Conheça a Proposta Pedagógica Colégio Geração

O Colégio Geração surgiu em 1985, com a iniciativa de 18 professores e o desejo em comum de ter um Curso Pré-Vestibular próprio. A partir desta etapa, o Centro Educacional Geração, como era chamado, buscou ampliar e aprimorar seus conhecimentos, conquistando aos poucos a posição que encontra-se hoje. Em 1986 conseguiu, por meio de um convênio, ampliar sua atuação ao 3º ano do ensino médio (Terceirão). Em 1988 é aprovada a oferta do Ensino Médio e logo em seguida, no ano de 1990, consegue a aprovação para oferecer o Ensino Fundamental no Bairro Agronômica.

Em 1995 o CEG adquiriu um terreno onde pode construir as instalações na qual seria destinada para o funcionamento do Ensino Fundamental e Médio. Em 2000, conseguiu a autorização para Cursos Técnicos. Dessa forma, o Colégio passou a oferecer uma unidade de Ensino Médio, Curso Pré-Vestibular e os Cursos Técnicos (Florianópolis) e outra unidade de Ensino Fundamental e Médio no bairro Agronômica. Ainda em 2000, iniciou a construção da nova Proposta Pedagógica, em conjunto com professores e parcela dos pais dos alunos.

Proposta Pedagógica

Concepção Filosófica e Pedagógica

O Colégio Geração acredita que o ser humano pode transformar a realidade social, pois a mesma é resultado dos seres humanos do passado e da determinação de fatores históricos que por eles construídos determinaram. Acreditamos que não existe educação neutra, que não interfere, que não influencia, que não interage com a realidade.

Finalidades e Objetivos

O Colégio Geração busca alcançar seus objetivos e espera que cada indivíduo consiga chegar ao resultado final com os atributos esperados, que serão construídos ao longo do processo de Educação Básica. Tais atributos são: Criticidade, Criatividade, Ética, Relacionamento Humano, Cidadania e Sabedoria.

Os objetivos caracterizam a ação intencional da educação e do processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, nossos objetivos são:

Objetivo Geral: Promover uma educação inovadora através de práticas pedagógicas que permitam a reflexão-ação-reflexão que oportunizem a aprendizagem significativa para formar cidadãos criativos, críticos, éticos, participativos e solidários, que aprendam a aprender, aprendam a ser e a conviver em sociedade.

Objetivos Específicos:

  • Promover o desenvolvimento integral do aluno;
  • Formar os alunos para a cidadania e a continuidade de estudos de modo a ser capaz de se inserir com flexibilidade no mercado de trabalho;
  • Proporcionar a formação continuada de gestores, coordenadores e professores;
  • Implantar projetos educativos e sociais;
  • Buscar a participação e integração escola-família e comunidade, através de reuniões, palestras e eventos.

Psicologia Escolar

A Psicologia Escolar tem um importante papel na educação. A mesma busca atuar como facilitador no processo de ensino/aprendizagem dos alunos, conciliando as relações, como entre grupos e professor-aluno. Além disso, cabe a psicologia escolar perceber e avaliar a criação de projetos e intervenções, facilitar a comunicação, promover e mediar saúde e bem estar a todos os envolvidos no processo pedagógico.

Dentre as outras funções da psicologia escolar estão:

  • Auxiliar a direção nas relações interpessoais do contexto escolar;
  • Acompanhar alunos que possam apresentar dificuldades de aprendizagem e realizar encaminhamentos;
  • Promover atividades que visem a aproximação dos pais ao contexto escolar;
  • Desenvolver atividade de Orientação Profissional a alunos de Ensino Médio;
  • Realizar processos de recrutamento e seleção de pessoal e, se necessário, a capacitação dos mesmos;
  • Ser facilitador na comunicação interna do contexto escolar.

Corpo Docente e Discente

O Corpo Docente é constituído por professores qualificados, devidamente habilitados na forma da legislação vigente e das normas baixadas pelos órgãos competentes. O professor não se limita somente a ministrar aulas. Ele é parte de um corpo coletivo de agentes que dividem entre si as responsabilidades e o desenvolvimento das atividades para a consecução do Projeto Educativo do Colégio Geração. O professor deve zelar pela organização do local de trabalho, fazer o possível para manter uma boa comunicação entre os colegas, ser comprometido com o que foi estabelecido pelo Colégio.

O Corpo Discente é formado por todos os alunos regularmente matriculados. O aluno é o ser mais importante no processo educativo. O mesmo deverá desenvolver sua cidadania já no Colégio, exercendo direitos, como: falar, propor, apontar falhas e soluções, se organizar como seguimento de um processo, de utilizar recursos e espaços postos à sua disposição e conquistar sua respeitabilidade.

Acompanhamento Online

O Colégio Geração prioriza a comunicação escola-família buscando sempre atualizar recursos facilitadores para isso. Diante da importância da comunicação, o Colégio utiliza os seguintes meios de transmissão informacional: Website, app Colégio Geração, boletim online Gennera. Através destes meios de comunicação, os alunos, pais ou responsáveis poderão se manter atualizados em tempo real, conceder autorizações, ter controle de eventos, notas e faltas, notícias e demais informações referentes ao contexto escolar.

Relacionamento com os Pais e Responsáveis

Para manter uma relação saudável entre o Colégio e os pais ou responsáveis, reuniões para se tratar questões pedagógicas e administrativas serão realizadas, além de oportunidades de encontros temáticos do interesse de seu projeto educativo serão oferecidas ao decorrer do ano letivo.

Sistema de Ensino Positivo

O Colégio Geração adota em todos os seus níveis de ensino o uso do material do Sistema Positivo de Ensino. O Sistema de Ensino conta com apostilas, plataforma digital, assessoria pedagógica aos professores e ferramentas de apoio para a gestão escolar.

Atividades Complementares

Atividades complementares têm um importante papel no crescimento, elas estimulam o desenvolvimento e auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. O planejamento de nossas atividades complementares são relevados os seguintes aspectos:

  • Ludicidade: situações novas de socialização, desprendimento, criatividade e imaginação;
  • Ensino de recursos tecnológicos: preparação para o uso de ferramentas tecnológicas, capacitação de criação e resolução de problemas;
  • Interação e Integração: atividades em equipes proporcionam o aprendizado do convívio e possibilitam a construção do próprio conhecimento;
  • Relação Família-escola: confraternizações e exposições de de registros realizados no contexto escolar para aproximar família e escola;
  • Civismo: ressignificação das atividades cívicas e da prática da cidadania;
  • Solidariedade: vivência de projetos que proporcionem a interação de nossos alunos com a comunidade de modo a promover aprendizados sociais significativos, desenvolvendo a ética, cidadania e valores;
  • Ciências e Cultura: valorização do aprendizado, da culminância dos trabalhos escolares e das produções de outras instituições para aproximar o que é produzido na escola e o que tem sido produzido fora dela;
  • Empreendedorismo e profissionalização: olhar para o mercado de trabalho, suas possibilidades e exigências, de forma a vivenciar alguns aprendizados e realizar algumas escolhas;
  • Desportes e desenvolvimento de talentos: atividades lúdicas e integradoras que incentivem o trabalho em equipe, o investimento em potenciais e o desenvolvimento de hábitos saudáveis;
  • Integração docentes e discentes: o planejamento das atividades se dá de modo que a toda a equipe do Colégio, família e alunos possam interagir, aproximar-se e formar vínculos fortes;
  • Desafios cognitivos: realização de atividades com o intuito de incentivar o desenvolvimento cognitivo e a possibilidade lúdica;
  • AGEM/AGEF: Avaliação Geração do Ensino Médio/Fundamental – permite aos estudantes realizarem uma autoavaliação dos conhecimentos e das habilidades desenvolvidas de acordo com a série que estão frequentando;
  • Preparação para processos seletivos: o Ensino Médio aproxima muito nossos alunos de processos de seleção para inserção no mercado de trabalho. Desta forma, visamos desenvolver atividade preparatórias para estes desafios. Tais como: Grupo de Orientação Profissional, Superintensivo, Simulados, entre outras;
  • Oficinas: Além das aulas regulares, nossos alunos têm a oportunidade de se matricularem nas oficinas extracurriculares com o objetivo de investir em suas habilidades, integração e lazer.

Para ver em detalhes nosso Projeto Político Pedagógico, clique aqui.

Galeria de Fotos e Vídeos dos eventos e atividades escolares

Galeria de Fotos e Vídeos – Atividades e Eventos do Colégio Geração

Com uma história de mais de três décadas, o Colégio Geração consolidou-se como uma Instituição de Ensino que tem como Missão a educação de qualidade, o desenvolvimento integral do aluno, a participação coletiva numa educação inovadora e significativa. Capaz de formar cidadãos competentes e habilidosos, tanto para o mercado de trabalho, quanto para a convivência social e solidária. Por estes motivos, convidamos você a conhecer nossa Galeria de Fotos e Vídeos das Atividades e Eventos do Colégio Geração!

Conheça a Galeria de Fotos e Vídeos do Colégio Geração →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

16/02/2018
Jade Zart