Home office: lições para conciliar trabalho e família

O home office se tornou realidade para boa parte dos trabalhadores quando a pandemia de Covid-19 foi anunciada. Afinal, o isolamento social. Para os profissionais que também são pais, a realidade mudou ainda mais, pois os filhos também foram obrigados a estudar em casa. Assim, é preciso conciliar trabalho e família. 

Entretanto, como Marcos Piangers, autor do livro best-seller “O Papai é Pop”, comentou em uma das primeiras lives do “SPE com Você” durante a quarentena, essa transição foi muito brusca. Ou seja, ninguém estava preparado para trabalhar em casa e ainda ajudar os filhos a se adaptarem a essa nova rotina. 👨‍👨‍👩‍👧‍👧

Então, os pais precisam realizar determinadas ações para conciliar o home office com a família. Caso você ainda não tenha assistido a live completa com o Marcos Piangers, trazemos a reprise logo abaixo.

Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →

E se quiser conferir 6 lições para conciliar o home office com sua família, é só continuar lendo o nosso post!

6 Dicas de Home Office para conciliar trabalho e Família

1. Faça um planejamento

Em um escritório, os profissionais têm hora para começar e finalizar o dia de trabalho, horário de almoço e até pausas praticamente certas para ir ao banheiro ou tomar um café.

Já em casa não há nada disso. Se você não se planejar, ainda pode trabalhar muito além do seu horário e não ser capaz de realizar as atividades de casa, como organizá-la e ter momentos de descanso com seus filhos.

Por isso, você deve fazer um planejamento para que seu dia renda e seja possível realizar todos os seus compromissos. Anote as tarefas que devem ser realizadas em cada dia da semana para conseguir cumpri-las e defina também horários de trabalho e pausas para descanso.

Nesse planejamento, você pode colocar tanto atividades profissionais quanto as pessoais, pois o objetivo é justamente tentar conciliar ambos os mundos.  🏠👩‍💻

2. Crie um plano B

Quando estiver fazendo seu planejamento, lembre-se de ter um plano B. Ele é essencial para os pais, porque nunca se sabe quando seu filho pode ficar doente, indisposto ou precisar de uma ajuda extra com as atividades escolares.

Tendo seu planejamento inicial em mente, nunca deixe nada para última hora. Esquecer isso não é uma boa ideia porque, se imprevistos acontecerem, você não terá tempo suficiente para resolver suas questões pessoais e profissionais.

Dessa forma, você precisa se organizar para que tenha pequenas folgas em sua agenda. Assim, no melhor dos cenários, se nenhum imprevisto acontecer, você pode descansar nesse momento ou adiantar serviços planejados para outros dias da semana. 💆‍♂️

3. Encontre um local adequado para trabalhar

Depois de montar seu planejamento, você precisa encontrar um local adequado para trabalhar. Essa é a única forma de ter um dia produtivo e cumprir o planejamento da melhor maneira possível.

Se você não tiver um escritório em casa, procure ao menos algum ambiente silencioso. Organize-o com os equipamentos necessários para realizar seu serviço e explique para sua família que esse será o seu local de trabalho.

Fazendo assim, você não será interrompido durante uma reunião e não vai se distrair com conversas de terceiros ou com o barulho da TV. Além disso, seu filho vai entender que, enquanto você estiver naquele espaço, estará trabalhando. 🤫

4. Converse verdadeiramente com seu filho

Além de organizar o seu home office, você deve conversar com o seu filho para falar sobre a situação pela qual o mundo está passando. Se ele for pequeno, explique o que está acontecendo, qual a importância do isolamento social e que essa é a razão pela qual vocês estão trabalhando e estudando em casa.

Mesmo que ele seja mais velho, converse também para saber como ele está se sentindo, se está se adequando à nova rotina ou se está tendo problemas. Faça isso regularmente com toda a família, para certificar-se de que todos estão bem ou para saber como você pode ajudar. Lembre-se,ainda, de que nessa conversa escutar o que sua família tem a dizer é tão importante quanto falar. 👂

👉 Confira também: Como construir uma relação saudável com os filhos?

5. Lembre-se de fazer intervalos

Na quarentena, você precisa ter momentos privados, de produção e trabalho. No entanto, você também necessita de períodos de descanso e de lazer com a família. Sendo assim, faça as pausas previstas em seu planejamento durante o horário de trabalho e tente separar um momento do dia para aproveitar sua família.

O horário não vai depender somente de você, mas analise a agenda de todos e veja qual é o momento mais adequado para fazer isso. Se vocês estiverem mais tranquilos durante a noite, por exemplo, escolha esse período para conversar bastante com seu filho, brincar, ver filmes juntos, etc. 🍿

6. Pense mais em entregas e menos em dias úteis

Durante a quarentena, é importante que você se lembre de não ser tão rígido, pois esse é um momento de readaptação. Então, você deve pensar mais nas entregas que precisa fazer no trabalho e menos nos dias úteis. O mesmo vale para as lições do seu filho na escola.

Caso você não tenha reuniões e já tenho feito todo o serviço do dia, por exemplo, que tal aproveitar esse momento com o seu filho se ele também estiver livre? Não se preocupe com o fato de ser um dia útil e de esse não ser exatamente o momento que vocês combinaram de aproveitar juntos.

Se ambos tiverem a oportunidade de passar mais tempos juntos, aproveitem! Afinal, estamos enfrentando um momento difícil e que é novo para todos. Sendo assim, é preciso descansar a mente, o corpo e curtir com a família para relaxar e encarar essa situação. 💪

Não se esqueça de que os momentos de descanso a sós ou, com seu parceiro(a), caso tenha, também são essenciais para conseguir relaxar durante a quarentena. Conciliar home office com a família não é uma tarefa fácil, porém ela não é impossível. Principalmente se você seguir as 6 dicas apresentadas ao longo deste post! 🤓

Dado o exposto, faça um planejamento, converse sempre com sua família, organize um local de trabalho e lembre-se da importância de ter momentos de descanso. Agora que você aprendeu lições para conciliar o home office e sua família, confira como lidar com o homeschooling durante a quarentena!

Ensino Fundamental 2 - do 6º ao 9º ano

Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano

O Ensino Fundamental II marca uma nova e importante etapa na vida acadêmica dos alunos. As mudanças que ocorrem neste momento são evidenciadas pelos seguintes aspectos:

  • Aumento da demanda de estudo em casa;
  • Aumento das responsabilidades;
  • Necessidade de desenvolver mais autonomia;
  • Número maior de professores e conteúdos;
  • Transição da infância para a pré-adolescência.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 2 →

04/06/2020
Fernando Barcellos