-se sobre a forma de preenchimento do gabarito, pois no dia da prova é proibida tal explicação.

Itens essenciais para a realização da prova

  • Documento original de identidade;
  • Cartão de confirmação definitiva de inscrição;
  • Caneta esferográfica de material transparente (de preferência azul).

Referências:

[1] UFSC – Vestibular Unificado UFSC/UFFS – 2020. Acesso em: 30 setembro 2019.

[2] Ratificação do Edital Vestibular Unificado UFSC/UFFS – 2020. Acesso em: 17 de outubro 2019.

Ensino Médio - do 1ª e 2ª séries

Ensino Médio – do 1ª e 2ª séries

No Ensino Médio os desafios são ainda maiores. As atividades desenvolvidas, assim como o material didático utilizado, estão voltados aos vestibulares, ENEM e outros concursos. O Ensino Médio do Colégio Geração garante aos alunos uma base sólida de aprendizagem, excelente estrutura de ensino-aprendizagem, oportunidades para testar e aprofundar seus conhecimentos e desenvolver a confiança necessária para ingressar no Terceirão.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Ensino Médio →

17/10/2019
Jade Zart