Notas Baixas na Escola: Ajude seu filho a melhorar o desempenho escolar

Veja como orientar seus filhos e auxiliar na recuperação das notas baixas na escola para ter um desempenho satisfatório nos estudos.

A jornada dos pais está repleta de desafios e preocupações, e uma das maiores inquietações é o sucesso acadêmico dos seus filhos. Afinal, uma educação sólida e um bom desempenho escolar são peças-chave para um desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes, e uma via mais segura para o futuro profissional.

Entretanto, uma das situações mais angustiantes que podem surgir nesse trajeto são as notas baixas na escola. Embora sejam apenas uma parte do trajeto educacional, as notas são utilizadas como indicativo — positivo e negativo — do desempenho escolar de crianças e jovens. Mas ao se depararem com notas baixas, é importante que os pais abordem essa situação com sensibilidade e, sobretudo, tranquilidade, oferecendo apoio aos filhos na superação das dificuldades e desafios escolares.

Neste artigo, vamos abordar algumas estratégias eficazes para ajudar os pais e familiares a lidarem com as notas baixas na escola, contribuindo para o desempenho acadêmico e o desenvolvimento dos filhos.

Boa leitura!

Hora do boletim escolar: como lidar com as notas baixas?

A hora da entrega do boletim escolar é um momento que gera uma mistura de ansiedade e expectativas tanto para pais quanto para filhos. E embora seja apenas um componente do processo educacional, o boletim é, muitas vezes, visto como reflexo do desempenho acadêmico de uma criança. Mas na verdade, existem outros elementos a serem considerados quando analisamos se um aluno está se saindo bem ou mal nas aulas.

Por isso, ao se deparar com notas baixas na escola, é fundamental encarar a situação com um olhar atento, permeado de empatia e compreensão. O desempenho escolar dos filhos é multifacetado e as notas, por mais importantes que sejam, não representam a totalidade das suas capacidades. Nesse sentido, é essencial adotar uma abordagem estratégica e sensível para entender as causas subjacentes e traçar um caminho para a melhoria. 

Conversar com os professores, e até mesmo com outros pais, pode ajudar a compreender as causas de um mau resultado nas notas. Além disso, pais e filhos devem sempre manter o diálogo aberto, conversar sobre as dificuldades de aprendizagem e manter um vínculo de confiança. Isso ajuda a superar problemas como as notas baixas, entre tantos outros.

De todo modo, vale a dica: procure não se exaltar e repreender a criança ou o adolescente quando surgirem notas baixas. Sabemos que o estresse diário e as preocupações podem ser uma barreira para manter a calma nessa hora. A agressividade e a intolerância só atrapalham a situação, fazendo com que seu filho se feche e não compartilhe as angústias e dificuldades, com receio de não atender suas expectativas. Consequentemente, seu desempenho na escola pode piorar ainda mais.

Notas baixas na escola: como ajudar seus filhos?

As notas baixas na escola podem, por vezes, parecer algo difícil de resolver e recuperar, mas é importante compreender que, na verdade, elas representam uma oportunidade valiosa para aprimoramento e crescimento. Veja a seguir alguns passos importantes que podem ajudar seus filhos a superarem esse problema e conseguir melhorar o desempenho nas aulas.

Entenda a raiz do problema

Toda situação complicada tem uma razão por trás, concorda? Portanto, o primeiro passo para resolver o problema das notas baixas na escola é entender a sua causa e o que tem levado ao baixo desempenho. As razões podem variar, desde dificuldades em alguma matéria específica até problemas de organização e gestão do tempo. Às vezes, a criança pode estar se sentindo sobrecarregada com a quantidade de tarefas que a escola pede, por exemplo.

De todo modo, é fundamental evitar repreendê-lo para não piorar a situação e desmotivar ainda mais o seu filho. Em vez disso, procure entender as razões por trás do problema para encontrar soluções adequadas.

Converse com seu filho

A comunicação desempenha um papel crucial na superação das notas baixas. Por isso, é fundamental ter uma conversa direta e aberta com seu filho. Isso não significa dar bronca, mas sim entender o que está acontecendo. Nem sempre as notas baixas na escola estão relacionadas ao comportamento ou à falta de esforço da criança.

Pode acontecer, por exemplo, que a criança tenha problemas de visão, como miopia, e não saiba disso. Ela pode não conseguir enxergar o que está sendo ensinado na escola, o que acaba afetando suas notas. Outros fatores, como bullying, ou mesmo alguma síndrome ou déficit de atenção podem afetar o desempenho escolar do seu filho. Uma boa conversa pode revelar esses problemas e ajudar a encontrar soluções.

Participe da organização dos estudos

Para evitar que notas baixas se tornem uma constante na vida escolar de seus filhos, é de extrema importância que os pais estejam envolvidos em sua educação e auxiliem na organização de sua rotina de estudos

Em casa, é essencial que um adulto esteja disponível para ajudar a criança em suas lições de casa. Portanto, os pais ou responsáveis devem reservar um tempo para acompanhar seus filhos enquanto realizam as tarefas escolares. Durante esse momento, é comum que o adulto possa identificar possíveis dificuldades e até mesmo auxiliar a criança a compreender melhor as disciplinas.

Sempre que notarem qualquer obstáculo ou dificuldade, os familiares devem entrar em contato com a escola. Juntos, professores e pais certamente poderão encontrar as melhores soluções para apoiar a criança em sua jornada educacional, garantindo que ela tenha o suporte necessário para enfrentar os desafios escolares com confiança e sucesso.

Cuidado com o excesso de cobrança

Embora seja natural esperar o melhor dos seus filhos, é importante evitar o excesso de cobrança. Por isso, lembre-se de estabelecer expectativas realistas e foque não apenas nas notas, mas também no processo de aprendizagem. Reconheça e elogie o esforço e a melhoria, independentemente das notas.

Pois quando se trata do desempenho escolar dos pequenos, é fundamental lembrar que as notas, por si só, não definem a inteligência da criança. Nesse sentido, ao mesmo tempo que é importante reconhecer e incentivar o bom desempenho, também é essencial criar um ambiente seguro para lidar com possíveis notas baixas na escola. E nesse caso o excesso de cobrança pode ser prejudicial. 

Uma vez que o objetivo principal dos pais deve ser compreender a natureza das notas ruins, se são eventos isolados ou se estão relacionados a dificuldades de aprendizado ou questões emocionais, é fundamental manter um diálogo aberto e regular com seu filho. Isso permite que ele se sinta à vontade para compartilhar dúvidas, sentimentos e preocupações, seja sobre o desempenho escolar ou outros aspectos da sua vida.

Através desse diálogo, você poderá oferecer apoio e orientação adequados, ajudando a criança ou o adolescente a enfrentar os desafios escolares com confiança e, ao mesmo tempo, proporcionando um ambiente onde ele saiba que pode contar com o amor e o suporte incondicional da família em sua jornada educacional.

Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

23/08/2023
Kélen Oliveira