Qual a recomendação de idade para jogar games online?

Em tempos nos quais a tecnologia é praticamente indispensável em nossas vidas, acaba sendo quase impossível controlar o acesso das crianças a celulares e videogames. Quando você vê, a criança ou o adolescente simplesmente já está inteirado sobre os games online mais famosos do mercado. Se você tem um filho entre 6 e 18 anos, vai entender do que estamos falando. E, neste momento, vem um questionamento importante: qual a recomendação de idade para jogar games online? 🧒

Segundo a PEGI (Pan European Game Information), sistema europeu de classificação de jogos digitais, a recomendação de idade mínima para jogar games online é de 12 anos. Entretanto, alguns jogos específicos, como o Garena Free Fire, não são indicados para crianças e adolescentes. Isso ocorre porque se trata de um jogo para maiores de 18 anos, devido à violência, ao gráfico dos personagens e até mesmo ao próprio enredo do jogo.

No Brasil, a recomendação de idade mínima para games online gira em torno dos 12 anos, mas é sempre importante ficar atento(a) à classificação indicativa de cada jogo. É importante lembrar, ainda, que a classificação indicativa de jogos, no Brasil, é diferente da de outros lugares do mundo. Você pode consultar a recomendação etária de cada jogo em uma página dedicada a este assunto no site do Ministério da Justiça. ⚖

Para ajudá-lo(a) a entender mais sobre o assunto, falaremos, neste post, sobre os games mais jogados no Brasil e sobre a recomendação de idade para jogar games online.

12 Brincadeiras de Infância

12 Brincadeiras de Infância – baixe nosso ebook

Há coisa melhor que aproveitar o final de semana com os filhos? Existe uma diversidade de brincadeiras que marcaram nossas infâncias e podem aproximar pais e filhos. Nesse sentido, preparamos um material para “refrescar” sua memória.

Brincar é uma atividade imprescindível para o desenvolvimento motor e a formação da criança. O tempo compartilhado com seu filho estabelece vínculos estáveis e duradouros.

Baixe nosso Ebook agora mesmo →

Quais são os games online mais jogados no Brasil?

Se você está lendo este post, provavelmente quer informar-se e saber mais sobre os possíveis jogos por que o seu filho se interessa e se esses jogos são saudáveis e recomendados para ele, não é mesmo? Por isso, listamos, abaixo, os games online mais jogados no Brasil. Fique atento(a) à lista e veja se o seu filho joga algum desses jogos.

Game Online Fortnite

Fortnite Battle Royale 🎮💻📲

O Fortnite atualmente é o jogo mais popular do mundo, e provavelmente seu filho já ouviu falar sobre ele. Basicamente, trata-se de um game online enquadrado no gênero TPS (“third-person shooter”, em tradução livre, “tiro em terceira pessoa”), e “mundo aberto”, isto é, o jogador pode mover-se livremente no game. O jogo foi criado pela produtora norte-americana Epic Games em 2017.

Neste game, os jogadores são lançados num paraquedas para uma ilha onde devem competir online uns com os outros. Assim, os gamers devem colecionar armas e demais equipamentos necessários para sobreviver na ilha. Os jogadores podem optar por jogarem sozinhos ou em grupos de duas ou quatro pessoas. O tempo de jogo varia conforme a sobrevivência do jogador.

A recomendação de idade para jogar Fortnite Battle Royale é a partir dos 12 anos.

Game Online Free Fire

Free Fire Battlegrounds 📲

O Free Fire é o game mobile (ou seja, em dispositivos móveis) mais jogado do Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box em junho de 2019.

Trata-se de um jogo de tiro online, no qual 100 jogadores são colocados em uma ilha onde devem procurar armas e mantimentos para que, assim, possam sobreviver e eliminar outros jogadores. Nesse jogo, o último sobrevivente vence a partida.

O game foi lançado em 2017 e está no topo das pesquisas e downloads. Entretanto, o jogo não é apenas um sucesso de downloads. Em 2019, o game foi eleito o “Jogo Mais Inovador” na Google Play Store (loja de aplicativos do sistema operacional Android). Todavia, como já mencionado, o jogo possui interação realista, sendo indicado apenas para maiores de 18 anos.

Game Online CS GO

Counter-Strike 💻

Este, provavelmente, é um jogo sobre o qual seu filho também já ouviu falar, certo? Isso porque não se trata de um lançamento, já que o popular Counter-Strike foi lançado em 1999.

A versão Global Offensive (CS:GO) do jogo está disponível desde 2012, e é um dos jogos de tiro mais tradicionais do mundo dos games. No Counter-Strike, os jogadores competem em equipes e se posicionam como terroristas (T) ou contra-terroristas (CT).

Basicamente, os jogadores do lado Terrorista devem implantar uma bomba no campo inimigo, enquanto os jogadores contra-terroristas devem desativá-la, eliminando seus inimigos e protegendo possíveis vítimas.

No Brasil, a recomendação de idade para jogar Counter-Strike é a partir dos 16 anos.

Game Online League of Legends

League of Legends 💻

Conhecido também como LOL, o League of Legends é um dos jogos favoritos entre os gamers e também uma verdadeira febre no mundo dos jogos online.

Basicamente, o objetivo do jogo é entrar no campo inimigo com os denominados “campeões” (que possuem diferentes poderes), vencer os obstáculos, chegar ao coração da base de cada equipe, denominado como Nexus, e destruí-lo.

O LOL conta ainda com competições internacionais gigantes, que reúnem fãs de todos os lugares do mundo. No Brasil, o principal evento de LOL é o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL).

A recomendação de idade para jogar League of Legends, no Brasil, é a partir de 12 anos.

Game Online GTA V

GTA V 🎮

Por fim, está o GTA 5. A versão mais recente do game de mundo aberto da Rockstar é repleta de conteúdo adulto. Além da tradicional violência excessiva do jogo, que, inclusive, foi o que impulsionou a fama dos títulos da série, Grand Theft Auto V, também trata de outros temas polêmicos, como conteúdo sexual, consumo de drogas e linguagem imprópria para menores. Ainda assim, é um dos jogos favoritos dos jovens.

No Brasil, o game GTA não é recomendada para menores de 18 anos.

Jogo responsável: Definição de limite de horários

Agora que você sabe mais sobre a classificação indicativa dos games online mais jogados no Brasil e um pouco do contexto existente em cada um desses jogos, é preciso ficar por dentro de outro aspecto muito importante: a definição de limite de horários. Isto é, as crianças e adolescentes, além de terem restrições quanto à recomendação de idade para jogar games online, que devem ser correspondentes às suas faixas etárias, também não podem jogar deliberadamente. É preciso estabelecer limites. ⏱

Portanto, aqui vão algumas recomendações de horário como sugestão para que você possa adaptar à realidade de seu filho. A partir dos 5 anos, o recomendado é apenas 1 hora de jogo, com intervalos. O ideal é que não seja uma hora corrida.

Já a partir dos 10 anos, o recomendado é não ultrapassar 2 horas por dia. Nesse caso, a criança até pode jogar 2 horas corridas, desde que não deixe de executar nenhuma tarefa para ficar jogando.

No mais, conforme a criança vai crescendo, esses horários podem ser ajustados e combinados numa conversa, de acordo com a orientação de cada família. Nesse sentido, é possível usar recompensas e propor trocas para pais e filhos se beneficiarem. 

É importante ressaltar, ainda, que as crianças não devem jogar muito próximo ao horário de dormir, já que isso pode comprometer a qualidade do sono. 😴

Jogo responsável: Definição de limite de gastos

É importante também estabelecer limites de gastos em relação a esses jogos, já que muitos têm a opção de compra para obter diversos benefícios dentro da conta cadastrada.

É importante que os adolescentes joguem unicamente por diversão, nunca como uma forma de ganhar dinheiro com aquilo.

Se for necessário e viável comprar bônus dentro dos jogos, esse dinheiro nunca deve ser retirado do orçamento de coisas importantes, como atividades de lazer não virtuais, materiais escolares, dentre tanto outros itens essenciais do orçamento familiar. 💸

Além disso, é necessário estabelecer um limite do quanto de dinheiro poderá ser gasto com a compra para jogos online

Por fim, é sempre necessário tentar balancear a diversão com jogos com outras atividades. É preciso encontrar outras formas de entretenimento para a criança/adolescente, para que o jogo não tome grande parte do dia deles e acabe impedindo-os de realizar outras programações. 📚⛱🎡🏟

Como você pôde acompanhar neste post, a recomendação de idade para jogar games online é apenas um dos fatores que merecem atenção. Há, também, outros aspectos que devem ser levados em consideração. Cabe aos pais dar orientação e impor limites para que seus filhos joguem online de forma saudável, sem comprometer a vida social.

Ensino Médio - do 1ª e 2ª séries

Ensino Médio – do 1ª e 2ª séries

No Ensino Médio os desafios são ainda maiores. As atividades desenvolvidas, assim como o material didático utilizado, estão voltados aos vestibulares, ENEM e outros concursos. O Ensino Médio do Colégio Geração garante aos alunos uma base sólida de aprendizagem, excelente estrutura de ensino-aprendizagem, oportunidades para testar e aprofundar seus conhecimentos e desenvolver a confiança necessária para ingressar no Terceirão.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Ensino Médio →

13/03/2020
Fernando Barcellos