Como Manter a Alimentação Saudável dos Filhos? Confira Dicas da Nutricionista Bruna.

A Alimentação Saudável dos Filhos é o tema central do artigo de hoje no Blog do Colégio Geração. Por este motivo, buscamos conversar com a Bruna Cavalheiro, nutricionista aqui de Florianópolis. Vamos ver o que teve de proveitoso neste bate-papo?
 
Nos dias da hoje, está cada dia mais difícil alimentar adequadamente uma criança. Falta tempo para preparar as refeições equilibradas em casa. Os pequenos estão cheios de “vontades” e os produtos naturais estão perdendo espaço para produtos ultraprocessados dentro dos lares. Como resultado, temos um aumento de 60% no número de adultos obesos em dez anos (MS, 2017), sendo que a estatística também é alta entre as crianças – 1 em cada 3 brasileirinhos está acima do peso (POF,2009).
 
Isso gera um alerta para muitas mamães e papais que se preocupam com a alimentação de seus pequenos e, provavelmente, já passaram longas e angustiantes horas pensando na alimentação que seu filho recebe. É comum o sentimento de frustração entre os pais, principalmente por não conseguir que a criança coma todos os alimentos saudáveis que eles gostariam, e ao mesmo tempo, não saber o que fazer para mudar essa situação.
 
 

Mas a grande questão é: porque as crianças estão se alimentando mal?

 

  • Há preferências inatas, como o sabor doce e o umami (gosto presente no leite materno e nos alimentos industrializados que contêm glutamato monossódico, como salgadinhos, carnes processados, etc.);
  • Sofrem influência do hábito alimentar familiar – nem sempre saudável – desde bebê;
  • Aprendem desde cedo a gostar de alimentos extremamente calóricos e pobre em nutrientes;
  • Assistem a mais de 4 horas de TV por dia e são alvo das propagandas de alimentos e dos modismos. As crianças são leais consumidores e as empresas, sabendo disso, utilizam todos os recursos para alcançar esse público, um mercado milionário.

 
 

Visto isso, precisamos mudar esse quadro. Mas o que é preciso para Manter a Alimentação Saudável dos Filhos?

 
Devemos saber separar o que se “quer” do que se “deve”, pois ao perguntar a qualquer criança do mundo do que elas gostam de comer, 99% delas citariam algum alimento ultraprocessado. E se lhe perguntassem com que frequência gostariam de consumir tais alimentos, diriam sem pestanejar: todos os dias!
 
Dessa forma é o adulto quem precisa ter discernimento para Manter a Alimentação Saudável dos Filhos. A escolha dos alimentos que seu filho ingere PRECISA ser totalmente sua. Comece agora uma mudança lenta e gradativa nos hábitos alimentares não só de seu filho, mas sim, de toda a sua família. Procure um profissional nutricionista para ajudá-lo nessa tarefa e garanto que os resultados serão muito recompensadores.
 
 

Sobre a Nutricionista Bruna Cavalheiro

Meu nome é Bruna Cavalheiro, sou nutricionista com foco na área de educação nutricional infantil. Como forma de auxiliar os pais na “difícil” tarefa de fazer seus filhos experimentarem novos alimentos, desenvolvi um material de educação nutricional. O material em questão é o Álbum de Figurinhas Comida Saudável, que tem o objetivo de estimular, de forma lúdica, a alimentação saudável dos filhos.
 

Capa Álbum de Figurinhas Comida Saudável - Nutricionista Bruna Cavalheiro
Álbum de Figurinhas Comida Saudável - Nutricionista Bruna Cavalheiro
O Álbum de figurinhas adesivas ajuda seu filho a conhecer, experimentar e perder o medo dos alimentos saudáveis. O funcionamento do material é bem simples:

  • O álbum vem acompanhado de todas as figurinhas. Você passa o álbum para seu filho e detém as figurinhas em seu domínio. Somente irá entregar a figura para preencher o álbum quando ele come ou experimenta o alimento referente a figura.
  • O álbum é composto de 8 grupos alimentares e ao completar um grupo alimentar com todas as figurinhas a criança recebe um “troféu figurinha” e tem direito a uma recompensa.
  • A recompensa deve ser preenchida previamente, mas não pode ser bens materiais. Combine com o seu filho algo que ele gosta de fazer, como brincar na casa do coleguinha, ir ao cinema ou ao teatro, brincar na praça, enfim, recompensas saudáveis que não sejam bens materiais, dinheiro, etc.

 
 

Vamos melhorar a rotina alimentar da sua família?

Uma mudança no hábito alimentar nunca é um processo fácil, mas com persistência e a ajuda dos profissionais certos, essa transformação é muito mais eficaz e tranquila. Não desista de oferecer uma nutrição apropriada para seu filho, ela resulta em um desenvolvimento adequado e previne muitas doenças. Não deixe para depois, comece hoje mesmo a melhorar os hábitos alimentares de sua família.
 
Para mais informações sobre meu trabalho acesse meu site e/ou redes sociais.
 

25/08/2017
Primesoft