Hábito da leitura: dicas para incentivar seus filhos

Atualmente, um dos maiores desafios para os pais de crianças ou pré-adolescentes é cultivar o hábito da leitura em seus filhos. Muitas crianças da geração Alpha (nascidos a partir de 2010), que já vieram ao mundo conectadas e rodeadas de tecnologia, têm cada dia menos interesse pelos livros.

No entanto, a leitura é essencial na vida dos pequenos, pois por meio dela é constituído repertório de conhecimento, algo fundamental para o aprendizado, desenvolvimento cognitivo, psicológico, emocional e social, além de sede por conhecimento, que só aumenta nas pessoas habituadas a ler.

Mas como cultivar o hábito da leitura nos filhos a ponto de eles sempre procurarem por mais e mais coisas para ler? Uma coisa é certa, apesar da escola ter um papel fundamental neste ponto, ela não é a única responsável por isso. Os pais também têm sua parte a ser feita para que suas crianças leiam habitualmente.

Por isso, o primeiro passo é a conscientização dos responsáveis para que sirvam de exemplo em casa e fomentem a vontade de ler nos filhos. Isso é fundamental para a formação de bons e assíduos leitores.

Neste conteúdo, vamos te mostrar a importância do hábito da leitura para as crianças e, em seguida, destacamos 7 dicas para incentivar seus filhos a ler. Boa leitura!

Os benefícios associados ao desenvolvimento do Hábito da leitura

Ler é uma atividade que faz uma pessoa atribuir um significado para um conteúdo. Quando a leitura é de qualidade, conseguimos construir um diálogo interior, confrontando o que já compreendemos com novas informações, construindo novos conhecimentos e enriquecendo os que já possuímos, além da gratificante experiência emocional que provoca.  

Quando feito em família, o hábito da leitura entrega benefícios muito significativos para toda a vida da criança, assim como esculpe ainda mais o conhecimento dos pais, seja para a vida ou para o desenvolvimento dos seus filhos.

O primeiro grande benefício é o fortalecimento da conexão entre a criança e quem lê para ou com ela. Com o tempo, acontece também o aprimoramento da atenção, concentração, memória, velocidade e qualidade do raciocínio, além de construir um bom vocabulário.

Outros benefícios de desenvolver o hábito da leitura nos filhos são:

  • Estimula a curiosidade, criatividade e imaginação;
  • Aumenta a percepção e entendimento dos sentimentos e emoções; 
  • Melhora o sentimento de empatia;
  • Reduz problemas comportamentais, como birra e agressividade;
  • Melhora a linguagem oral;
  • Facilita e acelera o aprendizado e domínio da escrita; e
  • Colabora na organização dos pensamentos para a criança se expressar e escrever.

Desenvolver o hábito da leitura nas crianças e pré-adolescentes é uma forma de explorar os temas que gostam, enriquecendo os conhecimentos sobre diversos assuntos e dando consistência na comunicação, fator essencial para a vida escolar e bom desempenho profissional. 

7 dicas para incentivar o hábito da leitura nos seus filhos

Como você pode ver, os benefícios de desenvolver o hábito de leitura nos filhos são vitalícios, fazem toda a diferença no desempenho escolar e profissional e constrói um indivíduo melhor para a sociedade, com mais empatia e entendimento da sociedade e do mundo em que estamos inseridos.

Confira agora como fazer isso e transformar o hábito da leitura em algo comum para seus filhos.

Dê o exemplo e também demonstre interesse pela leitura

As crianças são como mímicos dos adultos, reproduzindo no ambiente social sempre os que eles vêem dentro de casa. Desta forma, fica bem evidente que, para que os filhos criem o hábito da leitura, os pais também precisam realizar essa prática como exemplo.

Assim, você fará a criança reconhecer a atividade como um hábito comum. Essa estratégia, além de incentivar a leitura, promoverá um vínculo emocional com a prática de ler e a associa com um momento de interação único com os pais, onde ambas as partes exploram novos universos e podem trocar ideias sobre o que foi lido. Leia para a criança e, se ela já for alfabetizada, leia junto com ela.

Também é importante que a leitura tenha pausas para explicações e brincadeiras para impulsionar a criatividade e estabelecer uma ligação positiva com este hábito. 

Crie um cantinho da leitura em casa

Outra ação muito importante para desenvolver o hábito da leitura na criança é criar um cantinho em casa exclusivo para a leitura, cheio de figuras, recortes e com uma quadro branco para que ela pratique a escrita na lousa mostrando o que aprendeu de novo na leitura diária.

Isso é importante para que a criança enxergue o momento da leitura como algo recreativo e não obrigatório. Não deixe de perguntar para seu/sua filho(a) qual tipo de leitura é a preferida (gibis, livros interativos, revistas, etc.) e deixe vários exemplares espalhados pelo cantinho para que ele se acostume a procurar algo para ler por conta própria.

Faça leituras em conjunto e pratique a contação de histórias

Como dito no primeiro tópico, é importante que os pais dêem exemplo para os filhos se desejam desenvolver o hábito da leitura neles.

Por isso, além de incentivá-los, também é muito importante fazer leituras em conjunto para que você possa enriquecer a experiência. Já a contação de histórias é importante para impulsionar a criatividade e desenvolver a habilidade da criança criar situações abstratas em sua mente, ajudando a acelerar o tempo de entendimento e diminuindo a necessidade de explicações no futuro para que isso aconteça.

Perceba as preferências da criança

Com tanta tecnologia disponível e o nível absurdo de interatividade que ela entrega, é providencial transformar o hábito da leitura em algo gratificante, caso contrário, o celular, televisão ou computador serão muito mais interessantes.

Observe e converse com sua criança para identificar quais são suas preferências de leitura e os assuntos mais atrativos. Se ela gostar de gibis e mangás, invista nisso. Se a preferência for por revistas com temas interessantes e peculiares, aposte na ideia. 

O interessante é que seu/sua filho(a) sempre tenha oferta das coisas que gosta de ler, caso contrário, você gastará dinheiro com livros e outros conteúdos que ficarão largados em algum canto ou gaveta da casa. 

Visite livrarias e bibliotecas com frequência

Visitar esses lugares é uma forma de apresentar à criança o universo de possibilidades para leitura. Mantenha esse hábito e em pouco tempo seu/sua filha vai começar a se sentir mais à vontade e começará a pedir as próprias coisas para ler.

É importante entregar essa liberdade para que a leitura se torne necessidade na vida do indivíduo, afinal, quanto mais se lê, maior é a vontade de ler e conhecer novos “mundos” guardados entre páginas. 

Explore diferentes gêneros literários

Ler é sempre bom, não importa o assunto. A leitura e a escrita estão sendo praticadas durante essa atividade. No entanto, é fundamental adquirir diferentes conhecimento, afinal, o mundo e a sociedade são diversos e não podemos nos enclausurar em nossa zona de conforto.

Por isso, é importante apresentar diferentes gêneros literários, gradualmente, sem forçar a criança a ler algo que não gosta. No entanto, durante a nossa vida, sempre teremos que ler assuntos que não são do nosso interesse para alcançar diferentes objetivos, seja uma receita de bolo na internet ou um artigo científico usado para alguma atividade na faculdade.

É fundamental desenvolver uma tolerância no indivíduo, desde criança, para ler temas que não são necessariamente agradáveis de serem lidos. Assim, fica muito mais fácil de estudar e ler os materiais obrigatórios da escola e ter conhecimento numa enorme diversidade de assuntos.

A leitura é um momento lúdico, incentive a imaginação da criança

Ler, seja por lazer ou obrigação, sempre é um momento reservado ao “aprender”. E aprender é essencial em nossas vidas, seja nos ambientes sociais ou profissionais, o conhecimento é a chave que abre todas as portas.

Sabendo dessa importância, transforme os momentos de leitura com a criança em atividades lúdicas. Você pode fazer um quiz após toda a leitura com recompensa para as respostas certas, fazer cabaninhas para ler, se vestir de personagens, usar diferentes vozes e trilhas sonoras, etc. Liberte sua criança interior, explore sua criatividade e mostre para seu filho(a) que ler é uma fonte de alegria. 

Agora você tem tudo o que precisa para incentivar o hábito de leitura nos seus filhos. Aproveite para ler mais também, afinal, conhecimento nunca é demais, mas é sempre iluminador, então quanto mais, melhor! Se você quer aprender mais sobre a formação e desenvolvimento das crianças, continue no blog!

Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

18/01/2022
Elisabete Alhadas