Meu filho não gosta de estudar. O que fazer?

É comum encontrarmos crianças e adolescentes que não se interessam muito pelos estudos. Vários pais, quando percebem esse comportamento, ficam preocupados e não sabem o que fazer ou até se há algo que possa mudar essa situação. Se o seu filho não gosta de estudar, a boa notícia é que você pode ajudá-lo!

A seguir, mostraremos algumas das causas pelas quais o seu filho não gosta de estudar e daremos dicas do que pode ser feito nessa situação. Dessa maneira, você será capaz de entender qual é o problema do seu filho e ajudá-lo a gostar de estudar. Confira!

O conhecimento é nossa arma mais poderosa

Fazer o seu filho estudar é importante para que ele passe no vestibular, ingresse em uma boa universidade, forme uma carreira promissora e garanta um futuro próspero. Entretanto, não é apenas por isso que você deve incentivar o seu filho a interessar-se pelos estudos.

O ato de estudar é uma atividade essencial para todas as pessoas. Afinal, é por meio desta tarefa que adquirimos conhecimento, nossa arma mais poderosa. Com conhecimento sobre história, matemática, natureza, entre outros, somos capazes de nos desenvolver intelectualmente e melhorarmos o mundo em que vivemos.

Além de aprimorar as capacidades intelectuais dos indivíduos, o ato de estudar ainda traz mais benefícios. Por exemplo, ele ajuda a aprimorar também o emocional de crianças e jovens que estão crescendo e vão tornar-se adultos futuramente. Então, diversas capacidades dos alunos são desenvolvidas no processo de aprendizagem do conhecimento.

Ensino Fundamental 2 - do 6º ao 9º ano

Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano

O Ensino Fundamental II marca uma nova e importante etapa na vida acadêmica dos alunos. As mudanças que ocorrem neste momento são evidenciadas pelos seguintes aspectos:

  • Aumento da demanda de estudo em casa;
  • Aumento das responsabilidades;
  • Necessidade de desenvolver mais autonomia;
  • Número maior de professores e conteúdos;
  • Transição da infância para a pré-adolescência.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 2 →

Causas pelas quais seu filho não gosta de estudar

Apesar de só trazer vantagens para nossas vidas, é comum que certos jovens não se interessem pelos estudos. Existe mais de um motivo pelo qual o seu filho pode não gostar de estudar, e vamos mostrar aqui as principais causas que levam isso a acontecer.

1. Baixa autoestima

Você se lembra de quando estava na escola? Havia algumas matérias pelas quais você tinha mais interesse e conseguia notas melhores, enquanto outras pareciam mais difíceis, mesmo que você mantivesse o foco nos estudos. O mesmo acontece com os seus filhos.

Pode ser que ele não tenha obtido um bom resultado, mesmo estudando com antecedência para a prova. Com isso, a insegurança é capaz de tomar conta dos pensamentos de alguns jovens e fazê-los perderem o interesse pelos estudos, pois acreditam que não conseguirão uma boa nota de jeito nenhum.

2. Falta de independência

Às vezes, os pais querem tanto ajudar um filho a se desenvolver e cumprir suas tarefas que acabam fazendo a maior parte no lugar da criança. Quando o assunto é estudo, isso é um problema, porque o jovem deve desenvolver a capacidade de estudar sozinho. Ele precisa conseguir se organizar e realizar suas tarefas, sem que haja ninguém por perto para mandá-lo fazer suas atividades.

Se você sempre o chama para começar a tarefa, por exemplo, ele entenderá que os estudos são feitos com sua presença e não vai querer estudar sozinho. Afinal, neste cenário, ele terá que se esforçar mais e conseguir encontrar os resultados sem a ajuda de outra pessoa.

3. Questões emocionais

Pode ser que o seu filho não esteja interessado nos estudos por um momento, ou seja, ele está triste por algo que aconteceu há pouco tempo, em casa ou na própria escola, e não consegue se concentrar na matéria.

Além da tristeza por um acontecimento específico, ele pode estar sofrendo bullying na escola ou tendo problemas com professores e amigos. Sendo assim, com certeza ele vai evitar lembrar-se do universo escolar e, portanto, não desejará estudar.

👉 Veja também: Como Desenvolver Inteligência Emocional nas Crianças?

4. Dificuldade de aprendizagem

Alguns jovens sentem mais dificuldade para aprender e reter informações do que outros. Isso pode acontecer porque a criança tem problemas para permanecer concentrada por muito tempo no mesmo tema, por exemplo, ou porque tem dificuldade para compreender a informação passada, entre outros.

Nesse caso, para descobrir qual é exatamente a dificuldade de aprendizagem que o seu filho possui, o recomendado é ir a um especialista que saiba como identificar a adversidade.

Conselhos para os pais cujos filhos não gostem de estudar

O ideal, como foi dito, é que a criança desenvolva o hábito de estudar sozinha. Entretanto, se o seu filho não gosta de estudar, você pode adotar algumas estratégias para que ele passe a ter interesse nessa atividade.

O primeiro passo para que você consiga ajudá-lo é conversar com ele e descobrir por que ele está evitando estudar. Nesse momento, escute o que seu filho tem a dizer, não julgue as razões dele e nem diga coisas que possam chateá-lo.

Em seguida, converse com ele sobre a importância de adquirir conhecimentos e estabeleça objetivos concretos com a criança. Por exemplo, combine horários fixos de segunda a sexta para revisar o conteúdo que foi dado naquele dia.

Essa ação é importante, pois cria o hábito do estudo em seu filho e ele ficará satisfeito ao conseguir realizar uma tarefa que tinha planejado. Contudo, tome cuidado para não criar objetivos inatingíveis ou que exigirão muito da criança, porque assim ela provavelmente vai apenas se frustrar mais com o ato de estudar.

Lembre-se de definir horários para atividades de lazer, porque o seu filho também precisa de descanso e diversão para obter bons resultados na escola. Se ele só estudar, vai ficar igualmente frustrado e ainda não conseguirá ter um alto rendimento, pois estará cansado.

No início, ajude-o a encontrar o seu estilo de aprendizagem. Faça testes com vários modelos e veja qual traz mais resultados positivos para ele. Não se esqueça de demonstrar que aprecia o esforço dele, pois essa é uma ótima motivação para fazer com que ele aprenda a gostar de estudar.

Por fim, quando criar uma rotina com o seu filho, estimule-o a fazer sozinho as tarefas para que ele conquiste independência e saiba lidar com a resolução de problemas. Com essas ações, você será capaz de incentivar o jovem a interessar-se pelos estudos. Sendo assim, ele vai desenvolver e fortalecer suas habilidades.

Se o seu filho não gosta de estudar, que tal colocar em prática essas estratégias e ajudá-lo a mudar essa situação? Assim, ele vai adquirir conhecimento e desenvolver plenamente suas capacidades!

Ensino Médio - do 1ª e 2ª séries

Ensino Médio – do 1ª e 2ª séries

No Ensino Médio os desafios são ainda maiores. As atividades desenvolvidas, assim como o material didático utilizado, estão voltados aos vestibulares, ENEM e outros concursos. O Ensino Médio do Colégio Geração garante aos alunos uma base sólida de aprendizagem, excelente estrutura de ensino-aprendizagem, oportunidades para testar e aprofundar seus conhecimentos e desenvolver a confiança necessária para ingressar no Terceirão.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Ensino Médio →

20/02/2020
Fernando Barcellos