Enem 2019: Análise do Edital

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou no dia 21 de março o edital do Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio. O exame deste ano, assim como em 2018, trouxe algumas mudanças. Confira abaixo os pontos mais importantes do edital!

Sobre o Exame

O Enem 2019 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições devem ser realizadas a partir das 10h do dia 6 de maio até as 23h59 do dia 17 de maio de 2019 através do site do Inep.

Estrutura da prova

Cada prova será composta por 45 questões de múltipla escolha. As disciplinas serão as seguintes:

→ No dia 03/11 serão aplicadas as provas de:

  • Linguagens, Código e suas Tecnologias, Redação: Língua portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
→ No dia 10/11 serão aplicadas as provas de:
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias.

OBS: No dia 03/11 a prova terá 5h30 de duração. Já no dia 10/11, a prova terá 5h de duração.

Inscrição do Enem 2019

Para realizar a inscrição basta o participante informar o número do CPF e a sua data de nascimento. A taxa de inscrição é de R$ 85,00 e deve ser paga até o dia 23 de maio de 2019, respeitando os horários de compensação bancária. A inscrição estará confirmada após o pagamento da taxa. Não haverá prorrogação do prazo de pagamento da taxa de inscrição, portanto, fique atento às datas e horários.

Terceirão focado no ENEM e Vestibulares

Terceirão – foco no ENEM e Vestibulares

O Terceirão é último ano do Ensino Médio. Momento esperado com muita expectativa pelos alunos e por seus familiares. Representa o fechamento do Ensino Básico e a possibilidade de ingresso no espaço universitário e no mundo do trabalho. No Terceirão é realizada uma revisão dos conteúdos aprendidos na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, acrescida dos conteúdos da 3ª série. É uma preparação intensiva para os vestibulares, ENEM e outros concursos públicos.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Terceirão →

Taxa de Inscrição e Isenção

A isenção da taxa de inscrição deve ser solicitada através do site do Inep, das 10h do dia 1º de abril às 23h59 do dia 10 de abril. As solicitações realizadas fora do sistema de isenção e do período informado não serão aceitas.

Para solicitar a isenção da taxa, o participante deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e sua data de nascimento. Os dados devem corresponder com os cadastrados na Receita Federal. Os participantes que estiverem condizentes com os itens abaixo estarão isentos da taxa de inscrição:

  • Esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2019 em escola pública, declarada ao Censo da Educação Básica;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

OBS: O participante que solicitar isenção da taxa por estar incluído no CadÚnico deverá informar o Número de Identificação (NIS).

Fique atento ao e-mail e número de telefone cadastrados. O Inep pode utilizá-los para transmitir alguma informação relacionada ao exame.

O resultado da solicitação de isenção estará disponível a partir do dia 17 de abril de 2019. Para ver, o participante deve acessar o site do Inep. Mesmo conseguindo a isenção, não esqueça de realizar a inscrição, pois a mesma não garante que o participante esteja inscrito. Caso a solicitação seja reprovada, poderá ser solicitado recurso das 10h do dia 22 de abril às 23h59 do dia 26 de abril de 2019.

Justificativa de ausência

O participante que obteve isenção no Enem 2018 e não compareceu, terá de justificar sua ausência das 10h do dia 1º de abril às 23h59 do dia 10 de abril para poder solicitar isenção do Enem 2019. Os documentos que poderão ser utilizados na justificativa estão disponíveis no Anexo II do Edital do Enem 2019.

Caso tenha a justificativa reprovada, poderá ser solicitado recurso das 10h do dia 22 de abril às 23h59 do dia 26 de abril de 2019.

Local do Exame e horários

O participante poderá ver seu local de prova do Enem 2019 no Cartão de Confirmação, disponibilizado no site do Inep. É de total responsabilidade do participante acompanhar o processo e informar-se sobre seu local de prova.

Nos dias em que o exame ocorrerá, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h. O recomendado é que os participantes cheguem às 12h, a fim de evitar atrasos e estar preparados caso algum imprevisto aconteça.

As provas iniciarão às 13h30 e o término será às 19h no primeiro dia, e às 18h30 no segundo dia. O acesso às salas será permitido somente com a apresentação de documento de identificação válido e com foto. Participantes que solicitarem atendimento especializado na inscrição terão direito a tempo adicional de 60 minutos em cada dia de exame.

Os documentos para identificação do participante são:

  • Cédulas de identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei;
  • tenha validade como documento de identidade;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

O participante que estiver impossibilitado de apresentar a via original do documento oficial de identificação nos dias de prova por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar a prova apresentando o boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias ou submeter-se à identificação especial, por meio da coleta de dado biométrico, informações pessoais e da assinatura em formulário próprio.

Obrigações do participante

  • Chegar no horário determinado;
  • Assegurar que os aparelhos eletrônicos estejam desligados e dentro do envelope desde a entrada até a saída da sala;
  • Realizar a prova com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Mudanças no Enem 2019

As mudanças no Enem 2019 são poucas, mas significativas. São elas:
  • Recolhimento de impressão digital;
  • Espaço para rascunho: os participantes poderão rascunhar ao final de cada página do caderno de perguntas.

Post relacionado: Desmistificando o Enem

Tour Virtual no Colégio Geração

Tour Virtual no Colégio Geração – Conheça nossa estrutura

Os alunos dispõem de salas de aula climatizadas e equipadas com recursos tecnológicos, biblioteca informatizada e ambientes que estimulam o processo de ensino-aprendizagem. Localiza-se em uma região excelente por ser de fácil acesso, servida de transporte público, sendo rota para os principais bairros da Ilha. Temos uma estrutura moderna e bem cuidada, motivos pelos quais lhe convidamos a fazer um Tour Virtual pelo Colégio Geração!

Conheça a estrutura do Colégio Geração em um Tour Virtual →

02/05/2019
Jade Zart