Saiba como contribuir para o desenvolvimento musical do seu filho

Estimular o desenvolvimento musical de uma criança pode refletir em diversas outras áreas e potencializar talentos que serão de grande valia na vida adulta.

A música é parte da nossa vida. Desde as tradicionais canções de ninar até as músicas ouvidas no dia a dia pelos pais e familiares, ainda muito pequenos somos incentivados a ouvir, cantar e dançar! E tudo isso acaba por estimular o desenvolvimento musical das crianças, o que pode, inclusive, resultar numa escolha profissional futuramente.

Além disso, a música é a mais popular das artes e faz parte do contexto sociocultural onde estamos inseridos e, portanto, está muito longe de ser apenas uma forma de entretenimento, para ser também um meio para comunicar e educar.

Nesse sentido, promover o desenvolvimento musical dos pequenos é uma forma eficiente de conduzi-los a um pensamento crítico, contribuindo para seu enriquecimento cultural, ao passo que também trabalha o desenvolvimento da criatividade e de tantos outros aspectos, sejam eles físicos ou psicossociais.

E se você deseja saber mais sobre como contribuir para que seu filho desenvolva um potencial musical, acompanhe o artigo!

O poder da música no desenvolvimento Infantil

Pare por um instante e pense nas suas músicas favoritas… Quais lembranças elas trazem? Que sentimentos despertam? Agora relembre alguns dos momentos mais importantes, divertidos e significativos que você já teve… Com toda certeza, muitos deles — senão todos — tiveram uma “trilha sonora”, não é mesmo? Isso sem contar o período da infância, que também costuma ser marcado por músicas da época e que, anos depois, trazem um sentimento de nostalgia.

Pois bem, este é o poder da música: nos transportar, alegrar (entristecer também, por que não?), movimentar e fazer refletir! Em todas as fases da vida, mas especialmente na infância, quando a música está inserida na rotina, ela é capaz de potencializar o aprendizado de outras áreas.

Portanto, o desenvolvimento infantil passa também pelo desenvolvimento musical, seja em maior ou menor proporção. A seguir, listamos alguns aspectos onde a música atua para o processo evolutivo e de crescimento dos pequenos:

Desenvolvimento Cognitivo

Tornar as funções cognitivas mais desenvolvidas é uma das principais consequências de estimular o desenvolvimento musical das crianças. Isso porque, ao participar de atividades que envolvam música, seja em forma de brincadeiras ou num contexto pedagógico, a criança necessita ativar diversas áreas do cérebro, como a memória, a atenção, a concentração e a percepção sensorial. Assim, todo o processamento das informações acaba por estimular uma série de habilidades. 

Desenvolvimento da Linguagem

A linguagem é um aspecto fundamental do desenvolvimento infantil, e a música auxilia diretamente nesse ponto. Na fase em que a criança está aprendendo a pronunciar as palavras, as atividades musicais potencializam esse aprendizado, já que a música permite desenvolver a audição e a fala concomitantemente.

Além disso, pais que se preocupam com o aprendizado de uma língua estrangeira, encontram no desenvolvimento musical uma forma bastante favorável. Pois quanto mais cedo uma criança tiver contato com outro idioma, mais facilidade ela terá em assimilá-lo.

Criatividade

Incentivar o desenvolvimento musical da criança também é uma forma de estimular sua criatividade, já que favorece as funções motoras, além dos aspectos de socialização. Além disso, enquanto arte, a música tende a criar um senso estético e ser um ponto de partida para o interesse em outras formas de arte, como literatura, teatro, desenho e dança.

Expressão Corporal

Música e dança estão diretamente ligadas, e a primeira é responsável por criar o caminho até a segunda. Isso significa que, para uma criança, o desenvolvimento musical também é capaz de desenvolver a expressão corporal, estimulando os movimentos e a psicomotricidade. 

Nos pequenos, criar uma consciência corporal é algo que leva tempo, mas a partir do momento que as atividades musicais são desenvolvidas, esse aspecto é acelerado.

Desenvolvimento Socioafetivo

Tão importante quanto as funções motoras e cognitivas, o aspecto socioafetivo também é estimulado com música no desenvolvimento infantil. 

As áreas da educação e da psicologia têm se preocupado cada vez mais com as questões socioafetivas que envolvem a primeira infância. Afinal, as emoções e sentimentos também são a base da construção de um indivíduo, e andam junto com outros aspectos do desenvolvimento, como as funções motoras e cognitivas.

Nesse sentido, o estímulo musical contribui para esse desenvolvimento, especialmente nos momentos em que a criança é embalada por cantigas de ninar, e também nos momentos de distração do bebê, quando ele chora ou não quer fazer algo, como tomar banho ou comer, por exemplo. Assim, a música é tida como forma de transmitir segurança e afeto dos pais para os filhos.

Já no ambiente escolar, as atividades musicais promovem a socialização, e assim é até a vida adulta, quando através da música continuamos nos reunindo com as pessoas com quem construímos algum vínculo afetivo.

Enriquecimento Cultural

Como já foi dito anteriormente, a música é uma das artes mais populares e expressivas, que alcança todas as pessoas e está presente em nosso cotidiano desde que nascemos. E por agregar arte e entretenimento numa mesma proporção, o desenvolvimento musical de uma criança contribui para o seu enriquecimento cultural, à medida que se conhecem novos ritmos, novas culturas, e artistas de diferentes segmentos musicais.

Além disso, a música também representa outros contextos, como as tradições regionais (a exemplo do maracatu, da música tradicionalista gaúcha, do samba e de tantas outras) e a religião. Especialmente num país como o Brasil, onde existe uma extensa diversidade cultural, a música é altamente representativa e educativa.

Formas de contribuir no desenvolvimento musical do seu filho

Agora que você já compreende melhor a importância da música na educação e no desenvolvimento dos pequenos, confira algumas dicas de como contribuir para que seu filho tenha mais interesse nas atividades musicais:

Aprecie a música

Sejamos sinceros: por mais boa vontade e interesse que você tenha em contribuir para o desenvolvimento musical do seu filho, de nada adianta terceirizar essa tarefa e não promover o incentivo dentro de casa.

Ou seja, é fundamental que os pais, e a família como um todo, tenham o hábito de ouvir e apreciar a música, para que a criança se espelhe nesse comportamento.

Demonstre interesse e, se possível, aprenda a tocar um instrumento

Se você tem um sonho guardado de aprender a tocar um instrumento musical, talvez esta seja a hora de tirá-lo da gaveta. Fazendo isso, o incentivo para o desenvolvimento musical do seu filho se tornará muito maior, e será muito prazeroso dividir esse aprendizado com ele.

No entanto, mesmo que isso não seja possível, demonstrar interesse pelo universo da música é fundamental. Para isso, mostre a ele suas bandas e músicas favoritas, tire algum tempo para ouvir música e convide-o para interagir nesses momentos.

Crie um ambiente musical em casa

Caso tenha algum instrumento, ou mesmo aparelhos de som, toca-discos etc, é interessante criar um espaço, um ambiente musical, onde se possa ouvir discos e cds, assistir DVDs de bandas e musicais. Se todo seu acervo for digital, não tem problema! O que vale é estabelecer um espaço e um momento onde a música seja o foco.

Mostre que música é algo divertido

Música e diversão caminham juntos na maioria das vezes. Além disso, desperta sensações, sentimentos e emoções que podem ser muito positivos para o corpo e a mente. 

Então, para estimular o desenvolvimento musical do seu filho, não deixe de mostrar a ele o quanto a música é algo divertido, seja cantando ou dançando, com músicas infantis ou mesmo ao som de música clássica!

Seja perseverante!

Muitas crianças podem demonstrar um grande interesse em aprender música e, em seguida, desistir da ideia. Isso é perfeitamente normal e pode acontecer com qualquer outra atividade extracurricular

Como as crianças passam por diferentes fases, e aprender música tem lá suas dificuldades, é importante persistir e perseverar quando houver um aparente desinteresse. Nessas horas, vale dar o espaço que a criança precisa e, em seguida, manter o incentivo, mas sem forçar uma situação.

Ensino Fundamental 2 - do 6º ao 9º ano

Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano

O Ensino Fundamental II marca uma nova e importante etapa na vida acadêmica dos alunos. As mudanças que ocorrem neste momento são evidenciadas pelos seguintes aspectos:

  • Aumento da demanda de estudo em casa;
  • Aumento das responsabilidades;
  • Necessidade de desenvolver mais autonomia;
  • Número maior de professores e conteúdos;
  • Transição da infância para a pré-adolescência.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 2 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

02/02/2022
Kélen Oliveira