Como incentivar a criança a gostar de ler

A leitura é imprescindível em nossas vidas. Há diversos benefícios trazidos pelos livros, principalmente para o desenvolvimento e formação cognitiva. A leitura tem o poder de transportar as crianças para mundos diferentes, fazendo a imaginação correr solta.

A leitura tem um papel muito importante no processo de aprendizagem e alfabetização da criança. Esse importante hábito trará resultados positivos para seu desempenho no decorrer de seu crescimento, fazendo com que aprenda novas palavras, escreva corretamente, amplie seus conhecimentos, consiga fazer interpretações de textos de forma mais clara e auxilie até mesmo no desenvolvimento de sua personalidade. Portanto, se a criança não gostar de ler, deve-se continuar o incentivo, mesmo com pequenas leituras.

A leitura no processo de Alfabetização

O incentivo à leitura não deve vir somente de casa, mas também dos educadores, na escola. Há muitas opções de livros que exploram não somente a leitura, mas as expressões oral e escrita, a matemática por meio de símbolos, a musicalidade. Uma única história pode trazer uma diversidade de conhecimentos para a criança.

A alfabetização parece um bicho de sete cabeças, mas se pararmos para pensar, é algo muito simples e que com um pouco de dedicação diária, se dará de forma natural. Brincadeiras e jogos como caça palavras, jogos da memória, jogos de soletrar ou de colocar a palavra em ordem, são brincadeiras que estimulam as crianças e fazem com que tenham vontade de aprender. Assim como músicas que soletrem, que contam estórias enfatizando vogais ou associando as iniciais às palavras… É preciso usar a imaginação quando o assunto é alfabetização, há várias maneiras de incentivar as crianças.

Os estímulos não devem cessar após a alfabetização, quanto mais influência a criança tiver, mais irá aprender. Ensine a troca de livros entre os colegas, ensine os diferentes tipos literários e veja com qual a criança mais se identifica, assim, terá autonomia para escolher suas próprias leituras. A leitura irá sem dúvidas, auxiliar a torná-la um cidadão melhor e mais preparado para o futuro. Confira abaixo outros benefícios que a leitura pode trazer.

Benefícios da leitura

  • Aumenta do vocabulário;
  • Auxilia na formação de opinião;
  • Desenvolve a concentração, atenção e raciocínio;
  • Ajuda a criança a lidar com os sentimentos e a ter empatia;
  • Auxilia no processo de alfabetização;
  • Estimula a criatividade.

É normal meu filho não gostar de ler?

Primeiramente, não se preocupe tanto, pois pode ser apenas uma fase. Procure verificar se a linguagem utilizada está de acordo com a idade da criança. Isso pode acabar prejudicando a criação do hábito de leitura. Cada um tem uma preferência literária, sendo importante apresentar diferentes tipos de leitura e gêneros, assim, a própria criança poderá identificar suas preferências. Há casos em que a criança pode realmente não gostar de ler, afinal, os programas de televisão e a internet são grandes concorrentes nessa fase.

Outro motivo para a criança não gostar de ler é a falta de exemplo em casa. Com a correria do dia a dia os pais ou responsáveis podem não ter muito tempo disponível e não conseguem transmitir o hábito da leitura. É importante destacar que, tratar a leitura como uma obrigação também pode gerar efeito reverso. Esta não é a melhor maneira de tentar fazer a criança gostar de ler. A leitura deve ser um momento prazeroso e que trará novas experiências para os pequenos.

Reserve um tempo para tentar entender o que pode estar acontecendo. Nessas horas a melhor coisa é ter calma e conversar. Veja se os tipos de materiais utilizados nas leituras são do gosto da criança, se a linguagem é de fácil entendimento para a idade. São tantos detalhes que podem passar despercebidos. Abaixo estão algumas dicas para lhe auxiliar no processo de estímulo à leitura.

Dicas para estimular a leitura:

  • Compre livros de acordo com a idade da criança;
  • Faça jogos que contam histórias;
  • Se a criança gosta de algum desenho específico, procure comprar livros que contenham os mesmos personagens. Desta forma, o parte visual chamará atenção e irá instigar a curiosidade;
  • Compre livros interativos, com desenhos 3D por exemplo;
  • Leia para ela e intercale a leitura com conversas, assim poderá acompanhar a interpretação dela;
  • Quando estiver lendo, procure mudar a entonação para dar mais ênfase ao que está acontecendo e expressar emoções;
  • Leia na frente da criança. Desta forma ela levará isso como exemplo, afinal, os filhos tendem a querer imitar os pais;
  • Respeite o gosto literário da criança. Caso contrário, ela poderá se afastar ainda mais dos livros;
  • Faça teatro a partir de alguma leitura. Esta é uma boa forma de fazer com que a criança queira ler outras histórias.

Tenha paciência caso a implementação destas dicas demore a surtir efeito. Cada criança tem seu tempo e devemos respeitar. Não a desmotive caso seu ritmo de leitura seja mais lento. Pode acontecer também de a criança não gostar da leitura, afinal, cada um tem suas preferências, umas preferem os jogos, outras desenhos e por aí vai. O importante é não desistir de tentar todos estímulos possíveis.

Como tornar a leitura um hábito

  • Separe um tempo diário especialmente para a leitura;
  • Crie um canto aconchegante para esse momento;
  • Desligue os eletrônicos para a criança não se distrair e parar de ler no meio do processo;
  • Use a tecnologia a seu favor. Procure Apps que contem histórias, ebooks e até mesmo jogos que façam esse tipo de interação.
Viajar pela leitura Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção. Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos. É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler. Experimente! Assim, sem compromisso, você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação! Clarice Pacheco
Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

01/03/2018
Jade Zart