Teatro Infantil na Escola: Benefícios para o Desenvolvimento das Crianças

Veja como o teatro infantil pode ser significativo no desenvolvimento das crianças, preparando-as de diversas maneiras para enfrentar os inúmeros desafios da vida.

A arte é uma ferramenta fantástica para o desenvolvimento infantil, pois permite que a criança aprenda uma série de novos temas ao mesmo tempo que desenvolve diferentes habilidades e começa a enxergar novas perspectivas, suas individualidades e sensações.

Durante a infância, os pequeninos exploram os sentidos em tudo que fazem. Com o teatro infantil e as diversas formas de expressão artística que ele proporciona, as crianças conseguem desenvolver seus sentimentos, construir sua autoestima e ter a capacidade de expressar o simbólico por meio de suas representações.

É uma atividade prática totalmente envolvida com os sentimentos e emoções. O teatro infantil permite que elas aprendam a se expressar para o mundo, valorizando e se beneficiando das múltiplas manifestações artísticas e culturais envolvidas com essa atividade.

Neste conteúdo, vamos mostrar a importância do teatro na infância e como ele pode entregar uma série de benefícios no desenvolvimento das crianças. 

Boa leitura!

A importância do teatro na infância

Quando se pensa em teatro, logo vem à mente apresentações ao público. Atrás disso, existe toda uma preparação por meio de aulas, oficinas e práticas que envolvem o corpo, a voz e a mente, ajudando os participantes a enxergarem novas possibilidades e construírem novos relacionamentos.

As atividades realizadas até o momento da representação de um papel são em grupo. Para que tudo corra conforme o esperado, existe um processo de aceitação pessoal, autoconhecimento, construção da confiança, além da percepção de espaço, tempo e do comportamento dos participantes. 

Por isso, o teatro infantil pode entregar uma série de benefícios, assim como a prática de esportes na infância, pois também exige percepções corporais importantes para trabalhar os movimentos, fala e performance de alto nível. 

Esta atividade permite que a voz, meio fundamental para a comunicação das crianças e expressão de seus sentimentos, seja utilizada como instrumento e aproveitada da melhor maneira possível. Além disso, assim como na literatura, o teatro também expõe aos praticantes obras importantes, renomadas, que aguçam a criatividade e ajudam a construir o senso crítico.

Benefícios do Teatro Infantil na Escola

Agora que você sabe a importância do teatro infantil e como ele atua no desenvolvimento intelectual e emocional da criança, vamos te apresentar os principais benefícios que esta atividade pode entregar aos pequeninos.

Confira!

Desenvolve a capacidade intelectual e motora

A criança aprende, cria, se inventa e reinventa por meio da diversão que a exploração do mundo entrega para ela.

O teatro infantil dá um impulso muito positivo para desenvolver a imaginação, a criatividade, intelecto e habilidades artísticas conhecidas e outras ainda não descobertas pelos pequeninos. Ao mesmo tempo, as atividades praticadas para a representação de papéis, sejam em grupo ou individuais, trabalham a expressão corporal e verbal. Por consequência disso, a dicção e a coordenação motora são aprimoradas.

Além disso, instiga o interesse pela leitura e a torna mais dinâmica, melhorando a atenção, concentração, rapidez dos pensamentos e a formação de opinião. Assim, a criança consegue ter um melhor desempenho em suas outras atividades escolares e um intelecto mais aguçado.

Melhora sociabilidade

O teatro é uma atividade em grupo. Por isso, para fazer parte dele é inevitável ter que conviver com novas pessoas e socializar com as diferenças de cada indivíduo. O trabalho em conjunto estimula a cooperação entre os participantes e promove a simulação da vida em sociedade por meio da interpretação dos papéis e das improvisações necessárias para o bom resultado da obra (que depende de todos para acontecer). 

Assim, as crianças conseguem identificar seus pontos fortes e usá-los nas atividades, tarefas e quaisquer outras práticas no coletivo.

Combate a timidez e melhora a desenvoltura

Por mais que alguns pais acreditem que seu/sua filho(a) seja tímido(a) demais para atuar, inseguro(a) para fazer teatro, ou com vergonha de falar na frente das pessoas, mesmo que esses medos sejam reais,  esses fatores não impedem que a criança faça parte do teatro infantil. Qualquer criança está apta a participar, por mais inibida ou tímida que seja.

É exatamente para trabalhar esses e muitos outros pontos no desenvolvimento da criança que o teatro faz parte das atividades extracurriculares no ensino infantil. Os pequeninos não precisam de desenvoltura ou serem desinibidos para atuar, pois as aulas trabalham capacidades pessoais e motoras, ajudando-os a expressarem melhor suas emoções e se livrarem dos bloqueios causados pela vergonha.   

Estimula a memória e concentração

É do conhecimento de todos que, para atuar, os participantes do teatro precisam decorar as falas. Não para por aí, o teatro infantil também exige das crianças que memorizem as marcações de cena, expressões corporais, assim como as entradas e saídas de cena.

Assim, é inevitável que as crianças melhorem sua concentração, memória e movimentos corporais para fazer parte de uma ou muitas peças. É uma prática que entrega benefícios para toda a vida. 

Melhora a dicção

Para falar ao público, além de desenvoltura, também é preciso pronunciar bem o que está sendo dito durante a atuação. Por isso, o teatro infantil, por meio de uma série de exercícios, consegue aprimorar a articulação e projeção das palavras. É um processo gradativo que ensina as crianças a aproveitar e proteger melhor seus recursos vocais.

Favorece a autoestima, criatividade e confiança

A auto estima está diretamente ligada ao autoconhecimento e a capacidade de expressar o que sente. O teatro infantil ajuda as crianças a conhecerem e aproveitarem seus pontos fortes ao mesmo tempo que as ensina a identificar quais aspectos precisam ser melhorados.

Assim, é inevitável que a criança eleve sua autoestima, pois ela está em constante prática de sua capacidade de realizar. Para dar vida a um personagem, os pequenos passam por todo um processo criativo que requer uma boa dose de imaginação.

Por este motivo, as crianças que participam do teatro infantil têm uma capacidade maior de criar e contar histórias, pois exercitam constantemente sua criatividade e imaginação.   

Aumenta o senso de responsabilidade e comprometimento

Para que uma peça seja apresentada e consiga transmitir as múltiplas mensagens em seu conteúdo, é fundamental que todos os participantes pratiquem e se comprometam a fim de cumprirem seu papel na peça e, ao mesmo tempo, garantir um bom entrosamento entre os atores.

Isso requer disciplina, responsabilidade e comprometimento nos ensaios, além do trabalho de toda a equipe na preparação e nas apresentações. Com pouco tempo de prática, as crianças entendem a necessidade de cumprir com suas obrigações para que todos consigam ter um bom desempenho.

Promove consciência corporal

Além da voz, o teatro também exige expressão corporal para dar vida aos personagens, permitindo que os alunos tenham uma melhor consciência do seu corpo e consigam superar os bloqueios corporais que possuem.

Oficina de Teatro do Colégio Geração

Há mais de 35 anos o Colégio promove sua missão de educar com qualidade, garantindo o desenvolvimento integral de seus alunos por meio da participação coletiva de todos. Assim, é possível entregar uma educação inovadora e significativa.

Com o intuito de melhorar ainda mais o desenvolvimento dos alunos, nós oferecemos Oficinas de Teatro dirigidas pelo professor Rafael Meira, realizadas em grupos de 6 a 20 participantes como atividade extracurricular para crianças a partir dos 6 anos.

Gostou de saber os benefícios que o teatro infantil entrega para o desenvolvimento das crianças? Entre em contato conosco e saiba como seu/sua filho(a) pode fazer parte de todo nosso plano de construção do intelecto e emocional dos alunos.

Ensino Fundamental 2 - do 6º ao 9º ano

Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano

O Ensino Fundamental II marca uma nova e importante etapa na vida acadêmica dos alunos. As mudanças que ocorrem neste momento são evidenciadas pelos seguintes aspectos:

  • Aumento da demanda de estudo em casa;
  • Aumento das responsabilidades;
  • Necessidade de desenvolver mais autonomia;
  • Número maior de professores e conteúdos;
  • Transição da infância para a pré-adolescência.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 2 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

29/03/2022
Elisabete Alhadas