Desmistificando o Enem

O Enem é uma preocupação constante para estudantes do Ensino Médio. Mas afinal, você sabe o que é esse tal Enem? Como funciona a prova? Para que serve a nota? Por que você deve fazer? Você tem direito a algum benefício do Enem?

Se você compartilha de alguma dessas dúvidas, fique tranquilo! Vamos juntos desmistificar todos os segredos e informações desse exame e ajudar você a compreender TUDO, tudo mesmo. Para isso criamos esta sequência de tópicos indispensáveis para leitura, confira abaixo.

O que você irá conferir neste post:

→ O que é o Enem?

→ 6 motivos para fazer o Enem!

→ Como é a prova do Enem?

→ O que cai na prova do Enem?

→ Como usar a nota do Enem?

→ Entenda a fundo, a relação do Enem com: Sisu, ProUni e alguns vestibulares.

→ Inscrição e Edital.

→ Cronograma geral do Enem.

→ Atendimento Especial do Enem, você precisa?

→ Como se preparar para o Enem?

Se esses assuntos são interessantes para você, prossiga na leitura!

O que é o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, pelo Ministério da Educação, para ser uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio.

Desde 2009, o Enem agregou outra função ao seu currículo: tornou-se também uma avaliação que seleciona estudantes para instituições federais de ensino superior e para programas do governo federal, como o Sisu, Prouni e Fies.

Para quem não conhece, esses programas servem para facilitar o sonho de quem sempre desejou estudar em universidade pública ou precisa daquele apoio do governo para pagar a mensalidade da universidade particular. Se esse for o seu caso, você precisa considerar o Enem!

Pode-se dizer que o Enem é a base para a vida acadêmica e a maioria dos procedimentos de ingresso nas instituições de ensino superior.

Por que fazer o Enem?

Separamos 6 relevantes motivos para ajudar na sua escolha, confira.

1- Você precisa do Enem para entrar em algumas universidades federais

Universidades federais e estaduais têm toda autonomia para escolher de que forma vão usar o Enem em seu processo seletivo. Muitas delas passaram a usar a inscrição no Sistema de Seleção Unificado, o Sisu, como único critério de seleção. Outras, ainda preferem fazer uma combinação entre a nota do Enem e a nota do próprio vestibular.

Por isso, é importante ficar atento à forma como a universidade onde você deseja estudar costuma utilizar a nota do Enem.

Conheça algumas das universidade que usam o Enem →

2- Você precisa do Enem para participar do Sisu

Várias universidades já utilizam o Sisu como única forma de ingresso. O Sisu tem duas edições por ano (no início de cada período letivo) e você usa a sua nota do Enem para concorrer a uma vaga do curso desejado em universidades participantes de todo o Brasil.

São quatro dias de concorrência através de um sistema online e, no final de cada dia, o candidato pode acessar o site e ver a nota de corte do curso pretendido e a sua posição dentro do número de vagas ofertadas.

Quer saber mais sobre o Sisu?

Confira a publicação sobre o Sisu →

3- Você precisa do Enem para participar do Sisutec

O Sisutec funciona exatamente como o Sisu; a única diferença é que ele serve especificamente para quem já terminou o Ensino Médio e quer entrar em um curso técnico em institutos federais, estaduais ou municipais.

4- Você precisa do Enem para participar do Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda ingressarem em uma universidade privada.

Para participar, é necessário fazer, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do Enem, além de não zerar a redação, e ter a renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Caso esse seja seu caso, você também precisa atender a pelo menos a um dos pré-requisitos a seguir:

  • ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública;
  • ter cursado todo ou parte do Ensino Médio em escola privada, com bolsa de estudo integral;
  • ser portador de deficiência física;
  • ser professor da rede pública de ensino básico e estar concorrendo a cursos de pedagogia, normal, superior ou licenciaturas (nesse caso, a renda familiar não importa.)

Se você se encaixa nesse perfil, o principal critério de seleção do Prouni passa a ser a nota do Enem!

Quer saber mais sobre o Prouni, clique aqui →

5. Você precisa do Enem para participar do Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), como o nome sugere, é uma espécie de empréstimo do governo para o estudante.

O programa serve para quem quer estudar, ou para quem já estuda em uma universidade privada, mas não pode arcar com toda a mensalidade naquele momento.

O procedimento varia de acordo com o perfil do interessado. Mas, em resumo, funciona assim: o aluno completa o curso desejado com bolsa e, depois de se formar, paga a dívida ao governo com juro baixos.

É importante destacar que, quem terminou o Ensino Médio a partir de 2010, já precisa ter feito o Enem para solicitar o Fies.

6- Você pode usar sua nota no Enem para estudar em Portugal

Essa oportunidade é para quem quer morar um tempo fora! Desde 2014, algumas universidades de Portugal passaram a aceitar o resultado do Enem em seu processo seletivo para graduação.

São aceitas também, candidaturas de quem prestou o Enem em anos anteriores.

Conheça algumas universidades que você pode ingressar através do Enem, em Portugal:

Coimbra – A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo. Foi fundada em 1290 pelo rei D. Dinis I. A instituição é referência em Portugal e na Europa e, em 2013, recebeu da Unesco o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. Confira o processo da candidatura através do ENEM aqui →

Algarve – A Universidade de Algarve é uma instituição do ensino superior público português que congrega unidades de ensino superior universitário e politécnico. Confira o processo de candidatura através do ENEM aqui →

Madeira – A Universidade da Madeira é uma estimulante instituição para fazer o curso superior. A ilha da Madeira, situada no Atlântico, onde a distância entre o mar e a serra é curta, pode proporcionar momentos inesquecíveis. Confira o processo de candidatura através do ENEM aqui →

Outras universidades que aceitam o Enem como forma de ingresso em Portugal:

Confira mais informações sobre o acesso às universidades internacionais através do Enem no portal do MEC.

E o Certificado de Conclusão do Ensino Médio através do Enem?

Atenção! Essa é uma das grandes mudanças do Enem nos últimos anos. Desde 2017, o Enem não é mais válido para certificar a conclusão do ensino médio.

Mas calma: quem não terminou os estudos na idade regular deve prestar o Encceja, que é o Exame Nacional para Competências de Jovens e Adultos – é gratuito!

Nesse sentido, o Enem passa a focar candidatos interessados em disputar uma vaga no ensino superior. Fique atento às mudanças do Enem, você pode conferi-las aqui!

Como é a prova do Enem

Pois bem, vamos explicar tudo! A prova do Enem funciona da seguinte maneira:

Primeiro dia

O primeiro dia conta com 90 questões divididas nas áreas de:

  • 45 questões – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • 45 questões – Ciências Humanas e suas Tecnologias;

Além de uma redação que possui como tema, assuntos atuais.

  • 30 linhas – Texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema (política, social ou cultural);

Nesse dia, você terá 5h30 de prova, ou seja, aproximadamente 3 minutos para resolver cada questão e 1 hora para escrever a redação.

Sobre a redação

A redação do Enem costuma ter um peso maior nas notas dos processos seletivos, como o Sisu. Por isso é muito importante que seu texto cumpra os pré-requisitos estabelecidos pelo exame.

A redação deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão com proposta de intervenção que respeite os direitos humanos (a redação que desrespeitar os Direitos Humanos perde 200 pontos).

O texto deve apresentar uma tese, que diga de maneira clara, o ponto de vista sobre o tema e que seja defendida ao longo de toda a argumentação. Na conclusão, o candidato deve propor uma solução para a situação apresentada e provar sua viabilidade.

O texto será avaliado pela banca corretora do Enem de acordo com cinco competências, são elas:

  • Compreensão da proposta;
  • Domínio da norma padrão da língua escrita;
  • Seleção, organização e interpretação de informações;
  • Construção da argumentação;
  • Elaboração de proposta de solução para o problema abordado.

Portanto, fique atento aos erros de ortografia e de gramática recorrentes e tente ao máximo expor suas ideias de forma clara, contextualizada e que faça sentido dentro da argumentação.

Segundo dia

No segundo dia você deve demonstrar seus conhecimentos em ciências e exatas, resolvendo 90 questões, divididas nas seguintes áreas:

  • 45 questões – Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • 45 questões – Matemática e suas Tecnologias.

Neste último dia, o candidato passa por 5h de prova.

O que é cobrado na prova do Enem

Neste modelo de prova, o candidato deve ter e pôr em prática as Competências e Habilidades do Enem, estar por dentro dos Eixos Cognitivos do exame, além de saber tudo sobre os Objetos das Áreas de Conhecimento que são exigidos em prova. Não entre em pânico, nós te ajudamos a entender:

Eixos Cognitivos

O nome parece complexo, mas os eixos cognitivos nada mais são do que as capacidades adquiridas por você durante o Ensino Médio.

Você deve colocá-las em prática durante a prova do jeitinho que faria em um situação real em sociedade, resolvendo problemas de forma ética e cidadã. São elas:

1. Dominar Linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica, e das línguas espanhola ou inglesa.

2. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

3. Enfrentar situações problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

4. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

5. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Pronto! É isso, não é tão complexo quanto parece, não é? Estes são conceitos assegurados no modelo de educação aplicado em nosso colégio, portanto, não precisa se preocupar! Vamos adiante.

Competências e Habilidades

A prova do Enem é pensada por critérios de competências e habilidades. Isso quer dizer que o candidato deve ter competências nas áreas de conhecimento e entregar propostas de intervenção que levem em consideração questões sociais. E, para colocar essas propostas em prática, são necessárias as tais habilidades.

Objetos das Áreas de Conhecimento

O Enem cobra o conteúdo do Ensino Médio através de 4 áreas de conhecimento (aquelas que listamos no capítulo “Como é a Prova do Enem”).

Já os objetos de conhecimento, de forma simplificada, são as matérias dentro de cada área de conhecimento que você deve dominar na hora de fazer a prova.

Para dominar esses objetos, é simples, basta prestar atenção às aulas: os professores do Geração irão apresentar o que o aluno precisa estudar para gabaritar cada área de conhecimento, lembrando que, demonstrar tal conhecimento deve ser feito por meio das competências e habilidades explicadas anteriormente.

O cálculo da nota do Enem

A nota do Enem é extraída do cálculo médio de cinco avaliações, uma para cada área do conhecimento (Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens; Matemática; Redação).

A nota do Enem é como uma régua, feita para medir o grau do conhecimento dos alunos.

O Enem não é uma prova comum, entretanto. A nota também corresponde ao nível de dificuldade das questões e da consistência das respostas. Por este motivo, candidatos que acertam o mesmo número de itens, podem obter médias distintas.

Régua do Enem

Na régua são colocadas todas as questões por grau de dificuldade. Assim, cada questão ocupa um lugar nela. As questões mais fáceis, ficam abaixo de 500; as médias, por volta de 500; e as mais difíceis, acima: 600, 700, 800.

Durante a prova, ao responder as questões, o candidato vai definindo seu grau de conhecimento em cada área do conhecimento. Por exemplo, um aluno com grau de conhecimento 600 em Matemática, espera-se que acerte as questões abaixo de 600 e erre as que estão acima de 600.

Na nota final, calculada por computador, o Enem considera a consistência das respostas.

Desempenho

Dois alunos com cinco questões certas em Matemática, por exemplo, podem ter notas diferentes. O que acertou as cinco mais fáceis terá uma nota maior, pois seu desempenho é coerente.

O outro, que errou questões fáceis e acertou outras difíceis, terá a sua nota reduzida pelo cálculo da causalidade, ou seja, a TRI (Teoria da Resposta ao Item) entenderá o acerto nas questões difíceis como “chute” e reduzirá o valor do item certo.

Cada prova sobre respectiva área de conhecimento resulta em uma nota que varia em média de 0 – 1000 pontos. Estas notas, são somadas e divididas por 5 (em conjunto com a nota da redação) para concluir o cálculo da média geral do candidato.

A nota da redação

A nota da redação do Enem é baseada por 5 critérios. Você pode tirar até 200 pontos em cada categoria, sendo que a nota máxima é 1000. Confira as competências avaliadas:

Competência 1

  • 0 pontos: Não conhece a norma culta da Língua Portuguesa
  • 40 pontos: Demonstra domínio precário da norma culta, desvios frequentes e diversos
  • 80 pontos: Demonstra domínio insuficiente, com muitos desvios
  • 120 pontos: Demonstra domínio médio, com alguns desvios
  • 160 pontos: Demonstra bom domínio, com poucos desvios
  • 200 pontos: Demonstra domínio excelente, desvios são aceitos como exceção e sem reincidência

Competência 2

  • 0 pontos: Foge ao tema ou não é um texto dissertativo argumentativo
  • 40 pontos: Tangencia o tema ou têm traços de outros tipos textuais
  • 80 pontos: Copiar trechos dos textos de apoio ou não possui proposição, argumentação e conclusão
  • 120 pontos: Argumentação previsível e domínio mediano das estruturas proposição, argumentação e conclusão
  • 160 pontos: Argumentação consistente e bom domínio das estruturas proposição, argumentação e conclusão
  • 200 pontos: Argumentação consistente, repertório sociocultural produtivo e excelente domínio das estruturas do texto dissertativo argumentativo

Competência 3

  • 0 pontos: Informações, fatos e opiniões apresentados não possuem relação com o tema
  • 40 pontos: Informações, fatos e opiniões são pouco relacionados com o tema ou incoerentes, não há defesa de um ponto de vista
  • 80 pontos: Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas apresentados de forma desorganizada ou contraditória, defendendo o ponto de vista
  • 120 pontos: Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos textos de apoio e pouco organizados, defendendo o ponto de vista
  • 160 pontos: informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma organizada, com indícios de originalidade, defendendo o ponto de vista
  • 200 pontos: Informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma consistente e organizada de forma original, defendendo o ponto de vista.

Competência 4

  • 0 pontos: Texto não articulado, com ideias fragmentadas
  • 40 pontos: Articulação precária
  • 80 pontos: Repertório precário de recursos coesivos e articulação inadequada entre as partes do texto
  • 120 pontos: Repertório pouco diversificado de recursos coesivos e articulação mediana entre as partes do texto
  • 160 pontos: Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação com poucas inadequações entre as partes do texto
  • 200 pontos: Repertório diversificado de recursos coesivos e boa articulação entre as partes do texto

Competência 5

  • 0 pontos: Sem proposta de solução ou proposta não é relacionada ao tema ou ao assunto
  • 40 pontos: Proposta de solução vaga, ou relacionada somente ao assunto
  • 80 pontos: Proposta de solução relacionada ao tema, mas elaborada de forma insuficiente, ou não articulada com a discussão do texto
  • 120 pontos: Proposta de solução relacionada ao tema e articulada com à discussão do texto, mas elaborada de forma mediana
  • 160 pontos: Proposta de solução bem elaborada e articulada ao tema e à discussão do texto
  • 200 pontos: Proposta de solução muito bem elaborada, detalhada, articulada ao tema e à discussão do texto

Inscrição do Enem

As inscrições para o Enem de 2018 já encerraram, porém, se você já está inscrito, você pode acompanhar seu cadastro através do link que informamos adiante neste tópico.

Taxa de Inscrição

  • Quanto? R$ 82.
  • Quando? de 7 a 23 de maio de 2018.
  • Onde? Agência Bancárias, Casas Lotéricas e Agências dos Correios.
Índice de Aprovação na UFSC - 10 melhores colégios de Floripa

Índice de Aprovação na UFSC – 10 melhores colégios de Floripa

Gostaríamos de agradecer e parabenizar toda a equipe de professores, coordenadores, psicólogos, diretores e, acima de tudo, aos nossos alunos aprovados no Vestibular UFSC 2018, que não são poucos!!! A vida é uma troca de conhecimentos e vocês nos mostraram que são os melhores. Neste ano conquistamos juntos 2º Melhor índice de Aprovação no Vestibular UFSC 2018 dentre as Escolas Particulares de Florianópolis e, nesta conquista, somos todos merecedores.

Conheça os 10 colégios com melhor índice de Aprovação na UFSC →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

26/10/2018
Jade Zart