Sisu, uma Segunda Chance para Ingresso no Ensino Superior

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma online, gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC), onde diversas instituições de educação superior oferecem vagas para quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As vagas ofertadas são apenas para a modalidade presencial, cursos a distância não fazem parte do processo. As inscrições são feitas através do site do Sisu e ocorrem duas vezes ao ano, em janeiro e junho, não possuindo custo algum para o participante. Qualquer um pode participar, desde que tenha realizado o Enem e não tenha tirado zero em Redação.

Inscrição

Para a inscrição, é necessário que o participante tenha o número de inscrição e senha que foi gerado na realização da última edição do Enem. Com sua inscrição ao Sisu, você utiliza a nota que tirou no Enem para concorrer às vagas disponíveis. Se você irá realizar o Enem de 2018, você utilizará os dados da edição anterior, Enem 2017. O sistema não aceitará os dados gerados em edições anteriores.

Caso você não lembre seus dados de login, a senha você pode recuperar por aqui e o número de inscrição por aqui. Assim que informar esses dados, o site do Sisu irá recuperar automaticamente sua nota e concorrerá às vagas disponíveis.

Ao realizar a inscrição, o participante tem direito de escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência, dentre as opções disponibilizadas pelas universidades. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, sendo válida somente a última alteração, portanto, certifique-se de que fez as escolhas corretas.

Caso você já tenha ingressado em uma instituição de ensino superior, ainda assim pode participar do Sisu, mas saiba que não pode ocupar duas inscrições em universidade pública simultaneamente.

Cotas

Há instituições participantes que oferecem parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias, mas nem todos os cursos fazem parte. Essas vagas se categorizam em:

  • Vagas de ampla concorrência (são vagas destinadas a qualquer pessoa que tenha feito o Enem, sem nenhum outro requisito)
  • Vagas reservadas pela Lei das cotas (afrodescendente, indígenas e inscritos que concluíram o ensino médio em escola pública)
  • Vagas às demais ações afirmativas da instituição (dependerá da instituição a disponibilização delas)

Das vagas destinadas a concluintes do ensino médio em escola pública, metade ainda se destina a candidatos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. Vale lembrar que algumas instituições também oferecem vagas para deficientes.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher a categoria que mais encaixa em seu perfil. Sendo assim, durante a chamada do Sisu, o inscrito irá concorrer apenas com quem escolheu a mesma categoria, dentre eles, será selecionado os que tiraram as melhores notas no Enem. Segundo o site do Sisu, é de exclusiva responsabilidade do candidato certificar-se de que atende as características da opção escolhida.

Documentos necessário para comprovação

  • Raça ou cor: uma autodeclaração é suficiente;
  • Comprovação de renda: apresentar a folha resumo do Cadastro Único;
  • Ensino em escola pública: apresentar o histórico escolar ou uma declaração de conclusão de ensino médio em escola pública (emitido pela própria instituição).

Atenção:

A documentação pode variar de acordo com a necessidade das instituições participantes do Sisu.

Como calcular a renda mensal bruta de acordo com o Sisu

  • calcula-se a soma dos rendimentos brutos recebidos por todas as pessoas da família a que pertence o estudante, levando-se em conta, no mínimo, os três meses anteriores à data de inscrição do estudante no processo seletivo;
  • calcula-se a média mensal dos rendimentos brutos recebidos; e
  • divide-se a média mensal dos rendimentos brutos recebidos pelo número de pessoas da família do estudante.

Notas e pesos

As instituições participantes têm autonomia para decidir a nota mínima para cada curso oferecido. O peso também influencia na nota, pois algumas das instituições adotam pesos diferentes para cada área. Por exemplo, se você escolheu algum curso da área tecnológica, a matemática terá uma influência maior que a área de línguas no resultado. Sendo assim, sua nota pode variar de acordo com o curso escolhido.

Resultado e matrícula

Para o resultado, o Sisu escolhe os melhores classificados de cada curso dentro das vagas disponibilizadas. O lado positivo é que o candidato estará concorrendo a duas opções de cursos, então a chance é maior. Em caso de empate, os critérios para desempate são os seguintes:

  • Melhor nota na redação
  • Melhor nota em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Melhor nota em Matemática e suas Tecnologias
  • Melhor nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Melhor nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias

Alguns dias após a finalização das inscrições, o Sisu fará somente uma chamada regular do processo seletivo. Depois disso, os que não forem chamados podem escolher se querem ou não participar da lista de espera, mas para isso, precisam acessar seu boletim e manifestar interesse. A lista valerá somente para a primeira opção do inscrito, podendo participar dela os candidatos que não forem chamados em nenhuma das opções escolhidas e os candidatos que foram chamados para sua segunda opção, independentemente de terem realizado a matrícula ou não. Abrindo vaga, ficará por conta da instituição realizar a chamada.

O resultado estará disponível no próprio site do Sisu no boletim do candidato, nas instituições participantes e pelo portal do MEC, via telefone 0800-616161. Já as matrículas, devem ser feitas presencialmente na instituição de ensino, então procure informar-se sobre o dia, hora, local e documentação necessária para a realização da matrícula.

Dados do Sisu na Atualidade

Por alguns anos consecutivos, segundo o Ministério da Educação, as instituições de ensino das regiões Nordeste e Sudeste, respectivamente, lideram no ranking de procura pelo Sisu. Nordeste vem com aproximadamente 1,9 milhão de inscritos, enquanto Sudeste com 1,42 milhão de candidatos. Seguindo, o Sul com 573,1 mil inscritos, Norte com 508,6 e por fim, o Centro-Oeste com 480,2 mil.

Este ano Santa Catarina ofereceu 5.286 vagas em universidades públicas. A UFSC, instituição mais disputada do estado, saiu em primeiro, oferecendo no total de 1.948 vagas em 100 cursos, enquanto a UDESC disponibilizou 394 vagas em 43 cursos.

Ensino Médio - do 1ª e 2ª séries

Ensino Médio – do 1ª e 2ª séries

No Ensino Médio os desafios são ainda maiores. As atividades desenvolvidas, assim como o material didático utilizado, estão voltados aos vestibulares, ENEM e outros concursos. O Ensino Médio do Colégio Geração garante aos alunos uma base sólida de aprendizagem, excelente estrutura de ensino-aprendizagem, oportunidades para testar e aprofundar seus conhecimentos e desenvolver a confiança necessária para ingressar no Terceirão.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Ensino Médio →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

25/08/2017
Jade Zart