Vestibular UFSC 2019

A Universidade Federal de Santa Catarina divulgou na segunda-feira, 03 de Setembro, o edital para o Vestibular 2019. As inscrições poderão ser realizadas até 23h59min de 03 de outubro de 2018, com valor de R$ 135,00. Vestibulandos terão até dia 04 de outubro para efetuar o pagamento de sua inscrição. As provas serão realizadas nos dias 08, 09 e 10 de dezembro.

Para os estudantes que ainda não se formaram e querem passar pela experiência de realizar o vestibular, é necessário que façam a inscrição no Vestibular UFSC 2019 como Candidato por Experiência , não concorrendo à classificação.

Sobre o Vestibular UFSC 2019

Nesta edição, a UFSC irá oferecer 4.555 vagas em 101 opções de cursos nos seus cinco campi – Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Das vagas, 50% são destinadas a cotas e 22% a pessoas com deficiência.

Ainda no site, destacou-se que “pesos e pontos de cortes foram mantidos, embora tenham ocorrido algumas alterações como, por exemplo, elevou-se a nota mínima de Redação para os cursos de Jornalismo e Oceanografia”. A tabela de pesos e notas de corte pode ser vista no Anexo 3 do Edital.

Programação das Provas

Prova 1 – dia 08 de dezembro

  • Língua Portuguesa e Leitura Brasileira ou Libras (12 questões de proposições múltiplas);
  • Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (8 questões de proposições múltiplas);
  • Matemática (10 questões de proposições múltiplas);
  • Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
  • Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 2 – dia 09 de dezembro

  • Ciências Humanas e Sociais (20 questões de proposições múltiplas, assim distribuídas: 7 questões de História, 7 questões de Geografia, 2 questões de Filosofia, 2 questões de Sociologia e 2 questões interdisciplinares envolvendo pelo menos 2 dessas disciplinas);
  • Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
  • Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 3 – dia 10 de dezembro

  • Redação;
  • Quatro questões discursivas.
OBS: As provas iniciarão às 14h e terão duração de 4 horas.

Obras Literárias do Vestibular UFSC 2019

  • Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada – Carolina Maria de Jesus
  • Capitães de Areia – Jorge Amado
  • Melhores Contos (seleção Eduardo Portela) – Lygia Fagundes Telles
  • Melhores Poemas (seleção Francisco de Assis Barbosa) – Manuel Bandeira
  • Valsa nº 6 – Nelson Rodrigues
  • Nós – Salim Miguel

Dicas para ler os livros do vestibular

  • Defina o tempo diário que você poderá dedicar-se à leitura. Não se preocupe caso sobre pouco tempo para a leitura, 30 minutos diários já serão suficientes. O importante é você conseguir manter o ritmo diário de leitura;
  • Estabeleça o horário que você irá realizar a leitura e torne isso parte de sua rotina. Procure ler sempre no mesmo horário, assim, a chance de você ter disciplina será maior;
  • Determine a ordem de leitura das obras. Leia a sinopse do livro, procure saber do que se trata, se a história combina com seu gosto de leitura e até mesmo o tamanho do livro. Analise esses detalhes e leia na ordem de sua preferência;
  • Escolha um lugar silencioso e confortável, que tenha poucas distrações;
  • Faça resumos. Com tantas obras para ler, é normal acabar confundindo informações. No decorrer da leitura, vá anotando tudo o que for relevante, como as características dos personagens, tempo verbal, estrutura textual, época na qual a história acontece. São muitas informações, viu? Então não hesite em fazer anotações sobre cada obra;
  • Assista às adaptações, seja em filme ou teatro. Muitas escolas e cursos preparatórios costumam criar peças de teatro com a história de cada obra. Essa é uma boa forma de conectar, entender e memorizar a história.

Os livros do vestibular não são um bicho de sete cabeças, não fique com receio de ler. Por mais dificuldade que você sinta com a leitura dos livros, não se prenda a isso. Eles farão você aprender, ajudando-o a alcançar o objetivo de entrar na tão almejada universidade. Mantenha seu objetivo em mente e você o alcançará!

Datas importantes do Vestibular UFSC 2019

CRONOGRAMA
INSCRIÇÃO
04/09 até as 23h59min do dia 03/10/2018 Período de inscrição, somente via internet, através do site Vestibular UFSC 2019.
04/09 até 04/10/2018 Período para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 135,00 para todos os cursos. Esse pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência bancária do território nacional, em postos de autoatendimento ou via internet (observado o horário estabelecido pelo banco para quitação nesta data).
A partir de 08/10/2018 Disponibilização da Confirmaçao de Inscrição Preliminar pelo site Vestibular UFSC 2019, a todos os candidatos que tiverem sua inscrição deferida, para conferência de seus dados.
Até 15/10/2018 Data limite para os candidatos que detectaram alguma informação incorreta nos dados constantes da Confirmação Prévia de Inscrição corrigi-la diretamente no sistema disponível através do link “Correção de Dados da Inscrição”.
A partir de 22 de novembro de 2018 Disponibilização da Confirmação de Inscrição Definitiva pelo site Vestibular UFSC 2019, contendo a indicação do local de realização das provas do candidato.
ISENÇÃO
de 04 a 24 de setembro de 2018 Período para solicitação de isenção total do pagamento da taxa de inscrição, somente via internet, através do site Vestibular UFSC 2019.
Até dia 27 de setembro de 2018 Divulgação do resultado das solicitações de isenção.
Até 28 de setembro de 2018 Caso haja discordância referente ao motivo do indeferimento, o candidato deverá entrar em contato com a COPERVE/UFSC. Após essa data, o indeferimento será definitivo.
04 de outubro de 2018 Data limite para o candidato não beneficiado com a isenção efetuar o pagamento da taxa de inscrição, por meio de boleto bancário, em qualquer agência bancária do território nacional, em postos de autoatendimento ou via internet (observado o horário estabelecido pelo banco para quitação nesta data).
DIVULGAÇÃO DO GABARITO
10/12/2018 a partir das 20h Divulgação do gabarito preliminar das questões objetivas (proposições múltiplas e abertas) e das questões discursivas.
11/12/2018 até as 18h Tempo limite para pedido de recurso à COPERVE quanto ao conteúdo das questões das provas.

Dicas Essenciais para Vestibulandos

  • Não se esqueça de verificar o local para a realização da prova;
  • Faça uma lista do que você precisa levar no dia da prova. É imprescindível o uso de caneta fabricada em material transparente, tendo a tinta de cor preta (preferencialmente) ou azul;
  • Procure informar-se sobre a forma correta do preenchimento do gabarito, pois no momento da prova ninguém poderá ajudá-lo;

Novamente, o portão fechará às 13h45min, então cuidado para não perder o horário.

Confira aqui, TODAS as informações sobre o Vestibular UFSC 2019!

Tour Virtual no Colégio Geração

Tour Virtual no Colégio Geração – Conheça nossa estrutura

Os alunos dispõem de salas de aula climatizadas e equipadas com recursos tecnológicos, biblioteca informatizada e ambientes que estimulam o processo de ensino-aprendizagem. Localiza-se em uma região excelente por ser de fácil acesso, servida de transporte público, sendo rota para os principais bairros da Ilha. Temos uma estrutura moderna e bem cuidada, motivos pelos quais lhe convidamos a fazer um Tour Virtual pelo Colégio Geração!

Conheça a estrutura do Colégio Geração em um Tour Virtual →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

14/09/2018
Jade Zart