Motivos para ler os livros do Vestibular

Sabemos que a preparação para os vestibulares é exaustiva. Há um grande volume de conteúdo para estudar, redação para treinar e ainda mais as obras literárias de leitura obrigatória. Parece muita coisa para pouco tempo, não é mesmo? Mas, apesar de realmente existir muito conteúdo a ser revisado, é importante que você não deixe de ler os livros do vestibular. Faça um bom planejamento para seus estudos que dará tudo certo, você pode dar conta SIM!

A leitura dos livros do Vestibular parece difícil pois alguns utilizam linguagem rebuscada, o que pode dificultar o entendimento. Mas é preciso lembrar que esse conteúdo também faz parte da prova e merece tanta atenção quanto às outras matérias a serem estudadas. Portanto, utilizar-se de resumos não é uma boa opção, caso você esteja realmente almejando aprovação.

A leitura integral dos livros, além de auxiliar na conquista de uma melhor pontuação no vestibular, lhe trará uma diversidade de benefícios, tais como:

Benefícios da Leitura

  • Aumento do vocabulário;
  • Auxilia na formação de opinião;
  • Desenvolve a concentração, atenção e raciocínio;
  • Estimula a criatividade;
  • Relaxa corpo e mente, auxiliando a ter sono de qualidade;
  • Reduz o estresse;
  • Melhora a memória.

Como você pode perceber, a leitura tem muito a acrescentar no seu processo de aprendizagem, mas caso ainda reste alguma dúvida entre a leitura dos livros do Vestibular ao invés de resumos, vamos apresentar alguns motivos para não cometer esse erro.

Índice de Aprovação na UFSC - 10 melhores colégios de Floripa

Índice de Aprovação na UFSC – 10 melhores colégios de Floripa

Gostaríamos de agradecer e parabenizar toda a equipe de professores, coordenadores, psicólogos, diretores e, acima de tudo, aos nossos alunos aprovados no Vestibular UFSC 2018, que não são poucos!!! A vida é uma troca de conhecimentos e vocês nos mostraram que são os melhores. Neste ano conquistamos juntos 2º Melhor índice de Aprovação no Vestibular UFSC 2018 dentre as Escolas Particulares de Florianópolis e, nesta conquista, somos todos merecedores.

Conheça os 10 colégios com melhor índice de Aprovação na UFSC →

Por que ler os livros do vestibular?

Devido ao volume de páginas e linguagem rebuscada de algumas obras que costumam ser cobradas nos vestibulares, é comum os estudantes optarem pela leitura dos resumos. Nessa opção, a história costuma ser escrita em linguagem de simples entendimento e mais curta, que são fortes atrativos aos olhos do estudante. Apesar disso, os vestibulandos acabam esquecendo que um resumo não supre as necessidades, por não conter todas informações relevantes, não passando o sentimento transmitido nas obras literárias. Procure substituir a leitura do resumo pela criação de um. A partir da leitura dos livros, vá criando seu próprio resumo, anotando tudo que acha relevante e tirando o melhor proveito da leitura para sua aprovação no vestibular.

Motivos para ler os livros do Vestibular

Optar pela leitura de resumos nem sempre é a melhor alternativa. Os resumos devem servir como um auxílio no momento da revisão e não um substituto das obras literárias. Veja alguns motivos que farão você optar pela leitura dos livros oficiais.

  • Conhecer os mínimos detalhes das obras, que não será possível através de resumos;
  • Acompanhar a construção dos personagens, sua personalidade, forma de falar e detalhes pessoais. As características de cada um costumam ser transmitidas superficialmente nos resumos. Logo, informações importantes poderão passar despercebidas;
  • Identificar o tipo de linguagem utilizada na obra literária. A linguagem é extremamente importante, ela passa informações temporais e dá sentido à história. Por meio dela, você entenderá o contexto da obra;
  • Conhecer a estrutura textual. Parece bobagem, mas é comum os vestibulares cobrarem questões relacionadas aos parágrafos, pontuação e até mesmo sobre o narrador.

Os motivos supracitados são mais que suficientes para impedir que você caia no erro de escolher o caminho mais curto e prejudicial ao seu desempenho nos vestibulares. A linguagem das obras literárias do vestibular costuma ser diferente, fora de nossa zona de conforto, mas não leve isso para o lado negativo. Uma linguagem textual incomum será de bom proveito para redações futuras, ampliando seu vocabulário e capacidade de escrita. Não se frustre com as palavras desconhecidas, é totalmente normal ter dificuldade na compreensão quando se trata de uma linguagem mais rebuscada.

Temos consciência da quantidade de conteúdo a ser estudado nos vestibulares, são diversas disciplinas e algumas obras literárias. Para dar conta de tudo, o estudante precisa ter foco, dedicação e planejamento para conseguir conciliar os estudos e demais atividade diárias. Para auxiliá-lo nesse objetivo, vamos apresentar algumas dicas para tornar a leitura dos livros do vestibular uma experiência positiva.

Dicas para ler os livros do vestibular

  • Defina o tempo diário que você poderá dedicar-se a leitura. Não se preocupe se o tempo for curto, 30 minutos já são suficientes. O importante é você conseguir fazer a leitura diariamente;
  • Estabeleça o horário que você irá realizar a leitura e torne isso parte de sua rotina. Procure ler sempre no mesmo horário, assim, a chance de você ter disciplina será maior;
  • Determine a ordem de leitura das obras. Leia a sinopse do livro, procure saber do que se trata, se a história combina com seu gosto de leitura e até mesmo o tamanho do livro. Analise e leia na ordem que mais lhe agrada;
  • Escolha um lugar silencioso e confortável, que tenha poucas distrações;
  • Faça resumos. Com tantas obras para ler, é normal acabar confundindo informações. No decorrer da leitura, vá anotando tudo o que for relevante, como as características dos personagens, tempo verbal, estrutura textual, época na qual a história se passa. São muitas informações, viu? Então não hesite em fazer anotações sobre cada obra;
  • Assista às adaptações, seja em filme ou teatro. Muitas escolas e cursos preparatórios costumam criar peças de teatro com a história de cada obra. Essa é uma boa forma de conectar, entender e memorizar a história;
  • Leia com calma! Você já definiu o cronograma de estudos e leitura, então não se apresse, fique tranquilo e leia sem desespero. Caso contrário, você perderá o foco e correrá o risco de não terminar as leituras.

Os livros do vestibular não são um bicho de sete cabeças, não fique com receio de ler. Por mais dificuldade que você sinta com a leitura dos livros, não se prenda a isso. Eles farão você aprender, ajudando-o a alcançar o objetivo de entrar na tão almejada universidade. Mantenha seu objetivo em mente e você o alcançará!

Lembre-se: “A semeadura é livre; a colheita, obrigatória”

Confira os livros do vestibular UFSC e UDESC

→ UFSC

  • Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada – Carolina Maria de Jesus
  • Capitães de Areia – Jorge Amado
  • Melhores Contos (seleção Eduardo Portela) – Lygia Fagundes Telles
  • Melhores Poemas (seleção Francisco de Assis Barbosa) – Manuel Bandeira
  • Valsa nº 6 – Nelson Rodrigues
  • Nós – Salim Miguel

→ UDESC

Terceirão focado no ENEM e Vestibulares

Terceirão – foco no ENEM e Vestibulares

O Terceirão é último ano do Ensino Médio. Momento esperado com muita expectativa pelos alunos e por seus familiares. Representa o fechamento do Ensino Básico e a possibilidade de ingresso no espaço universitário e no mundo do trabalho. No Terceirão é realizada uma revisão dos conteúdos aprendidos na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, acrescida dos conteúdos da 3ª série. É uma preparação intensiva para os vestibulares, ENEM e outros concursos públicos.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Terceirão →

02/05/2018
Jade Zart