Meu filho está indo para o 1º ano do Ensino Fundamental, como escolher a melhor escola?

Meu filho(a) já vai fazer 6 anos, vai iniciar no Ensino Fundamental e a necessidade de escolher sua nova escola vem à tona.

Diante de tantos fatores a serem considerados, preparamos este post para facilitar seu processo decisório, já que é uma escolha muito importante para toda família. Afinal, além das questões financeiras e de comodidade, envolve a educação e futuro dos pequenos.

Antes de iniciar, é preciso ter em mente os pontos que não podem faltar para escolher escola de ensino fundamental, tais como: distância, estrutura, valores de mensalidade, qualidade de ensino, linha pedagógica, dentre outros detalhes que lhe pareçam fundamentais. Agora prepare papel e caneta e vamos começar!

Como escolher escola de ensino fundamental para os filhos?

Escolher a escola onde seus filhos estudarão é uma decisão difícil, nós sabemos. Afinal, o futuro educacional dos pequenos está em jogo. Com isso em mente, é preciso analisar as possibilidades, levando em consideração alguns fatores fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos.

Diante de tantas opções de escolas públicas e privadas, como escolher escola de ensino fundamental para meus filhos? Essa é uma dúvida comum em um momento de tamanha importância como esse, mas mantenha a calma e comece seguindo as dicas abaixo:

Tour Virtual no Colégio Geração

Tour Virtual no Colégio Geração – Conheça nossa estrutura

Os alunos dispõem de salas de aula climatizadas e equipadas com recursos tecnológicos, biblioteca informatizada e ambientes que estimulam o processo de ensino-aprendizagem. Localiza-se em uma região excelente por ser de fácil acesso, servida de transporte público, sendo rota para os principais bairros da Ilha. Temos uma estrutura moderna e bem cuidada, motivos pelos quais lhe convidamos a fazer um Tour Virtual pelo Colégio Geração!

Conheça a estrutura do Colégio Geração em um Tour Virtual →

Determine quais fatores não podem faltar na instituição de ensino escolhida

Sempre há pontos que achamos essenciais e outros que são considerados como diferenciais. Os exemplos mais comuns de fatores essenciais são: distância da escola, trânsito da região, valores de mensalidade, taxa de matrícula e material didático, e qualidade de ensino. Já os diferenciais, são relacionados às atividades extracurriculares, linha pedagógica utilizada, segundo idioma e alguns recursos ou serviços extras oferecidos pela instituição de ensino.

Ao escolher a escola de ensino fundamental para seus filhos, procure considerar ambos fatores, pois cada um tem seu papel na educação deles.

Pesquise todas as opções de escolas

Após determinar o que é essencial na escolha, inicie a pesquisa de todas as escolas que se enquadrem dentro dos fatores determinados. A primeira lista de opções de escola pode ficar longa, mas não se preocupe, conforme você analisar demais fatores, essa lista ficará automaticamente mais seletiva.

Seleção das opções

Pesquisa finalizada, é hora de “peneirar” as opções. Comece analisando os itens essenciais e os diferenciais que você determinou em primeiro momento. Além deles, informe-se sobre tudo que a escola oferece (como as oficinas, eventos e atividade extracurriculares), conheça o Projeto Político Pedagógico, pesquise as redes sociais do colégio e até mesmo recomendações de outros pais.

Quais outros critérios considerar ao escolher escola de ensino fundamental?

É importante salientar que, ao escolher a escola de ensino fundamental, os filhos não são mais crianças, embora continuem realizando atividades que envolvem brincadeiras. Portanto, considerar o que eles gostam de fazer no dia a dia fará toda diferença para uma boa escolha.

Agora, vamos a outros fatores importantes e que merecem sua atenção!

Recepção

Ao visitar a escola, preste atenção em como você e seus filhos são recebidos, como é a receptividade da equipe escolar,;

Comunicação

Comunicação é um fator primordial em qualquer área de nossa vida. Sabemos como é importante acompanhar as atividades e feitos diários dos filhos e, para isso, a comunicação entre pais e escola é fundamental. Ao analisar a instituição, informe-se sobre como é realizada essa troca de informações entre pais e escola, sobre as formas de contato, as reuniões escolares, encontros de pais e professores, ferramentas tecnológicas utilizadas para facilitar a comunicação e demais opções que julgar relevantes;

Equipe pedagógica

Tomar conhecimento da qualificação da equipe pedagógica também é essencial para fazer uma boa escolha. Informar-se sobre o suporte psicológico disponibilizado na escola, orientação pedagógica e até mesmo conhecer o corpo docente, que terá contato diário e direto com seus filhos;

Segurança

Normalmente, ao pensarmos em localização, logo nos remetemos à segurança. Observe também as medidas de segurança oferecidas pela escola: como acontece a entrada e a saída, como é a portaria e os funcionários que atuam nesse espaço. Conheça também o bairro onde fica, saiba se é um local tranquilo. Afinal, seus filhos passarão grande parte do tempo lá;

Materiais

Quais materiais a escola utiliza nas aulas? São de qualidade? É adequado ao nível de ensino? Se necessário, peça para dar uma olhada nos livros/apostilas ou faça uma pesquisa sobre o material a partir do nome da editora e autores;

Estrutura

Como comentamos anteriormente, ter um espaço em que a criança possa realizar atividades físicas é fundamental. Para isso, verifique se a escola possui quadras, pátio ou qualquer espaço voltado à realização de atividades fora da sala de aula;

Projeto Político Pedagógico

Através do PPP você pode ter o conhecimento das linhas pedagógicas e dos métodos de ensino-aprendizagem utilizados. Informe-se também sobre como a escola busca atingir sua missão na prática e seus os valores da instituição coincidem com seus valores familiares. Aproveite e conheça o PPP do Colégio Geração.

Nós sabemos como é importante essa decisão e por isso preparamos este post para ajudá-la(o). Tenha em mente que a escolha precisa ser tomada com calma, então não deixe para fazê-la muito próximo do início do ano letivo. Assim, você terá tempo para precaver-se de uma possível escolha equivocada. Para evitar que você se perca no meio do processo, faça um checklist e vá marcando por quais etapas já passou.

Após verificar todos os fatores sugeridos, agende uma visita com as opções que mais se adequam aos seus interesses. Assim, pode sanar as dúvidas que ainda restam, além de conhecer a escola onde seus filhos estudarão.

Agora que você já sabe quais detalhes prestar atenção ao escolher escola de ensino fundamental para seus filhos, conheça um pouco sobre o Colégio Geração.

Sobre o Colégio Geração

O Colégio Geração, desde sua criação em 1985, tem como objetivo preparar o estudante para o futuro, dando condições para que conquistem seus sonhos e projetos de vida. O Colégio, sediado em Floripa, visa ser referência pela qualidade em educação, título que vem conquistando nos últimos anos, dada à dedicação incontestável de todo o corpo docente da instituição.

Oferecemos uma estrutura confortável e de qualidade, com ambientes climatizados e equipados com recursos tecnológicos. Além de biblioteca informatizada e ambientes que estimulam o processo de ensino-aprendizagem.

Com um calendário de eventos rico e diversificado, o Colégio busca auxiliar os alunos no seu desenvolvimento integral, formando-os cidadãos competentes e habilidosos, tanto para o mercado de trabalho, quanto para a convivência social e solidária.

Agende uma visita, venha conhecer o Colégio Geração.

Aproveitamos a oportunidade para lhe convidar para uma visita online no Colégio Geração!

12 Brincadeiras de Infância

12 Brincadeiras de Infância – baixe nosso ebook

Há coisa melhor que aproveitar o final de semana com os filhos? Existe uma diversidade de brincadeiras que marcaram nossas infâncias e podem aproximar pais e filhos. Nesse sentido, preparamos um material para “refrescar” sua memória.

Brincar é uma atividade imprescindível para o desenvolvimento motor e a formação da criança. O tempo compartilhado com seu filho estabelece vínculos estáveis e duradouros.

Baixe nosso Ebook agora mesmo →

29/10/2019
Jade Zart