Dicas para facilitar a adaptação escolar do seu filho

Escolher um bom colégio para o filho é fundamental para o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social. Além disso, é a garantia de um futuro melhor e promissor para os pequenos. No entanto, para as crianças e jovens não é tão simples assim, “aquela escola é boa e isso é ótimo para mim”. Eles precisam passar por uma adaptação escolar, afinal, todo ingresso ou transferência é um mergulho em um mundo totalmente novo.

Nós adultos sabemos que temos a capacidade de nos adaptar a inúmeras dificuldades e novas experiências. Porém, as crianças ou pré-adolescentes não se conformam tão facilmente com a mudança quanto uma pessoa madura, por exemplo. Eles ainda não entendem muito bem seus sentimentos, principalmente quando são expostos a um ambiente incomum.

Desta forma, mesmo quando seu filho está ingressando em uma escola de excelente qualidade, a adaptação escolar pode ser um desafio. Os principais parceiros durante este processo, são os pais e outros integrantes da família.

Por este motivo, é fundamental para o bem-estar dos seus filhos entender os desafios da adaptação e saber como ajudá-los neste momento de transição. 

Neste conteúdo, explicaremos como a família pode ajudar neste processo, além de citar dicas para facilitar a adaptação escolar do seu filho(a).

Boa leitura!

Por que o processo de adaptação escolar é tão desafiador?

Se você está passando por dificuldades no processo de adaptação escolar de seu filha(a), acalme-se. É muito normal que os alunos sintam-se inseguros, com medo e até recusem ou se revoltem com a mudança em sua rotina. 

Isso não acontece somente nos primeiros dias de aula na vida da criança, mas também quando são trocadas de escola, de turma ou até de um ano letivo para o outro.

Toda estreia em nossa vida gera um enorme mix de emoções. Algumas são muito positivas, já outras podem ser bem desagradáveis. É preciso lembrar que os mais novos ainda não sabem lidar bem com o que sentem e muitas vezes não conseguem sequer entender o que estão sentindo. Se para nós já é difícil se adaptar às mudanças, imagine para os mais jovens.

Nós precisamos de rotina para ter segurança em nossas vidas, com horários, tarefas, obrigações e lazer, pois é ótimo saber o que vai acontecer e quando acontecerá, isso promove uma enorme zona de conforto.

Quando inseridos em um novo ambiente, as crianças e adolescentes entram em conflito com seus sentimentos, ainda existe um apego com o aconchego da família, com a parceria dos amigos e a confiança nos professores e outros profissionais da escola anterior.

Além disso, os jovens são muito radicais, “8 ou 80”, qualquer mudança na rotina ou saída da zona de conforto pode ser o fim do mundo, algo aterrorizante. Para ele, é muito difícil entender como essa mudança pode ser benéfica e o quão frutífero é conhecer outras pessoas e fazer novas amizades.

Por isso é tão importante que a escola e os responsáveis pela criança/jovem guiem os estudantes e entreguem o suporte necessário para que eles consigam superar esses desafios e entendam que não estão sozinhos nessa etapa de transição. 

Qual é o papel da família na adaptação escolar?

O primeiro passo para ajudar os filhos durante o processo de adaptação escolar é entender exatamente como se sentem. Antes mesmo da mudança é importante introduzir o assunto e mostrar os motivos positivos.

Após o ingresso no “novo mundo”, é fundamental perguntar sobre suas frustrações, desejos e quais pontos estão incomodando. Estes questionamentos são importantes para que a família saiba quais estratégias podem ser utilizadas para auxiliar no processo e como encorajar o filho(a) a desbravar novos horizontes.

De uma maneira resumida, o grande papel da família é ter muita paciência, tolerância e bom senso para tranquilizar a adaptação escolar, sempre minimizando sentimentos que possam ser desnecessários e deixando evidente que toda mudança é um processo cheio de surpresas agradáveis e desagradáveis.

A adaptação escolar leva quanto tempo?

É difícil determinar um tempo exato para a adaptação escolar, pois cada indivíduo é único e tem suas próprias características. Algumas crianças se adaptam em uma ou duas semanas, já outras não se adaptam de maneira alguma com a escola e só se acalmam quando encontram um lugar que se sintam seguros e confortáveis.

Quando a nova escola tem costumes e valores que vão de acordo com os da família, normalmente, o processo dura cerca de três meses. Isto ajuda a criança ou jovem não se sentir deslocado em relação com o que estão acostumados a ver e viver.

Por isso, para agilizar a adaptação escolar, é imprescindível escolher por colégios que fortaleçam a relação entre escola e família, ajude na integração ao novo grupo de colegas e conte com atividades extracurriculares. Esta é uma forma eficaz para entregar um bom processo de adaptação e formação dos filhos.  

Confira algumas dicas para facilitar a adaptação escolar

Agora que você sabe o quão fundamental é o papel da família para a adaptação escolar dos filhos, chegou a hora de aprender como ajudá-los durante essa mudança profunda de rotina.

Confira o que pode ser feito.

Faça a mudança parecer gradual

Como você viu até aqui, o impacto de entrar na escola ou trocar de colégio é grande nos jovens e nas crianças.  

No primeiro momento em que você tiver uma projeção da mudança, já comece a introduzir o assunto e comentar sobre a nova escola. Se for uma transferência dentro do mesmo município, faça uma visita introdutória no colégio para apresentá-lo e mostrar o quanto será positivo para seu/sua filho(a). 

Caso a mudança seja bem grande, como de uma cidade ou estado para outro, gaste um tempo com seu filho(a) contando sobre a nova cidade, apresente algumas atrações, lugares históricos, a nova vizinhança e o que mais for interessante para ele/ela, sempre transmitindo segurança e contando como será vantajoso para toda a família.

Estabeleça uma nova rotina para a criança

A rotina é o norte da vida dos jovens e crianças, pois é o que define o que é preciso ser feito, quando precisa ser feito e como isso traz resultados positivos para eles. Para os pequeninos muito novinhos, a rotina é ainda mais importante, uma zona de conforto e proteção.

Por isso é muito importante estabelecer a nova rotina antes mesmo da mudança, para garantir que tudo ocorra dentro do programado quando a hora chegar e evite deixá-los ainda mais assustados.

Envolva seu/sua filho(a) em todo o processo, como separar o uniforme e arrumar a mochila no dia anterior, sempre passando segurança de que, apesar das mudanças, com o tempo as coisas se encaixam e o resultado será muito positivo.

A rotina é uma das percepções mais importantes dos pequenos. Para crianças mais novas, é fundamental que ela seja o menos afetada possível.

Demonstre interesse na rotina escolar da criança

Depois de iniciar no novo colégio, a próxima etapa decisiva para a adaptação escolar é a demonstração de interesse na rotina da criança.

Esqueça da pergunta clichê “como foi sua aula hoje?” que, em vez de demonstrar interesse, passa a sensação de os pais estão perguntando por obrigação.

Você pode perguntar:

  • Do que você mais gostou hoje na escola?
  • Você se divertiu? Aprendeu bastante?
  • Qual seu lugar preferido?
  • O que você mais gosta de aprender e o que menos gosta?
  • Se você fosse o professor(a), o que ensinaria para sua turma?
  • Você ajudou alguém hoje? Como fez isso?
  • Alguma coisa te deixou triste hoje na escola?
  • Você conseguiu rir bastante? O que foi tão engraçado?
  • De 0 a 10, como foi seu dia na escola?

Reforce aspectos positivos desta nova fase

Mesmo conhecendo muito bem seu/sua filho(a), você não consegue entender o quanto seus amigos, professores e o ambiente escolar anterior eram importantes. É muito difícil ser tirado de um grupo e colocado em outro que você não conhece nada ou ninguém.

A família precisa proporcionar ajuda e conforto emocional para o filho(a). Comece dizendo que apesar da mudança, o contato com os amigos antigos não vai e nem precisa acabar.

Além disso, fale também como é precioso e gratificante fazer novas amizades, conhecer lugares novos e aprender coisas inéditas. Continue com as perguntas diárias citadas no tópico anterior para concluir a adaptação escolar e mantenha o hábito para sempre.

Gostou das dicas para facilitar a adaptação escolar de seu/sua filho(a)? Para aprender ainda mais sobre o aprendizado e desenvolvimento das crianças e adolescentes, continue navegando em nosso blog!

Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

30/11/2021
Elisabete Alhadas