Fies: Saiba tudo sobre o Financiamento Estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, é um programa do Ministério da Educação (MEC). O mesmo foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 e tem por objetivo conceder a estudantes financiamento de cursos superiores em instituições privadas. Para usufruir do programa, o curso desejado deve possuir avaliação positiva nos processos do MEC e ser oferecido por instituições não gratuitas aderentes ao programa.

Como funciona o Fies?

O Fies abre as inscrições no início de cada semestre letivo. Os estudantes selecionados receberão auxílio do Governo Federal para o pagamento das mensalidades do curso até o final do mesmo. Após finalizar a graduação, o aluno beneficiado deverá devolver o valor financiado para o Governo por meio de parcelas.

O financiamento estudantil é dividido em duas fases, são elas:

→ Durante o curso: Enquanto frequenta a graduação, o estudante pagará somente o valor referente ao encargo operacional, que estará definido no contrato. O custo total do seguro de vida que é exigido para a contratação do financiamento também é um dos pré-requisitos.

→ Carência e amortização: Até o segundo semestre de 2017, o Fies oferecia um período de carência aos estudantes. A partir desse ano (2018), essa carência teve fim. Agora, o estudante que termina sua graduação já inicia o período de amortização. Caso o estudante comece a trabalhar ou adquira uma fonte de renda, o valor da amortização passará a ser descontado automaticamente dessa renda. Caso o estudante não tenha renda no início da fase de amortização, o financiamento deverá ser pago em prestações mensais equivalentes ao valor do pagamento mínimo.

OBS: O governo estipula um prazo máximo de 14 anos para finalizar o pagamento.

Índice de Aprovação na UFSC - 10 melhores colégios de Floripa

Índice de Aprovação na UFSC – 10 melhores colégios de Floripa

Gostaríamos de agradecer e parabenizar toda a equipe de professores, coordenadores, psicólogos, diretores e, acima de tudo, aos nossos alunos aprovados no Vestibular UFSC 2018, que não são poucos!!! A vida é uma troca de conhecimentos e vocês nos mostraram que são os melhores. Neste ano conquistamos juntos 2º Melhor índice de Aprovação no Vestibular UFSC 2018 dentre as Escolas Particulares de Florianópolis e, nesta conquista, somos todos merecedores.

Conheça os 10 colégios com melhor índice de Aprovação na UFSC →

Modalidades Fies

Há duas modalidades. O Fies oferta vagas com juros zero para estudantes que tiverem renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno fará o pagamento das prestações respeitando seu limite de renda. Outra modalidade é o P-Fies, destinada a estudantes com renda mensal per capita de até cinco salários mínimos.

O Fies possui uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar de cada candidato. Todos que tenham realizado o ENEM, a partir da edição de 2010, podem participar do FIES, desde que tenham obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, e a nota superior a zero na redação.

Inscrição

A inscrição no Fies é dividida nas seguintes etapas:

→ Pré-Seleção: Nessa etapa, o candidato deve acessar o site e clicar na opção de “Primeiro Acesso”. Nela, será solicitado do candidato seu CPF e data de nascimento. Com a devida participação no ENEM, o sistema solicitará o cadastro de uma senha para poder acessar a inscrição mais tarde, e um e-mail pessoal válido, para ativação do cadastro. Assim que concluir o cadastro, o candidato receberá um e-mail para ativação do mesmo.

→ Inscrição: Após a ativação do cadastro, na página do FiesSeleção, clique na opção “Já sou cadastrado” e informe seu CPF e senha escolhida. Além dos dados pessoais, será necessário informar dados familiares e suas respectivas rendas.

→ Validação de informações: Para concluir a inscrição você deverá comparecer na instituição de ensino na qual está pleiteando vaga para validar as informações alegadas na inscrição online;

→ Contratação do Financiamento: Após a validação das informações, o candidato deve dirigir-se, juntamente com seu fiador, à agência do banco escolhido no SisFies a fim de realizar a negociação e formalização do financiamento.

Tipos de Financiamento

A partir de 2018, o Fies passou a oferecer três modalidades de financiamento, são elas:

→ Destinada para todos os estudantes do país, desde que possuam renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nesta modalidade o estudante tem pelo menos 50% do valor do curso financiado, podendo chegar até 100%;

→ Destinada para estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, desde que possuam renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Nesta modalidade a taxa de juros é de 3% + correção monetária;

→ Destinada para todos os estudantes do país, desde possuam renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Aqui a taxa de juros é aproximadamente 3,5%. Além disso, pode ser solicitado o financiamento com parcelas de no máximo 10% da renda mensal.

OBS: Não é possível mudar de uma modalidade para outra durante o financiamento.

Quais cursos participam do Fies?

O Fies conta com a participação de cursos de:

→Bacharelado: Costuma ser cursos com duração de 4 – 5 anos e oferece uma formação mais abrangente, preparando o aluno para o mercado de trabalho;

→Licenciatura: Os cursos de licenciatura formam pessoas que desejam trabalhar com ensino, seja ele fundamental ou médio;

→Cursos superiores de tecnologia: Esses cursos são voltados mais para a parte prática e possuem um período mais curto para a formação que os de bacharelado.

OBS: Você pode pesquisar os cursos e locais de oferta participantes do Fies por aqui!

Nota de corte

A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados. A mesma só será divulgada assim que todas as vagas disponíveis forem ocupadas. Segundo o site do Fies, “A nota de corte servirá de referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de pré-seleção”.

Além disso, “O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar o grupo de preferência e sua(s) opção(ões) de curso até o encerramento das inscrições.”

OBS: A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.

Classificação

A classificação do Fies deixa em primeiro colocado o candidato que recebeu a maior pontuação na média das provas objetivas e de redação. É importante ressaltar que, candidatos não-graduados têm preferência e, no caso de algumas vagas não serem ocupadas, candidatos que estão a procura de uma segunda graduação poderão preencher o lugar.

Desempate

Em caso de empate, o sistema selecionará o candidato que tiver a maior nota na prova de redação do Enem. Se o empate ainda persistir, serão utilizadas as maiores notas nas provas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, respectivamente.

Resultado

O resultado é divulgado no próprio site do Fies, em uma única chamada, de acordo com a data prevista no cronograma. Outra opção para saber se foi selecionado é entrando em contato com a instituição de ensino na qual o candidato tentou a vaga.

→ Lista de espera: A lista é divulgada junto com o resultado da chamada única e o candidato só terá direito a uma vaga caso não ocorra o preenchimento dela pelos alunos pré-selecionados. O candidato pode fazer o acompanhamento pelo site oficial do Fies.

OBS: É importante que o candidato fique de olho na lista de espera, assim não corre o risco de perder a vez caso seja chamado.

→ Vagas remanescentes: Se após a matrícula dos candidatos selecionados na lista de espera ainda sobrar vagas, será aberto um novo edital de seleção para a oferta de vagas remanescentes.

Pode ser de seu interesse: O que é e como participar do Prouni?

Tour Virtual no Colégio Geração

Tour Virtual no Colégio Geração – Conheça nossa estrutura

Os alunos dispõem de salas de aula climatizadas e equipadas com recursos tecnológicos, biblioteca informatizada e ambientes que estimulam o processo de ensino-aprendizagem. Localiza-se em uma região excelente por ser de fácil acesso, servida de transporte público, sendo rota para os principais bairros da Ilha. Temos uma estrutura moderna e bem cuidada, motivos pelos quais lhe convidamos a fazer um Tour Virtual pelo Colégio Geração!

Conheça a estrutura do Colégio Geração em um Tour Virtual →

25/03/2019
Jade Zart