Veja como enfrentar o dilema quanto à idade para colocar o filho na escola e de que modo a educação infantil contribui com o desenvolvimento da criança.
O desenvolvimento de uma criança depende de uma série de fatores. Sobretudo na primeira infância, onde as conexões neurológicas são mais dinâmicas, é preciso criar um ambiente propício para estimular o cérebro e ajudar os pequenos a se desenvolver intelectualmente. Nessa fase, uma dúvida que sempre ronda os pais é sobre a melhor idade para colocar o filho na escola.
E embora existam muitos fatores que podem influenciar nessa decisão, a escola é um lugar que, mais cedo ou mais tarde, fará parte da rotina da família. Durante os primeiros anos de vida, ela desempenha um papel fundamental no crescimento das crianças. Afinal, é na escola que os pequenos aprendem a socializar, desenvolvem a capacidade de raciocínio e a linguagem.
Portanto, além de saber a melhor idade para colocar o filho na escola, também é essencial compreender o motivo pelo qual essa decisão está sendo tomada e escolher uma escola que atenda às necessidades da criança e dos pais.
Se você está enfrentando esse tipo de dúvida, acompanhe o artigo e veja algumas dicas sobre a idade certa de inserir os pequenos no contexto escolar e quais os benefícios isso trará para a criança.
Boa leitura!
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Os benefícios de matricular seu filho na educação infantil
Como já dissemos, a escola é um ambiente muito favorável ao desenvolvimento da criança, seja no sentido cognitivo, intelectual, físico ou social. Mesmo que você ainda não esteja certo sobre qual a melhor idade para colocar o filho na escola, a educação infantil exerce um papel essencial na formação do indivíduo.
A seguir, separamos três aspectos fundamentais que são beneficiados quando a criança passa a integrar o ambiente escolar. Confira:
Desenvolvimento Emocional
A socialização que a escola proporciona contribui significativamente para o desenvolvimento emocional das crianças. Afinal, fora do contexto familiar, os pequenos aprendem que ficar distante dos pais não é algo ruim, e também passam a criar vínculos afetivos com outras pessoas – professores e colegas de turma. Assim, elas assumem um outro papel social, que não apenas o de filho e filha. E também passam a ter que lidar com as emoções de outras crianças, com culturas e desejos diferentes.
Desenvolvimento Físico
Quando uma criança passa a frequentar uma escola de educação infantil, ela também tem seu desenvolvimento físico estimulado. Seja com brincadeiras, práticas esportivas e demais atividades pensadas especialmente para os pequenos, na escolinha é possível gastar mais energia e desenvolver a consciência corporal.
Desenvolvimento Intelectual
A capacidade intelectual da criança passa a ser mais estimulada quando frequenta uma escola de educação infantil. Afinal, o plano pedagógico é criado por profissionais que entendem os aspectos do intelecto infantil e sabem como potencializar esse desenvolvimento através de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras.
Afinal, qual a melhor idade para colocar o filho na escola?
Agora que você já conhece alguns dos benefícios de matricular os pequenos na educação infantil, deve estar se questionando sobre a idade mais adequada para isso. Lembrando que, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), crianças a partir de 4 anos (completados até dia 31 de março) devem ser matriculadas na pré-escola, obrigatoriamente.
No entanto, independente de qual a idade para colocar o filho na escola, é importante que os pais compreendam que adiar essa dinâmica pode privar a criança de uma série de benefícios.
Nesse sentido, a educação infantil deve sempre ser vista como um ambiente de aprendizado e desenvolvimento, e não apenas como um local onde a criança ficará resguardada enquanto os pais trabalham.
Dito isso, e indo além da questão de imposição da LDB, a decisão de matricular o filho na educação infantil deve passar por uma análise dos motivos e necessidades da família. Por exemplo, se a vontade dos pais é de que a criança aprenda a socializar, a melhor idade para colocar o filho na escola é a partir dos 2 anos, pois é a fase onde os pequenos aprendem mais a interagir.
Contudo, se os pais precisam trabalhar fora e não há com quem deixar o filho, pode ser necessário e recomendado colocar a criança numa escolinha com berçário.
Mas caso nenhum desses pontos seja relevante para a família, com a idade de 4 anos completos a educação infantil passará a ser uma realidade, e a partir daí a criança encontrará muitos benefícios para o seu desenvolvimento, como já citamos.
O que você deve levar em consideração na hora de matricular seu filho na escola?
Ao entender qual a idade para colocar o filho na escola, é importante pensar na dinâmica familiar, estrutura e necessidades antes de efetuar a matrícula. Por exemplo, se existe uma rede de apoio em algum período, como são os horários das aulas, como é feito o período de adaptação, se os horários estão de acordo com o horário de trabalho dos pais etc. Todas essas questões influenciam na decisão de matricular o filho na escola, e também na escolha da instituição que poderá atender a demanda.
Veja a seguir algumas orientações que podem ajudar na decisão:
Verifique a estrutura das escolas na hora de escolher
Escolas de educação infantil podem ter diferentes estruturas para atender as demandas dos pais e dos alunos. Algumas recebem bebês e crianças menores, outras não. Além disso, a escola também pode ser em turno integral ou por período.
Portanto, é importante observar esses pontos para saber qual instituição melhor se adequa à necessidade e objetivo da família.
Entenda quais as necessidades da criança nesse momento
Esse é um ponto fundamental a ser considerado: do que seu filho precisa, afinal?
Nesse caso, vale considerar o espaço que a criança tem para brincar, se existem outras crianças em seu convívio ou se ele é muito só, qual a rotina da criança, etc.
Além da faixa etária, é claro, que também demanda necessidades distintas, é essencial observar o que seu filho tem, atualmente, e o que ele precisa para se desenvolver de modo mais saudável, em diversos aspectos.
Avalie as suas próprias necessidades
Mães e pais, além das questões profissionais, também precisam de tempo para si. Esse é um ponto fundamental que pode e deve ser considerado na hora de matricular seu filho na escola.
Pois, muitas vezes, é importante que a criança esteja num ambiente adequado ao seu desenvolvimento, enquanto os pais estão também tendo tempo de cuidar da sua própria saúde e bem-estar. Isso sem contar que, no caso das mães que trabalham fora, a carga de trabalho costuma ser dobrada.
Como escolher a escola ideal?
Enfim, é chegada a hora de escolher a escola ideal para seu filho. Nesse momento, o primeiro ponto a se considerar está relacionado à idade da criança. Afinal, é preciso que a instituição aceite crianças dentro da faixa etária que a família necessita.
Outro ponto fundamental é quanto à estrutura do local. Se existem espaços para brincadeira ao ar livre, salas bem arejadas e confortáveis, segurança etc. E lembre-se que avaliar a estrutura também significa considerar os profissionais que atuam na escola, sua formação e experiência.
Por último, busque informações sobre o processo de adaptação dos novos alunos. Sabemos que o primeiro momento de separação entre filhos e pais pode ser complicado, especialmente se a criança não está acostumada com pessoas estranhas.
Nessa hora, é preciso ter um cuidado redobrado, com atenção e carinho de ambas as partes – pais e profissionais – para acolher os pequenos e dar o suporte que eles necessitam, até que se acostumem com a dinâmica.
Sabemos que a decisão de colocar o filho na escola nem sempre é fácil, pois é um processo que envolve dúvidas e uma certa insegurança, que são naturais. Por isso, compreender as questões que trazem benefícios para o desenvolvimento infantil e encontrar uma instituição de ensino que passe a confiança necessária pode ajudar nesse desafio e trazer ótimos resultados para todos.
Educação Infantil – dos 3 aos 5 anos
Entendemos que os conhecimentos são formados a partir das experiências das crianças, das interações, das brincadeiras e da construção dos significados em relação ao contexto infantil. O nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado de acordo com a BNCC, consolida como direito da criança o aprender através do interagir e do brincar. Os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino são recursos adicionais, usados como uma ferramenta a mais para encontrar inúmeras possibilidades de investigação, linguagens, interações e brincadeiras que despertem o interesse da turma, validando o processo pedagógico democrático e feliz!