Orientação Profissional: uma grande aliada em suas escolhas

Escolher o que fazer para o resto da vida é uma tarefa complicada para a grande maioria dos jovens. A pouca idade é um enorme dificultador, já que sem a devida experiência, não se conhece as profissões e suas respectivas atribuições. Em meio a tantas opções, fazer uma escolha torna-se uma tortura diante das próprias dúvidas e pressão familiar. Nesse caso, a orientação profissional é uma boa indicação. São muitas dúvidas e inseguranças, e hoje iremos dar algumas dicas para que você possa ajudar seu filho(a) nesta importante decisão.

De início, é bom esclarecer que o tempo passa para todo mundo e é super normal para o jovem sentir-se perdido em relação a decisões importantes como esta. Afinal, esta escolha irá influenciar muito no seu futuro profissional. É preciso ter em mente que nós somos seres humanos e aprendemos com nossos erros e acertos. Em nossas vidas haverá muitos acertos e equívocos, isso é fato. Não cobre tanto seu filho(a) por ainda não ter se decidido.

Cada um de nós tem sua forma de pensar, sua personalidade, opiniões, gostos, ninguém é igual. Não devemos menosprezar os interesses de nossos filhos. Pode ser banal para quem está olhando de fora, mas são as pequenas coisas que nos tornam especiais. Se o seu filho sonha ou sente prazer pintando um quadro, por que jogar para escanteio algo que pode tornar sua vida mais feliz? Não descarte os sonhos deles!

São anos em salas de aula estudando e preparando-se para o futuro profissional. O final do Terceirão vai chegando e a ansiedade toma conta, então nos questionamos “Qual profissão meu filho quer exercer?”. Parece uma pergunta tão simples, mas ela tem um grande poder sobre nós. Em momentos como este, a orientação profissional pode ser um caminho a se tomar.

Como saber se determinada profissão combina com seu filho?

Deveria ser uma pergunta tão simples, pois quem conhece nossos filhos melhor que nós mesmos, não? Mas não é bem assim. Essa não é uma pergunta tão fácil quanto saber o que gosta de comer, que tipo de filme ou livro prefere…

Para ajudar a conhecer melhor as preferências de seu filho(a), aqui vão algumas dicas:

  • Peça para seu filho fazer uma lista com as coisas de que ele gosta de fazer. Seja ler, desenhar, jogar bola, correr. Seus hobbies podem tornar-se uma profissão no futuro;
  • O que seu filho imagina fazer no futuro? Há alguma profissão que ele goste de se imaginar exercendo? Se houver mais de uma, faça uma lista com os prós e contras de cada uma e ajude-o a escolher as melhores dando sua visão de quem ele é e o que parece se encaixar melhor em sua personalidade;
  • Da mesma forma que deve fazer com profissões de que gosta, faça com as que ele não curta muito. Descartar as possibilidades pode ser mais fácil em alguns casos;
  • Faça outra lista com o que ele sabe fazer bem, suas habilidades e predileções e até mesmo o que costumava fazê-lo destacar-se na escola;
  • Peça para listar seus pontos positivos e negativos, afinal, eles influenciarão muito em determinadas funções;
  • Estimule a participação de seu filho(a) em testes vocacionais! Eles podem dar uma luz e até mesmo sugerir profissões que vão ao encontro dos seus interesses.

Esses são atos que você pode realizar a fim de facilitar a decisão dele. Mesmo colocando em prática as dicas acima, é de grande ajuda procurar uma orientação profissional. Pessoas com mais experiência, com uma visão mais ampla, poderão auxiliar melhor seu filho nesta importante decisão.

“Para um adolescente, definir o futuro não é somente definir o que fazer, mas, fundamentalmente, definir quem ser e, ao mesmo tempo, definir quem não ser.” Rodolfo Bohoslavsky (1977, p. 53; 2003, p. 28)

Influência dos pais na decisão

Os pais possuem papel fundamental na educação dos filhos, inclusive na decisão sobre seu futuro profissional. Apesar disso, em alguns momentos há um exagero nessa relação, fazendo com que pais acabem interferindo demasiadamente numa escolha que não deveria ser deles. Esta interferência pode ser muito prejudicial ao jovem, sob risco de gerar acomodação e grande frustração profissional.

É muito comum encontrarmos pais tentando influenciar a decisão de seus filhos por profissões que ocasionalmente possibilitem melhores condições financeiras ou até que convirjam com os negócios da família. Mesmo com a melhor das intenções, isso é algo que deve ser evitado, dado que a decisão sobre o futuro profissional tem muito mais relação às predileções pessoais do que qualquer outro fator.

Além disso, a influência dos pais pode confundir os jovens, que acabam passando para eles a responsabilidade em relação ao seu futuro profissional, quando na verdade deveriam estar aprendendo a fazer suas próprias escolhas. Sabe-se que quando os filhos são protagonistas das suas histórias, a tendência é que valorizem muito mais as suas conquistas, fazendo com que a probabilidade de sucesso aumente. Entretanto, ao embarcar numa decisão tomada pelos pais, as chances de fracasso são muito maiores.

Como a Orientação Profissional pode ajudar meu filho?

A orientação profissional serve para auxiliar os jovens na escolha de sua profissão, levando em consideração seus gostos e habilidades; sanando quaisquer dúvidas relação às profissões.

A orientação profissional é realizada por etapas e pode ser trabalhada em conjunto com orientação vocacional. A orientação vocacional busca o mapeamento de perfil para autoconhecimento e determina as áreas de interesse do jovem. Nela podem ser utilizados testes de personalidade, questionários, jogos e até pesquisas de campo.

Quando achar necessário o uso de orientações, incentive seu filho a fazer. Com o final do Ensino Médio é comum o estudante sentir medo do futuro, acalme-o e não deixe que isso atrapalhe este momento tão importante. É relevante que ele tenha um conhecimento amplo das profissões e principalmente, conheça a si mesmo. As orientações estão aí para ajudá-lo a superar esta etapa.

O Colégio Geração e a Orientação Profissional

A escola tem papel significativo na orientação profissional de seus alunos. Nela, deve-se estimular a busca por informações e a reflexão sobre a vida profissional. Desta forma, o Colégio Geração oferece a Orientação Profissional por meio da Psicologia Escolar para alunos do Ensino Médio, com especial atenção no Terceirão, quando é chegada a hora desta importante escolha. Nossa Orientação Profissional conta com os seguintes projetos:

  • Mostra de Profissões: momento destinado à palestra com diversos profissionais de diferentes áreas de atuação;
  • Grupos de Orientação Profissional: orientação dos alunos sobre os cursos universitários, por meio de vivências e diálogos, além de tratar-se de outras possibilidades profissionais e mercado de trabalho;
  • Visita às Universidades: visitas às principais universidades locais, com o acompanhamento da psicóloga;
  • Miniempresa (Junior Achievement): Através da parceria entre voluntários e escolas, a “Junior Achievement” aplica em sala de aula programas de educação econômico-prática, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens.

Todo esse processo de Orientação Profissional tem apresentado excelentes resultados. Com alunos mais decididos sobre seu futuro profissional, a motivação aos estudos tende a aumentar, motivo pelo qual o Colégio Geração ocupa posição de destaque nos Vestibulares, como a importante marca de 2º melhor índice de aprovação no Vestibular UFSC 2018, dentre as escolas particulares de Florianópolis.

Outro motivo de grande orgulho de todo corpo docente e diretivo do colégio, é a posição de destaque que nossos ex-alunos ocupam no mercado de trabalho, sinal de que Ensino de Qualidade faz sim MUITA diferença. Confira alguns depoimentos de nossos ex-alunos e veja como a qualidade na educação pode trazer resultados fantásticos.

“Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários.” C.S Lewis
Índice de Aprovação na UFSC - 10 melhores colégios de Floripa

Índice de Aprovação na UFSC – 10 melhores colégios de Floripa

Gostaríamos de agradecer e parabenizar toda a equipe de professores, coordenadores, psicólogos, diretores e, acima de tudo, aos nossos alunos aprovados no Vestibular UFSC 2018, que não são poucos!!! A vida é uma troca de conhecimentos e vocês nos mostraram que são os melhores. Neste ano conquistamos juntos 2º Melhor índice de Aprovação no Vestibular UFSC 2018 dentre as Escolas Particulares de Florianópolis e, nesta conquista, somos todos merecedores.

Conheça os 10 colégios com melhor índice de Aprovação na UFSC →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

14/03/2018
Jade Zart