Profissões do futuro: um guia para jovens que almejam ingressar no Mercado Digital

Você já se perguntou quais são as profissões do futuro? Qual carreira vale a pena investir? Estamos aqui para sanar algumas dúvidas sobre o novo mercado de trabalho que vem sendo formado na era digital, no qual profissões até então tidas como “tradicionais” abrem espaço para novas e promissoras carreiras.

Sonhar com o futuro e com qual profissão seguirá é muito comum entre os jovens. Essa fase inicia, principalmente, quando a realização do vestibular aproxima-se. Momento de dúvida e indecisão.

Muitas vezes, por ainda não ter experiência ou conhecimento suficiente, escolher a profissão que seguirá por anos torna-se uma tarefa difícil e pensar em fazer uma escolha equivocada chega a causar medo em grande parte dos jovens que passam por esse dilema. Mas é preciso ter em mente que praticamente todo jovem passa por esse momento . Portanto, contornar as inseguranças e não perder o controle emocional torna-se essencial.

Vamos ver quais são as profissões que estão sendo cada vez mais requisitadas?

Profissões do Futuro

Com o passar dos anos, as profissões vão mudando de rumo, acompanhando o desenvolvimento da sociedade, principalmente com a revolução tecnológica que temos vivenciado nas últimas décadas. Assim como algumas profissões provavelmente deixarão de existir, outras se tornarão cada vez mais fundamentais. São mudanças inevitáveis, resultantes das mudanças de hábitos das pessoas.

Conheça abaixo dez profissões do futuro, as quais serão cada vez mais demandadas pelo mercado de trabalho!

1- Desenvolvedores de software

Se atualmente já é uma profissão valorizada no mercado, o futuro é ainda mais promissor para quem almeja desenvolvimento de softwares e formações correlatas, como sistemas de informação, análise de sistemas, engenharia de software, dentre outras possibilidades. O desenvolvimento tecnológico é constante e isso demanda bons profissionais nessa área.

2 – Engenharia de Energias Renováveis

Toda a preocupação com o planeta leva à busca por alternativas sustentáveis, sendo a energia renovável uma delas. Portanto, profissionais com esse tipo de formação serão muito valorizados. Caso você se preocupe com o futuro do meio ambiente e a geração energética, essa formação é ideal para você.

3 – Criadores de Conteúdo:

Com a popularização incontestável da internet, inúmeras profissões foram criadas ou reformuladas. Como reflexo dessa popularização, houve a democratização dos meios de comunicação, o que possibilitou que qualquer pessoa com um celular conectado à internet possa noticiar um acidente em sua cidade ou até mesmo produzir seu próprio programa de entretenimento. E entre as novas profissões que surgiram nos últimos anos destacam-se justamente os criadores de conteúdo. Nessa área de atuação enquadram-se os bloggers, youtubers, podcasters, digital influencers e gamers, ou seja, profissionais que geram conteúdo para sua audiência e são remunerados por isso.

4 – Arquitetura e Urbanismo

Com crescimento populacional nos centros urbanos, profissionais de arquitetura e urbanismo são cada vez mais requisitados. A busca por construções sustentáveis e melhor utilização dos espaços é algo marcante nas grandes metrópoles, que tendem a crescer cada vez mais nos próximos anos. Atualmente, essa profissão está conectada com algumas tendências do mercado, como sustentabilidade, projetos em realidade aumentada, dentre outras.

5 – Marketing digital

Marcas novas e tradicionais têm investido cada vez mais em estratégias para aumentar a relevância online. O profissional que trabalha com Marketing Digital é justamente o responsável pelo planejamento e mensuração de resultados nesse meio. O objetivo desse profissional é fazer com que as marcas conquistem espaço na mente das pessoas através de sites, aplicativos, redes sociais, etc. Como atualmente as pessoas pesquisam praticamente TUDO no Google antes de tomar uma decisão, esse profissional tem sido cada vez mais valorizado pelo mercado.

Saiba como a Orientação Profissional pode auxiliar nessa escolha!

6 – Realidade aumentada e 3D

Profissionais que trabalham com essas modalidades vêm se popularizando. A busca por otimização de tempo, inovação e experiência do usuário é algo que vem conquistando o público consumidor. Se você acha que inovação e tecnologia são o combo perfeito, essa é uma profissão a seguir.

7 – Big Data

Com o aumento significativo do tráfego de dados através de redes (internet, redes internas, etc), dentre as profissões do futuro, estão os profissionais de Big Data, que tornaram-se essenciais para analisá-los e transformá-los em informações úteis à gestão estratégica das empresas que os detém. Realizar análises dos dados que trafegam nas empresas é indispensável para a evolução, diante de um mercado cada vez mais competitivo. Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das profissões mais promissoras para os próximos anos.

8 – Analistas de Investimento / Economistas

Junto aos avanços tecnológicos dos últimos anos, surgiu, em 2009, a primeira criptomoeda descentralizada (tecnologia de blockchain), o atualmente popular Bitcoin. Desde então, diversas outras criptomoedas foram lançadas, facilitando a realização de transações financeiras digitais entre pessoas de países distintos e, também, a especulação financeira. Conhecer as novas formas de investimento que o universo digital irá desenvolver, e saber tirar proveito financeiro disso, exigirá profissionais cada vez mais especializados. Diante dos desafios que se aproximam, essa é mais uma profissão com grande potencial de crescimento nos próximos anos.

9 – Inteligência Artificial

É a área de conhecimento que estuda a inteligência similar à humana, produzida por sistemas estruturados de informação. Com a evolução tecnológica, os softwares que fazem uso da inteligência artificial têm conquistado cada vez mais mercado e, junto a isso, os profissionais que atuam nessa área. Para trabalhar com inteligência artificial você precisa unir conhecimentos ligados a engenharia de softwares e análise de dados (Big Data), sendo esta uma das profissões mais promissoras dos próximos anos e entrando para a lista das profissões do futuro.

10 – eSports

As competições de jogos eletrônicos impressionam por sua própria natureza. Um vídeo-game não é nada parecido com os esportes tradicionais, que exigem elevado preparo físico dos competidores. Os esportes eletrônicos, em contrapartida, elevam ao limite a agilidade dos competidores em manusear um “joystick”, teclado ou mouse, além de testar o conhecimento estratégico e raciocínio rápido dos competidores. Como uma espécie de “xadrez moderno”, as competições de jogos eletrônicos têm lotado estádios e despertado a atenção de clubes tradicionais (como Flamengo) e emissoras de televisão (ESPN, Bandsports, SporTV, etc) que passaram a televisionar os eventos. Diante do expressivo crescimento deste mercado, existem muitos “atletas” altamente remunerados por suas habilidades, sendo patrocinados por grandes marcas produtoras de games, consoles e equipamentos periféricos.

Essas são algumas das profissões do futuro. Mas calma, isso não significa que o mercado de trabalho será limitado às opções citadas, pois ainda há espaço para as profissões tradicionais sim. Caso você se identifique com alguma delas, saiba que, apesar de serem pouco conhecidas são carreiras promissoras e que, sem dúvida, serão muito demandadas pelo mercado de trabalho nos anos que se aproximam.

Nos acompanhe no Instagram!

Tour Virtual no Colégio Geração

Tour Virtual no Colégio Geração – Conheça nossa estrutura

Os alunos dispõem de salas de aula climatizadas e equipadas com recursos tecnológicos, biblioteca informatizada e ambientes que estimulam o processo de ensino-aprendizagem. Localiza-se em uma região excelente por ser de fácil acesso, servida de transporte público, sendo rota para os principais bairros da Ilha. Temos uma estrutura moderna e bem cuidada, motivos pelos quais lhe convidamos a fazer um Tour Virtual pelo Colégio Geração!

Conheça a estrutura do Colégio Geração em um Tour Virtual →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

11/07/2019
Jade Zart