Desenvolvimento Social da Criança: o que é e como você pode incentivá-lo?  

Entenda o que é desenvolvimento social da criança, como ele acontece e o que pode ser feito pelos pais para ajudar neste importante processo da formação do ser humano.

O desenvolvimento social está ligado diretamente com a capacidade que um indivíduo tem de interagir adequadamente com outras pessoas, comunicar-se, resolver problemas, negociar, dividir, revezar, entre outros. É uma peça-chave na construção do conhecimento, autopercepção e consciência das crianças quanto à importância de se viver em coletividade.

É um tema muito importante a ser abordado na infância e está diretamente atrelado com o desenvolvimento emocional, pois depende da capacidade de reconhecer as suas próprias emoções e as das outras pessoas, da empatia e de responder adequadamente às suas emoções e de outros indivíduos. 

O desenvolvimento social da criança tem um papel fundamental na hora de prepará-la para viver em grupo, ter noção do que é vivência coletiva e como se comportar, começando com a família e se estendendo para toda sociedade.

É certo que a escola tem um peso muito relevante na definição da criança como um ser social, pois permite conviver com pessoas da mesma faixa etária dividindo descobertas e aprendizados, fatores determinantes para a completa formação de um indivíduo. Contudo, os pais também têm um papel decisivo na hora de preparar seus filhos para o convívio coletivo.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é o desenvolvimento social das crianças, quais habilidades estão relacionadas e como os pais podem ajudar nessa etapa de descobrimento do mundo e das outras pessoas.

Boa leitura!

O que é o Desenvolvimento Social da Criança?

O desenvolvimento social da criança envolve técnicas e hábitos que ajudam os pequeninos a explorarem seus aspectos emocionais, físicos e cognitivos. Em cada fase da infância, esses aspectos são explorados na prática dentro de casa e na escola. 

Assim como o pediatra é responsável pela saúde e o terapeuta pelo emocional, a família e a escola trabalham por meio de estímulos para melhorar as habilidades nas crianças e ajudá-las a ter e manter uma boa convivência em sociedade.

Esses estímulos podem começar durante a gestação e se estender até os 6 anos de idade, fase da vida em que as crianças vão para escola e já precisam estar preparadas para o convívio no coletivo.

No começo da vida, a criança começa a interagir com outros indivíduos (seus pais ou cuidadores) pela a voz,  reagindo de maneira prazerosa quando reconhece quem está falando com ela.

É neste período da infância onde as emoções começam a se aprimorar. Em seguida, na fase pré-operatória (entre 2 e 7 anos de idade), os pequeninos se tornam muito egocêntricos, pois ainda não entendem como os terceiros se sentem em relação ao seu comportamento e expressão de emoções. 

Em contrapartida, é desenvolvida uma linguagem própria, que promove a criatividade e a geração de ideias por meio de atividades infantis específicas para o desenvolvimento social da criança.  

Quais são as habilidades relacionadas ao Desenvolvimento Social da Criança?

O desenvolvimento social da criança é sustentado por 4 habilidades emocionais fundamentais para conviver em harmonia nos ambientes coletivos e se inserir com segurança na sociedade sem que as reações e diferenças dos outros indivíduos causem reações ou impactos emocionais negativos.

Empatia

Ter empatia é o mesmo que saber se colocar no lugar do próximo e ter a sensibilidade de analisar uma situação pelo ponto de vista do outro. É uma habilidade complexa, que precisa de muito estímulo para se desenvolver a ponto de tornar a vivência social totalmente positiva. Até para nós adultos é um grande desafio formar uma postura empática e colocá-la em prática.

Respeito

Para ter um convívio coletivo harmônico é preciso sempre respeitar o próximo, mesmo quando não concordamos com sua opinião ou posicionamento. Cada indivíduo é único e tem suas próprias características. 

Por este motivo, é preciso trabalhar o respeito na criança para que ela consiga conviver com a diversidade e entender que certas atitudes podem ser desrespeitosas, ofensivas ou diminuir a existência do próximo. 

Incentivar as crianças a respeitar os outros e servir como exemplo é nosso dever como seres sociais. Com pequenos gestos e diálogos agradáveis é possível transmitir aos pequeninos que é preciso saber esperar sua vez, reconhecer as qualidades dos amiguinhos e entender que nem sempre o que eles querem pode ser alcançado.

Comunicação

A comunicação é a habilidade mais estrutural a ser trabalhada no desenvolvimento social da criança, afinal é ela que nos interliga com outros indivíduos, permitindo a transmissão de ideias e mensagens, com clareza e coerência. 

Também é fundamental lembrar que parte da comunicação é ouvir, dar atenção ao que o outro diz e tempo para que tudo seja dito. Sabendo disso, os diálogos se tornam fluidos, sem interrupções e influenciam melhor no amadurecimento da criança.

Cooperação

Seja na infância ou na maturidade, nossa vida é cheia de atividades em equipe. Saber como se comportar e conviver em grupo é determinante para ter boas experiências e conseguir bons resultados, seja na vida social ou profissional.

Como os pais podem contribuir com o Desenvolvimento Social da Criança?

Seja na infância ou na maturidade, nossa vida é cheia de atividades em equipe. Saber como se comportar e conviver em grupo é determinante para ter boas experiências e conseguir bons resultados, seja na vida social ou profissional.  

Como dito no início, apesar da escola ter grande responsabilidade no desenvolvimento social da criança, boa parte disso deve ser feito pelos pais, por meio da promoção de interações da criança com outras pessoas, que estimulem a formação das habilidades destacadas no tópico anterior.

Existe uma infinidade de maneiras que ajudam o desenvolvimento social da criança. Algumas são muito populares, como os costumes passados dos pais para os filhos e outras podem ser facilmente aplicadas.

Uma das mais utilizadas é a criação de uma rotina de conversas em família a fim de celebrar a união, dando espaço para a criança falar e os pais responderem o que pensam sobre o que foi dito. Pode ser durante as refeições, antes de deitar ou depois das brincadeiras.

Outra boa estratégia é incentivar a criança a expor seus sentimentos e ajudá-la a fazer isso quando algum bloqueio surgir. O incentivo deve estar presente em todas as situações, seja para enviar uma mensagem ao professor, dizer ao amiguinho ou amiguinha que sente saudades, o quanto ela gosta das pessoas, se aconteceu algo que ela não gostou, etc. 

É fundamental que a criança saiba se expressar adequadamente no convívio coletivo, seja para definir limites, dizer o que pensa ou para dar espaço a novas interações.

Também é crucial moderar o uso da tecnologia, como computadores, smartphones e videogames. Apesar de serem ferramentas muito úteis para a construção do intelecto, elas têm um enorme poder de imersão no mundo virtual, fazendo com que as crianças se esqueçam de cultivar, preservar e dar importância para as relações pessoais presenciais.   

Para contornar essa situação, é muito interessante promover atividades em grupo, com os amiguinhos e outros familiares, como a prática de esportes coletivos, atividades de colorir, jogos de tabuleiro, sessão de filmes educativos e clube da leitura.

Pronto, chegamos ao final deste conteúdo, agora você sabe o que é o desenvolvimento social da criança, quais habilidades emocionais estão intimamente ligadas a ele e como você pode ajudar seu/sua filho(a) neste processo.

Para aprender muito mais sobre a formação das crianças, continue em nosso blog.

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Educação Infantil – dos 3 aos 5 anos

Entendemos que os conhecimentos são formados a partir das experiências das crianças, das interações, das brincadeiras e da construção dos significados em relação ao contexto infantil. O nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado de acordo com a BNCC, consolida como direito da criança o aprender através do interagir e do brincar. Os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino são recursos adicionais, usados como uma ferramenta a mais para encontrar inúmeras possibilidades de investigação, linguagens, interações e brincadeiras que despertem o interesse da turma, validando o processo pedagógico democrático e feliz!

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23/03/2022
Elisabete Alhadas