Existe idade ideal para aprender um novo idioma?

Aprender um novo idioma é abrir a porta para um universo cheio de novidades, principalmente quando se é criança, fase na qual tudo é novo. Aprender duas línguas ao mesmo tempo parece complicado, não é mesmo? Mas pelo contrário! Aprender uma segunda língua durante a alfabetização pode gerar um resultado ainda mais positivo com muitos benefícios. Uma questão que nos perguntamos com frequência é “qual a idade certa para meu filho aprender um novo idioma?”. É sobre isso que falaremos hoje!

Benefícios de aprender um segundo idioma

Ensinar um novo idioma a uma criança é mudar sua visão de mundo, expandir seus horizontes. Não há idade estipulada para iniciar o aprendizado de um novo idioma, mas uma coisa é certa, quanto mais cedo, melhor. Aprender uma segunda língua durante a infância traz benefícios significativos para o desenvolvimento da criança. Alguns deles são:

  • um melhor desempenho na comunicação;
  • maior desenvolvimento cognitivo;
  • mais criatividade;
  • melhora a concentração;

Graças a globalização, o mundo muda o tempo todo e algo que está tornando-se comum e necessário, principalmente para o mercado de trabalho, é o conhecimento de outro idioma. Aprender uma segunda língua desde cedo aumenta a chance de aprender a pronúncia perfeita, além do prazer de descobrir uma nova cultura. Não tenha pressa, torne a atividade agradável e o esforço virá naturalmente.

Há idade certa para aprender um novo idioma?

São anos de pesquisa e até hoje não houve um consenso em relação à melhor idade para aprender um novo idioma. Cientistas acreditam que até os 12 anos é a melhor fase para ser introduzido a um novo idioma. Quando ainda bebês, investem muita energia cognitiva para captar e entender o que é dito. Desta forma, afirmam que quanto mais cedo a criança for estimulada e incentivada a aprender uma segunda língua, melhor.

Idades: o que as difere no processo de aprendizagem é a forma com que se trabalhará o ensino do idioma. A metodologia deve ser de acordo com a idade e é sugerido o ensino da seguinte forma:

  • Até os 3 anos: o ensino deve ser lúdico, utilizando jogos e atividades que, além de ensinar-lhes a língua, auxiliarão no desenvolvimento da coordenação motora e outras habilidades;
  • Dos 4 aos 6 anos: o ensino é feito através de livros com atividades de colorir ou identificar objetos;
  • A partir dos 7 anos: a criança já está preparada para aprender através de leitura, escrita e fala.

No início é normal a criança misturar as palavras entre as duas línguas, não se preocupe. Cada criança tem seu ritmo para aprender.

Como estimular a criança na introdução de um novo idioma

É importante lembrar que crianças costumam aprender melhor por meio de atividades lúdicas, que interagem e estimulam o raciocínio. Portanto, para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, as lições podem ser dadas através das seguintes opções:

  • músicas, é um jeito divertido e incentivador, além de ajudar muito na memorização do conteúdo. Um exemplo disso é a clássica música do alfabeto, que de ouvir algumas vezes, o ritmo e a letra grudam e ficamos cantarolando a canção;
  • associações de palavras a imagens, ajuda na fixação e identificação do que estará sendo apresentado;
  • jogos e brincadeiras, há uma diversidade deles disponíveis pela internet, muito simples de se fazer e até mesmo sem custo algum;
  • os diálogos são uma ótima forma de acostumar a criança com as sonoridades;
  • livros, há várias opções com ilustrações, as quais podem estimular a criança na leitura;
  • repetição das palavras em voz alta, auxilia a aprender a forma correta de pronunciá-la e na memorização da mesma.

Assim como a língua materna, aprender um novo idioma deve ser algo leve, evitando que a criança sinta ser uma obrigação. Desta forma, ela pegará gosto e a curiosidade pelo idioma, e aprenderá de forma eficiente. Uma boa maneira de incentivá-las no processo de aprendizagem de um segundo idioma, é ensinando-as a descrever sua rotina. A participação dos pais ou responsáveis será de muita importância, pois a criança será estimulada com a prática do idioma dentro de casa.

Da mesma forma que o processo de alfabetização da língua mãe, um novo idioma também pede estudo diário. Para isso, pode ser determinado um horário no qual a criança irá tirar para dedicar-se aos estudos.

Não falo o segundo idioma, como ajudar meu filho?

Saber comunicar-se no novo idioma que a criança está aprendendo é de grande ajuda, mas caso você não tenha conhecimento da língua, não se sinta mal, afinal, essa é uma situação frequente e pode ser solucionada. Tente não ver pelo lado negativo, veja como uma oportunidade de aprender algo novo. Use a novidade como um estímulo. Não há idade certa para aprender novos idiomas.

Enquanto isso, você pode ir se adaptando às necessidades do momento e ir trabalhando com o que tem disponível. Na internet você poderá achar diversas formas de ajudar os pequenos, como exercícios simples. Perguntar o que a criança aprendeu na lição do dia também é interessante. Peça para a criança lhe explicar, assim ela poderá praticar e você aprenderá junto, além de poder acompanhar a evolução da aprendizagem.

Mesmo não tendo o conhecimento do novo idioma, você pode aprender as palavras e expressões que são utilizadas com frequência, como as de cumprimento e educação. Abaixo estão alguns exemplos de expressões cotidianas em inglês. Estes são alguns termos simples que você pode introduzir no dia a dia da família.

  • Good morning – bom dia
  • Good night – boa noite
  • Excuse me – com licença
  • Thank you – obrigado
  • Hi – oi
  • Hello – olá

São expressões rotineiras e que ajudarão a criança, e até mesmo os pais, a irem se adaptando com o idioma. Aos pais que já são fluentes, a inserção de expressões como estas no dia a dia da criança também é válida. Outra ideia é colar etiquetas pela casa com o nome dos móveis no idioma que está sendo aprendido. São gestos que parecem pequenos, mas a simplicidade deles pode tornar o aprendizado mais divertido.

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos e familiares. Aqui no Colégio Geração, levamos o ensino de outros idiomas muito a sério, estando a Língua Inglesa e Espanhola na Grade Curricular obrigatória do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Terceirão. Prezamos em preparar nossos alunos para terem um futuro brilhante. O estudo de idiomas trará benefícios significativos para alcançar seus objetivos.

12 Brincadeiras de Infância

12 Brincadeiras de Infância – baixe nosso ebook

Há coisa melhor que aproveitar o final de semana com os filhos? Existe uma diversidade de brincadeiras que marcaram nossas infâncias e podem aproximar pais e filhos. Nesse sentido, preparamos um material para “refrescar” sua memória.

Brincar é uma atividade imprescindível para o desenvolvimento motor e a formação da criança. O tempo compartilhado com seu filho estabelece vínculos estáveis e duradouros.

Baixe nosso Ebook agora mesmo →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

07/02/2018
Jade Zart