Tecnologia aliada ao processo de aprendizagem

A nova geração está cada vez mais conectada ao mundo virtual. As crianças estão mais ágeis e ligadas às tecnologias da atualidade. No dia a dia na escola é preciso paciência para mantê-las focadas e interessadas na aula, pois esta tarefa está cada vez mais complicada. Desta forma, para deixar o ensino mais leve e didático, as escolas estão inserindo a tecnologia como aliada. Esta é, não só uma forma de despertar o interesse dos pequenos, mas também de ter a informação de acesso mais rápido e otimizar o tempo em sala.

Celulares; tablets; computadores; televisão; jogos, são alguns tipos de tecnologias presentes diariamente em nossa vida. As mesmas geram relutância em grande parte das pessoas, mas caso sejam utilizadas de forma correta, trarão resultados positivos, principalmente se aliadas à educação. Com isso surge a questão, “Como inserir a tecnologia na vida das crianças?”. É sobre este tema que falaremos hoje.

Como utilizar a tecnologia na educação

A inserção da tecnologia no meio educacional deve ser feita com cautela. É preciso saber qual a melhor forma de utilizá-la, evitando assim problemas de distração e tornando as aulas mais interessantes. É importante a preparação dos professores para a mudança na dinâmica durante as aulas. Preparar pais e alunos também é fundamental, deixando claro como esses recursos poderão acrescentar no processo de aprendizado.

Acompanhar as mudanças tecnológicas no ambiente escolar é um grande diferencial das escolas de ponta. Os jovens costumam se interessar por tecnologias, esta é uma forma de motivá-los a manter o foco nos conteúdos apresentados em sala . As aulas com auxílio da tecnologia podem ter diferentes tipos de atividades em conjunto com as metodologias tradicionais, além de oferecer suporte online e espaço para troca de informações. Os meios tecnológicos podem gerar aulas mais positivas, porém é preciso cuidado com a navegação, a fim de evitar problemas.

Em sala de aula ou fora dela, os meios tecnológicos podem auxiliar e otimizar o tempo de estudo. Há aplicativos disponíveis para organização dos afazeres, e-reader (leitor de livro digital), videoaulas com suporte na hora da dúvida. É importante ressaltar que, independente do meio utilizado, é preciso cuidado com senhas e com a moderação do conteúdo de acordo com a idade da criança.

Medidas de segurança devem ser tomadas ao disponibilizar aulas com auxílio de meios tecnológicos, sendo necessário conscientizar os alunos. As informações estão de fácil acesso e é preciso dosar e moderar onde navegar com segurança, a fim de manter a qualidade das aulas e do ensino. Os professores devem informar quais sites poderão ser acessados e quais são as melhores opções para busca de determinadas informações.

“[…] a implantação da informática como auxiliar do processo de construção do conhecimento implica mudanças na escola que vão além da formação do professor. É necessário que todos os segmentos da escola – alunos, professores, administradores e comunidades de pais – estejam preparados 82 e suportem as mudanças educacionais necessárias para a formação de um novo profissional. Nesse sentido, a informática é um dos elementos que deverão fazer parte da mudança, porém essa mudança é mais profunda do que simplesmente montar laboratórios de computadores na escola e formar professores para utilização dos mesmos.” (VIEIRA, 2011, p. 4).

Com planejamento, a tecnologia será um bom recurso em sala, podendo ser utilizada das mais variadas formas. A criatividade dará ritmo ao aprendizado. Criar atividades lúdicas, aulas com vídeo, realidade aumentada, livros digitais e materiais visuais, tem resultado positivo no auxílio da memorização e compreensão do conteúdo. Estes são alguns dos pontos positivos do uso da tecnologia nas escolas. Confira abaixo outros benefícios que ela pode trazer.

Benefícios da Tecnologia na Educação

  • Desenvolve o raciocínio lógico e rápido;
  • Melhora coordenação motora e compreensão do conteúdo;
  • Prepara as crianças para o futuro;
  • Aulas mais dinâmicas e interessantes;
  • Acesso à informação mais rápido;
  • Mais autonomia em sala;
  • Pode atender crianças portadoras de necessidades especiais.

O uso da tecnologia em sala não deve, de modo algum, substituir a interação entre os alunos e professores. Ela deve servir como assistência às aulas, pois assim como traz consigo muitos benefícios, pode gerar uma regressão se utilizada em excesso. O uso de computadores com muita frequência pode causar obesidade e até deixar as crianças apáticas. Portanto, saber utilizá-la da forma correta e com moderação é imprescindível.

A presença desse aparato tecnológico na sala de aula não garante mudanças na forma de ensinar e aprender. A tecnologia deve servir para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores” (MORAN, 1995).

Tecnologia na Comunicação com os Pais

Não são somente os alunos que adquirem vantagens com a introdução da tecnologia nas escolas. A instituição de ensino também pode melhorar a comunicação entre pais, educadores e o próprio colégio. Os pais poderão ter mais controle sobre o que acontece no dia a dia dos filhos, além de acompanhar a evolução do aprendizado. No Colégio Geração, esse acompanhamento pode ser feito através de um aplicativo exclusivo – clique aqui para mais detalhes.

O app substitui a agenda convencional e atualiza os pais ou responsável em tempo real. O mesmo oferece boletim online, solicita autorizações para passeios ou atividades extras, disponibiliza o cardápio e outras opções. Além de melhorar a comunicação, os pais podem sentir-se mais confiantes em relação a segurança e aprendizado dos filhos.

A tecnologia está desenvolvendo rapidamente e marcando cada vez mais presença em nosso dia a dia, basta saber a melhor forma de utilizá-la e ela só acrescentará em nossa vida!

Ensino Médio - do 1ª e 2ª séries

Ensino Médio – do 1ª e 2ª séries

No Ensino Médio os desafios são ainda maiores. As atividades desenvolvidas, assim como o material didático utilizado, estão voltados aos vestibulares, ENEM e outros concursos. O Ensino Médio do Colégio Geração garante aos alunos uma base sólida de aprendizagem, excelente estrutura de ensino-aprendizagem, oportunidades para testar e aprofundar seus conhecimentos e desenvolver a confiança necessária para ingressar no Terceirão.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Ensino Médio →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

01/03/2018
Jade Zart