Uso excessivo das redes sociais e seus reflexos

Com o avanço tecnológico, torna-se cada vez mais comum ver crianças e adolescentes fazendo o uso excessivo das redes sociais, entretidos por horas com seus dispositivos eletrônicos. Tablets e smartphones fazem parte da rotina de muitas crianças e, por isso, deve ser tema de reflexão entre os pais.

É sabido que os recursos tecnológicos são grandes aliados no entretenimento de nossos filhos, principalmente em momentos de ociosidade, como durante o trajeto para o colégio, filas de espera e contraturno escolar. Nesses momentos, os eletrônicos são amplamente utilizados por nossos filhos.

Apesar disso, há tanta informação nas redes sociais que, muitas vezes, esses momentos de ociosidade já não são mais suficientes para consumir tantos conteúdos. Mas você já parou para questionar se está correto nossos filhos ficarem tanto tempo conectados nas redes sociais?

Perder a noção do tempo e deixar tarefas de lado é algo comum quando se está imerso no mundo digital. Além disso, muitas vezes os jovens acabam passando mais tempo em seus refúgios virtuais que na vida real. Imagine nossos filhos nessa posição, não parece saudável, não é mesmo? Será que o uso excessivo das redes sociais pode trazer problemas no futuro?

O uso excessivo das Redes Sociais

As novas gerações estão cada vez mais conectadas. O uso de dispositivos eletrônicos, ou da própria internet de forma geral, não traz problemas, mas há um limite que deve ser respeitado. Quando os jovens estão conectados, costumam perder a noção de tempo e deixam de realizar importantes tarefas, fazendo com que suas vidas passem de forma diferente da qual gostariam.

O uso excessivo das Redes Sociais torna-se muito negativo quando os jovens passam a comparar suas vidas com as alheias, fazendo com que vivam uma vida baseada na perfeição transmitida por outros usuários. O hábito de comparar-se torna-se negativo ao longo do tempo, além de não ser saudável para a mente adolescente.

Pode-se também analisar esse tema por uma ótica diferente. Comparar-se com outras pessoas presentes nas Redes Sociais pode trazer algo positivo, caso as comparações forem feitas para gerar crescimento e desenvolvimento pessoal. Esse crescimento vai depender da determinação do jovem. É importante ponderar o que se vê, nem tudo deve ser levado como verdade absoluta, principalmente no mundo online.

Os reflexos da utilização das redes sociais tendem a ser ainda mais intensos no universo adolescente. Se nós adultos já podemos ser influenciados, imagina a cabeça de um jovem, que ainda está em desenvolvimento e amadurecimento. É essencial que os pais, além de prestar muita atenção na movimentação dos filhos em suas redes sociais, estipulem regras e limites para o uso delas.

Há alguns sinais que servem como alerta, sinalizando o uso excessivo das redes sociais. Confira alguns desses alertas a seguir!

Sinais de alerta do uso excessivo das redes sociais

→ Falta de controle do consumo da internet;

→ Necessidade de estar sempre conectado;

→ Uso das redes sociais como escape para problemas do dia a dia;

→ Uso das redes sociais como forma de melhorar o humor;

→ Sentimento de irritação quando fica sem checar as atualizações ou quando usa por pouco tempo;

→ Falta de interesse pelas amizades do “mundo real”;

→ Sentimento de apatia ou tristeza (depressão);

→ Transtorno de ansiedade;

→ Falta de concentração.

Como você pode perceber, os sinais de que há algo errado são muitos. O uso excessivo das redes sociais influencia diretamente a forma como nos vemos e levamos nossas vidas. Isso pode resultar nos sinais citados acima.

Cientistas afirmam que o uso excessivo de redes sociais resultam, na maioria das vezes, em isolamento social do adolescente. Quanto mais redes o jovem estiver conectado, maior o distanciamento das pessoas. Afinal, quanto mais tempo no mundo online, menos na vida real.

Além disso, há um alerta, feito também por especialistas, em relação à luz emitida por celulares e tablets, que atrapalham o sono, algo essencial para o desenvolvimento dos jovens.

Confira nosso post sobre a importância do sono para o aprendizado!

É essencial prestar atenção diariamente no comportamento de nossos filhos. Por meio desse monitoramento, conseguimos perceber se algo está fora do normal, podendo buscar ajuda especializada, como o acompanhamento psicológico. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar seus filhos a evitarem o uso excessivo das redes sociais.

Como Evitar o uso excessivo das redes sociais?

Temos a consciência de que é difícil tentar limitar algumas ações de nossos filhos, principalmente na adolescência, período no qual suas personalidades começam a desenvolver e aflorar, deixando-os mais teimosos e até mesmo desobedientes. Mas lembre-se: essa é uma fase e logo deve passar!

Sabemos que a tecnologia é uma ótima aliada no processo de aprendizagem, então que tal usar os dispositivos para essa finalidade, mesmo que nas horas vagas? Isso pode ser feito ao incentivar seu filho na realização de algumas atividades positivas. Confira:

→ Aprender novo idioma – Estudar outra língua traz benefícios positivos para o desenvolvimento cognitivo, criatividade e até mesmo para nossa concentração. Que tal sugerir a troca da rede social nas horas vagas, por algum App de idiomas, por exemplo?

Já falamos sobre a importância de aprender um novo idioma. Você pode conferir aqui!

→ Ler – em meio a tantas opções de livros, com certeza haverá algum no qual seu filho irá identificar-se, despertando assim a vontade de ler. A leitura é uma excelente forma excelente de expandir conhecimentos e relaxar ao mesmo tempo. Você já tentou indicar a leitura de um livro digital para seus filhos? No formato digital, é possível carregar boas leituras para praticamente qualquer lugar.

Além dos meios digitais, há várias possibilidades de fazer com que nossos filhos ocupem seu tempo livre com algo produtivo e saudável. Confira:

→ A prática de esportes – sabemos que nem todas as crianças gostam de esportes por razões diversas. Mas, assim como livros, sempre haverá algum esporte no qual o adolescente irá gostar. Uma forma de incentivar a prática de esportes é participando das atividades. Brincadeira de pais e filhos juntos são sempre bem-vindas;

Veja algumas dicas que preparamos para você a fim de lhe auxiliar no processo de incentivar seus filhos a prática de esportes!

→ Aprender um novo instrumento musical – aprender a tocar instrumentos musicais trazem muitos benefícios aos adolescentes. É um ótimo aliado no melhor funcionamento da mente, melhora a coordenação motora, desperta a criatividade e por aí vai.

Como você pode perceber, há várias formas de tentar reduzir o tempo de vida que seus filhos gastam nas redes sociais. O uso excessivo dessas plataformas, se não for controlado, pode tornar-se um vício nada saudável, independente da idade. É preciso muita atenção e paciência para lidar essa geração conectada de hoje.

Nos acompanhe no Facebook!

13/03/2019
Jade Zart