A entrada no 1º ano do ensino fundamental chegou. E agora?

A educação infantil é de fundamental importância para o desenvolvimento de cada criança. Esta etapa constitui a base e o alicerce da infância e de seus estágios. Nesta fase, a família está sempre muito próxima do ambiente escolar, costuma dividir com a escola cada conquista e cada desafio, e é por isso que quando a criança passa para o ensino fundamental, escolher um novo espaço educacional costuma ser um processo difícil para a maioria das famílias. No entanto, alguns pontos devem ser observados com muita atenção.

É importante que a escola escolhida permita a proximidade entre família e educadores. Que tenha em seu planejamento, espaço para falar de cada criança e de suas peculiaridades.

Que ofereça um espaço físico onde a criança seja acolhida em sua infância, onde tenha em sua rotina brinquedos, histórias, brincadeiras e aprendizagens. Pois desta forma a ruptura com a educação infantil é amenizada, e a criança ficará mais tranquila e  familiarizada com a rotina apresentada no novo espaço.

Parque Colégio Geração

Que o corpo seja olhado com muita importância. Que o movimento tenha lugar garantido neste espaço de aprender. É fundamental o planejamento do desenvolvimento motor para o estímulo da aprendizagem nas diversas áreas cerebrais. Que a Ciência seja trabalhada com a importância que tem, e iniciada com materiais que sejam lúdicos e estruturados para a criança e seu desenvolvimento.

Que ela aprenda a prestar atenção aos detalhes, seguir os passos para um resultado final previamente planejado, trabalhar em equipe respeitando as diferentes funções e assim ter a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o aprender.

Que o pensar além do que está exposto… a criticidade e a reflexão possam ser contemplados neste processo de desenvolvimento. Que a criança possa aprender sobre as suas emoções. Que possa nomeá-las, percebê-las e que saiba identificá-las em seu próprio corpo. Que tenha momentos com uma tecnologia pensada e projetada para a infância. Que se desafie a superar obstáculos de forma prazerosa e divertida.

Mesa Interativa Colégio Geração

Que a escola escolhida tenha a experiência e a segurança que uma educação séria precisa ter. Que o material didático proposto permita o criar do professor em cada novo conteúdo.

Biblioteca Colégio Geração

Que o processo de alfabetização seja trabalhado partindo de cada estágio onde as especificidades da escrita sejam reconhecidas, exploradas e respeitadas. Que os momentos de letramento ampliem o olhar de mundo de cada criança. Que o aprender possa ser vivenciado, que a escola tenha portões abertos para visitar e aprender em saídas de campo. Que estas visitas possam ter ligações com o conteúdo teórico de tal forma que as crianças aprendam por todas as vias sensoriais.

Que o espaço físico ofereça a segurança tão importante na sociedade atual. E ainda tenha veículos de comunicação claros e eficazes para uma rotina mais dinâmica. Que a interação entre as crianças e suas famílias faça parte do planejamento.

Que finalmente a família possa perceber neste espaço educacional afinidades com valores da instituição familiar, pois a relação de confiança é fundamental para o sucesso da aprendizagem. É preciso lembrar que a infância é uma etapa distinta e única, precisando ser pensada e planejada com experiência, responsabilidade e inovações. 

É preciso  ter clareza que o primeiro ano no ensino fundamental é um marco para a nova etapa escolar que está sendo iniciada na vida da criança. 

Cristiani Inácio Nery
Pedagoga – Psicopedagoga – Neuropsicopedagoga
Especialista em Educação Infantil – Alfabetização e Letramento
Linguagem e Educação à Distância
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Geração

Cristiani Inácio Nery
Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

04/11/2020
Cristiani Inácio Nery