Ler para os filhos, dicas e motivos para começar agora

Você já se pegou pensando sobre a importância de ler para os filhos? Qual a idade apropriada? Que tipo de leitura fazer? Por que ler para eles? É com base nessas questões que estamos aqui hoje. Vamos conversar um pouco sobre o tema?

A leitura sempre é vista como um ato positivo. Com tantos benefícios para a mente, ler histórias para as crianças é uma forma de auxiliar em seu desenvolvimento cognitivo. É também dar exemplo do quanto podemos crescer através das palavras.

É sobre isso que conversaremos hoje, o hábito da leitura com os filhos. Essa atividade pode ajudar a fortalecer laços com a criança e não é preciso esperar a hora certa para iniciar a leitura, mas vamos falar sobre isso mais adiante. Embarque nessa leitura e conheça os 9 motivos para ler para os filhos.

Ler para os filhos, há momento ideal?

Muitos pais costumam questionar-se sobre a idade ideal para iniciar a leitura para seus filhos. Bom, sabemos o quanto ler nos faz bem e, levando isso em consideração, não seria diferente com nossos filhos, não é mesmo?

A leitura atua de forma estimulante, independente da idade. Mesmo com muitas pessoas acreditando ser perda de tempo, ler para os filhos quando ainda encontram-se em período de gestação, acredite, é tão bom quanto saudável.

Quando a mãe está no período de gestação é comum fazer carinho na barriga e comunicar-se com o bebê, não é verdade? Por que ler em voz alta seria diferente? Para servir de incentivo, por volta do terceiro trimestre de gestação o bebê já é sensível a sons e luz, e o reconhecimento da voz da mãe acontece a partir da 22ª semana.

Experimentos mostram que bebês que recebem leitura em voz alta durante a gestação, podem reconhecer a história quando recém-nascidos. E tem mais, a leitura provoca a diminuição cardíaca, deixando-os mais calmos, algo semelhante ao que ocorre com a música. Portanto, papais e mamães, sintam-se à vontade para ler para seus filhos, independente da idade, mesmo que ainda estejam na barriga da mãe.

Mas, se você ainda está cético acerca dos benefícios da leitura, apresentaremos a seguir 9 motivos para você criar o hábito da leitura com seus filhos. Confira!

9 Motivos para ler para os filhos

Sabemos que a rotina dos pais/mães costuma ser muito corrida. Independente da quantidade de atividades urgentes que surjam em sua rotina, é preciso arrumar um tempinho para o que é realmente importante, cuidar de si e de sua família. E criar laços com seus filhos é algo especial que a leitura pode proporcionar. Mas lembre-se, a leitura não deve ser uma obrigação, mas uma atividade descontraída entre pais e filhos. Ler para os filhos possui uma diversidade de benefícios, tais como:

1 – Aumenta o vínculo com os filhos

Ler para os filhos, quando ainda crianças, cria uma aproximação com os pais. A rotina da leitura torna-se um momento de diversão e prazer, no qual ambos aprendem juntos. Ouvir a voz dos pais é algo que traz conforto à criança. Com isso, o costume da leitura acaba criando além do vínculo, um porto seguro.

2 – Desenvolve a compreensão auditiva

Ao ler para seus filhos, notadamente quando ainda bebês, eles passam a entender cada vez mais o que acontece em seu entorno, a compreender os estímulos que recebem, sendo a leitura um agente incentivador nesse processo. Ouvir os pais lendo desperta o interesse e atenção dos pequenos, ajudando-os a adquirir foco e a ampliar a concentração.

3 – Estimula a linguagem

Assim como a leitura auxilia a despertar a audição, ela também é uma forte aliada quando o assunto é estimular a linguagem. É natural que a criança tente imitar ou repetir o que ouve. Ao ler para os filhos, você está estimulando a produção de sons e ajudando a desenvolver suas habilidades comunicativas.

4 – Instiga a criatividade

Conforme a criança cresce, ela cria a capacidade de imaginar as histórias, a criar os personagens e interpretar melhor o que ouve. Com isso, a criatividade vai sendo estimulada e desenvolvida em conjunto com a leitura.

5 – Desenvolve a interpretação e raciocínio lógico

A leitura é muito importante para o desenvolvimento do senso crítico das crianças, fator significativo para o crescimento intelectual. Com isso, elas desenvolvem a capacidade de interpretação mais rápido, o que possibilita leituras com níveis de dificuldade mais elevados e a entender assuntos mais complexos.

Vale lembrar que a leitura também auxilia no amadurecimento do senso de empatia e estimula o raciocínio lógico, ajudando a criar linhas de pensamento e opinião.

6 – Encoraja a lidar com emoções

Lidar com emoções não é tão simples, tudo dependerá de como a criança aprende a enfrentar seus sentimentos. Ouvir histórias é aprender com os personagens. É interpretar acontecimentos e procurar lidar da melhor forma possível quando encontrar-se em uma situação adversa. Entender as reações humanas é extremamente importante para aprender a enfrentar os acontecimentos da vida, principalmente quando confrontado(a) com situações difíceis.

7 – Auxilia a expressarem-se melhor

Expressar-se não é algo fácil para todo mundo. Cada pessoa tem seu grau de introspecção ou extroversão. Algumas crianças são mais fechadas pois não sabem lidar com seus sentimentos, já outras não veem problema em falar abertamente. Ao ler para os filhos, estamos ajudando em seu desenvolvimento e amadurecimento, fazendo com que aprendam a expressar-se de forma mais clara e fluida.

8 – Enriquece o vocabulário

Ler e ouvir histórias é uma ótima forma de enriquecer nosso vocabulário e isso é algo significativo para o desenvolvimento da fala e escrita. Atividades de leitura podem ensinar a diversidade dos idiomas e ampliar o vocabulário.

9 – Cria o hábito da leitura

Normalmente bons leitores são formados desde a infância. O gosto pela leitura inicia desde cedo e, com o estímulo dos pais, o gostar torna-se um hábito. A leitura é uma prática saudável que acaba refletindo em diversos aspectos na vida da criança, principalmente no âmbito escolar.

Os motivos citados são importantes, não acha? Confira abaixo algumas dicas de leitura conforme a idade da criança.

Saiba como incentivar a criança a gostar de ler, aqui!

O que ler para os filhos?

  • De 0 a 3 anos: Livros que chamem atenção, como os que possuem muitas cores, textura ou formas interativas;
  • De 4 a 6 anos: Livros com bastante ilustrações e pouco texto, que tragam situações cotidianas;
  • De 7 a 9 anos: Como encontram-se em fase de alfabetização, é interessante apresentar livros com histórias mais longas e que estimulem a criança a ser o leitor ao invés de os pais;
  • A partir dos 10 anos: A partir dessa idade a criança já possui suas predileções, possibilitando que ela mesma escolha sua leitura.

Dicas de livros

Você deve ter algum livro que marcou sua infância, correto? A seguir, separamos algumas dicas de livros:

  • O Pequeno Príncipe;
  • O Menino Maluquinho;
  • Peter Pan;
  • Alice no Pais das Maravilhas;
  • O Mágico de Oz.

Ao ler para seus filhos, procure brincar com a entonação da voz. Dessa forma, a criança começa a entender as emoções e interpretar o que está acontecendo. Outra opção é fazer mímicas, entrar no personagem e interpretar o que puder. Utilize tudo o que estiver ao seu alcance para dar vida à história. Leia e divirta-se com seus filhos!

Nos acompanhe no Instagram!

Galeria de Fotos e Vídeos dos eventos e atividades escolares

Galeria de Fotos e Vídeos – Atividades e Eventos do Colégio Geração

Com uma história de mais de três décadas, o Colégio Geração consolidou-se como uma Instituição de Ensino que tem como Missão a educação de qualidade, o desenvolvimento integral do aluno, a participação coletiva numa educação inovadora e significativa. Capaz de formar cidadãos competentes e habilidosos, tanto para o mercado de trabalho, quanto para a convivência social e solidária. Por estes motivos, convidamos você a conhecer nossa Galeria de Fotos e Vídeos das Atividades e Eventos do Colégio Geração!

Conheça a Galeria de Fotos e Vídeos do Colégio Geração →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

08/07/2019
Jade Zart