O que é e como participar do Prouni?

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos – PROUNI – foi criado em 2004 pelo Governo Federal e tem o intuito de auxiliar na inclusão social das pessoas de baixa renda que tenham estudado o Ensino Médio em escola pública ou particular (somente na condição de bolsa integral). Esse ato é realizado com a concessão de bolsas de estudos de 50% e de 100% em instituições de ensino particulares em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Quem pode participar?

Para participar do Prouni, é necessário comprovação de baixa renda e estudo em escola pública. É considerado baixa renda valores equivalentes à renda familiar bruta per capita de um salário mínimo e meio. Aqueles que comprovarem renda máxima de até três salários mínimos, têm direito à bolsa parcial de 50%.

Além da renda, é indispensável a realização do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM do ano anterior em que está concorrendo à bolsa. Nele, é imprescindível que o estudante deva obter a média mínima de 450 pontos e não zerar na redação. Pessoas portadoras de deficiência também têm direito às bolsas. Professores da rede pública de ensino, desde que sejam integrantes de quadro de pessoal permanente da instituição, também estão livres para participar.

Quando ocorre o Prouni?

As inscrições ocorrem duas vezes ao ano, normalmente no mês de fevereiro, início do primeiro semestre, e em junho, início do segundo semestre. O processo é online e gratuito e, de acordo com o site do Prouni, o cronograma é organizado da seguinte forma:

  • Período de inscrições;
  • Resultado da 1º chamada;
  • Comprovação de informações da 1º chamada;
  • Resultado da 2º chamada;
  • Comprovação de informações da 2º chamada;
  • Prazo para participar da lista de espera;
  • Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação.

Como faço minha inscrição?

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site do Prouni. Ao fazer o login com os dados do ENEM, o cadastro será iniciado. O estudante irá preencher formulários com dados pessoais, sobre o grupo familiar e sobre o curso no qual deseja concorrer a vaga.

O mesmo poderá escolher duas opções de cursos, em ordem de prioridade. Caso seja necessário, os dados informados poderão ser alterados enquanto as inscrições estiverem aberta.

As vagas podem ser pesquisadas a partir do nome da instituição desejada, pelo município ou curso. Após indicar uma das opções, o sistema apresentará as vagas disponíveis de acordo com a disponibilidade e perfil socioeconômico do estudante.

Além dessas informações, é apresentado também o grau, turno, valor da mensalidade e quantidade de vagas para cotas, ampla concorrência e adicional. Alguns cursos possuem requisitos específicos para a matrícula, então procure checar as informações com atenção antes de finalizar a inscrição.

Para concorrer às vagas remanescentes é necessário que o candidato tenha prestado o ENEM de 2010 a 2016. Desta forma, o estudante estará credenciado para realizar sua inscrição. As inscrições para vagas remanescentes acontecem duas vezes ao ano, sempre no fim de cada semestre.

OBS: Para manter o benefício da bolsa, o estudante deverá ser aprovado em no mínimo 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.

Documentos Necessário para a Inscrição do Prouni

  • Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovantes de rendimentos (contracheque);
  • Histórico escolar ( caso tenha sido bolsista em instituição particular, será necessário incluir uma declaração da escola atestando que estudou na condição de bolsista).

Critérios para Desempate

Em caso de empate, serão adotados os critérios:

    I – maior nota na prova de Redação; II – maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; III – maior nota na prova de Matemática e Suas Tecnologias; IV – maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; V – maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Terceirão focado no ENEM e Vestibulares

Terceirão – foco no ENEM e Vestibulares

O Terceirão é último ano do Ensino Médio. Momento esperado com muita expectativa pelos alunos e por seus familiares. Representa o fechamento do Ensino Básico e a possibilidade de ingresso no espaço universitário e no mundo do trabalho. No Terceirão é realizada uma revisão dos conteúdos aprendidos na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, acrescida dos conteúdos da 3ª série. É uma preparação intensiva para os vestibulares, ENEM e outros concursos públicos.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Terceirão →

Qual a diferença entre o Prouni e o Sisu?

O Prouni busca oferecer bolsas de estudo em instituições privadas de educação, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, oferecendo bolsa integral ou parcial de acordo com a nota que o candidato tirou no ENEM. Já o Sisu, é um sistema informatizado no qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas disponíveis e utilizam exclusivamente a nota do ENEM para a seleção dos candidatos.

Os dois são maneiras de dar a oportunidade para entrar no nível superior de educação. Os estudantes podem participar dos dois sem problemas, porém, caso seja selecionado nas duas opções deverá escolher uma delas.

Informações sobre o Prouni

  • O estudante que recebeu bolsa parcial e não puder pagar a outra metade, poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies para financiar o valor;
  • Caso não seja chamado em nenhuma das duas chamadas, o estudante pode manifestar interesse em participar da lista de espera;
  • O aluno pré-selecionado só receberá bolsa do Prouni se fechar o número mínimo de alunos por turma;
  • Só pode participar do Prouni aqueles que não possuem diploma em curso de Ensino Superior;
  • O Prouni também oferece sistema de cotas para negros, pardos e indígenas;
  • Além de bolsas para educação presencial, é oferecido para cursos EAD;
  • O aluno com bolsa integral poderá também utilizar a Bolsa Permanência a qual auxiliará a custear despesas.
Índice de Aprovação na UFSC - 10 melhores colégios de Floripa

Índice de Aprovação na UFSC – 10 melhores colégios de Floripa

Gostaríamos de agradecer e parabenizar toda a equipe de professores, coordenadores, psicólogos, diretores e, acima de tudo, aos nossos alunos aprovados no Vestibular UFSC 2018, que não são poucos!!! A vida é uma troca de conhecimentos e vocês nos mostraram que são os melhores. Neste ano conquistamos juntos 2º Melhor índice de Aprovação no Vestibular UFSC 2018 dentre as Escolas Particulares de Florianópolis e, nesta conquista, somos todos merecedores.

Conheça os 10 colégios com melhor índice de Aprovação na UFSC →

23/01/2018
Jade Zart