Como Incentivar meu filho a prática de esportes?

Na infância passamos pelo momento mais importante, a fase do desenvolvimento motor. Essa é uma fase na qual é indispensável receber estímulos, sejam eles feitos através de jogos, brincadeiras e até mesmo pela prática de esportes.

Sabemos que, com todo o avanço tecnológico, as crianças estão crescendo cada vez mais imersas no mundo online, deixando de lado essa etapa tão importante da infância. Etapa na qual os pequenos podem brincar e aproveitar à vontade seus dias.

Com isso, surge a dúvida: “Como incentivar meu filho a prática de esportes?”. É sobre isso que vamos falar neste post. Aqui você vai entender um pouco mais sobre a importância da prática de esportes na infância, seus benefícios e ainda vamos lhe dar algumas dicas. Vamos começar?

12 Brincadeiras de Infância

12 Brincadeiras de Infância – baixe nosso ebook

Há coisa melhor que aproveitar o final de semana com os filhos? Existe uma diversidade de brincadeiras que marcaram nossas infâncias e podem aproximar pais e filhos. Nesse sentido, preparamos um material para “refrescar” sua memória.

Brincar é uma atividade imprescindível para o desenvolvimento motor e a formação da criança. O tempo compartilhado com seu filho estabelece vínculos estáveis e duradouros.

Baixe nosso Ebook agora mesmo →

A Importância da Prática de Esportes

Não é de hoje que ouvimos falar sobre a prática de esportes e seus benefícios. A “geração saúde” está em alta, tornando este um assunto recorrente. Os dias estão passando e estamos criando cada vez mais consciência de sua importância, principalmente quando se trata de crianças.

A prática de esportes auxilia desde nosso físico à saúde mental. Ele é um influenciador direto na disposição e desempenho dos pequenos em diversas atividades. Segundo o preparador físico Aulus Sellmer, “Os esportes podem ajudar na coordenação, evitar lesões e ainda colaborar no aspecto social durante esta fase”.

Diante dos significativos benefícios dessa atividade, imaginamos que o questionamento “Como incentivar meu filho a prática de esportes?” ganhou mais força, não é mesmo? Tudo bem, estamos aqui para lhe ajudar!

A prática de esportes na infância

A prática de esportes na infância deve ser algo natural, sem cobranças. Os exercícios são indicados para crianças de todas as faixas etárias, desde que, claro, leve em consideração sua idade e capacidade para determinadas atividades. Porém, quando o assunto é esportes, deve-se ficar atento e começar a inserir aos poucos na rotina dos pequenos, acompanhando o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Os esportes inseridos no cotidiano da criança são essenciais para uma vida com mais qualidade. Não se preocupe com a prática de esportes desde cedo. Quando surgir o pensamento “devo incentivar meu filho a prática de esportes quando criança?”, lembre-se que o incentivo às atividades esportivas, desde que com acompanhamento profissional, certamente irão gerar resultados positivos no futuro. As atividades físicas são ótimas não só para a melhora de questões motoras, mas também como uma forma de prevenção de problemas futuros, como a obesidade e a depressão.

Esportes na infância pode ser prejudicial?

“Ao incentivar meu filho a prática de esportes posso prejudicá-lo?”

Esportes são sempre bem vindos, mas os pais e professores precisam ter a consciência de que as atividades devem ser praticadas de acordo com a idade e peso da criança, tendo sua intensidade e duração adequadas em consequência desses fatores. É importante levar em consideração as condições físicas da criança, evitando que haja uma sobrecarga ou prejuízos futuros em seu desenvolvimento.

Então, fique atento, a prática de atividades é muito importante, mas tudo com moderação. Afinal, desejamos uma vida de qualidade para nossos filhos e os esportes podem proporcionar isso. Vale lembrar que o acompanhamento profissional adequado é indispensável. Confira abaixo alguns benefícios que eles podem gerar!

Benefícios da prática de esportes na infância

→ Desenvolve atividades motoras: A prática de esportes auxilia no desenvolvimento motor da criança, além de favorecer a melhora da postura, equilíbrio e melhora até mesmo o desenvolvimento cognitivo;

→ Previne o sedentarismo: Sabemos que o sedentarismo não é bom para ninguém, principalmente para as crianças, que encontram-se em fase de desenvolvimento. A atividade física fortalece o tecido cardíaco e auxilia na circulação sanguínea, prevenindo doenças cardíacas e respiratórias, além de evitar problemas nas articulações;

→ Melhora a saúde mental: O esporte contribui no fortalecimento psicológico, diminui o estresse, a ansiedade e ajuda na melhoria das noites de sono, que é essencial nessa fase do desenvolvimento da criança. Além disso, diminui o risco de desenvolver depressão e outros distúrbios;

→ Formação óssea: A prática de atividades auxilia na fixação do cálcio, previne doenças ósseas e a osteoporose;

→ Previne a obesidade: A prática de esportes nessa fase promove o gasto energético, auxiliando na prevenção da obesidade. Ensinar bons hábitos nessa fase da criança é muito importante, pois é quando alguns fatores de risco à saúde podem ser desencadeados;

→ Desenvolve o senso de cooperação: O esporte promove interação social, faz com que a criança faça amizades e crie o senso de cooperação. O mesmo auxilia a diminuir a timidez, a lidar com as diferenças e a melhorar a comunicação.

Como você pode notar, a prática de esportes tem muitos benefícios, não é mesmo? Portanto, tente incentivar ao máximo essa prática, evitando que a criança passe muito tempo na frente de dispositivos eletrônicos. Faça uma junção dos esportes com bons hábitos alimentares, uma vez que, ao trabalhar os dois em conjunto, os resultados serão ainda melhores. Leia mais sobre esse assunto no link abaixo!

Como manter a alimentação saudável dos filhos? Confira dicas da Nutricionista Bruna.

Mesmo sabendo de todos os fatores positivos da prática de esportes, acreditamos que seria interessante finalizar esse artigo com algumas dicas para fazer seu filho(a) a também “comprar” essa ideia. “Como incentivar meu filho a prática de esportes?”Confira a seguir!

Como incentivar meu filho a prática de esportes?

Essa pode ser uma etapa na qual você encontre um pouco de dificuldade, seja pela falta de tempo na rotina diária da criança ou pelo fato da criança realmente não gostar muito de certas atividades. Mas calma, tudo é questão de costume e rotina. Organize-se e comece a incentivá-la, com o tempo você verá resultados.

É importante ressaltar que é comum a criança recusar a prática de algum esporte específico por não se identificar com o mesmo. Procure identificar quais esportes se encaixam no gosto da criança. É essencial que a escolha do esporte seja feita por ela, assim, as chances de desistência serão menores.

Agora, vamos às dicas!

Dicas para incentivar a prática de esportes

Evite ao máximo pressioná-los. Eles não devem ser obrigados a nada, tudo deve acontecer naturalmente;

Descubra os atletas favoritos e converse sobre eles. Essa é uma boa forma de estímulo;

Tente ensinar os benefícios que a prática de esportes pode gerar;

Apoie e torça por eles quando houver jogos. Isso lhes dará motivação para continuar e melhorar;

Faça algum esporte com eles. Nada melhor do que poder praticar esportes junto aos pais.

Atividades oferecidas pelo Colégio Geração

“O Colégio Geração oferece alguma atividade para incentivar meu filho a prática de esportes?”

O Colégio Geração tem consciência da importância da prática de esportes no processo de desenvolvimento das crianças. Diante disso, oferecemos atividades complementares ao turno letivo, a fim de promover os benefícios ensejados neste artigo. Confira:

Esportes:

Basquete;

Capoeira;

Street dance;

Jazz;

Futsal;

Além das atividades esportivas, temos também outras opções, como Jogos de Tabuleiro, Violão, Inglês entre outras.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o Colégio Geração? Agende uma visita pelo telefone: (48) 3333.0336

Ensino Fundamental 2 - do 6º ao 9º ano

Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano

O Ensino Fundamental II marca uma nova e importante etapa na vida acadêmica dos alunos. As mudanças que ocorrem neste momento são evidenciadas pelos seguintes aspectos:

  • Aumento da demanda de estudo em casa;
  • Aumento das responsabilidades;
  • Necessidade de desenvolver mais autonomia;
  • Número maior de professores e conteúdos;
  • Transição da infância para a pré-adolescência.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 2 →

21/12/2018
Jade Zart