Lições sobre tolerância que devemos ensinar aos nossos filhos

O diferente está presente no cotidiano de todos os seres humanos do mundo. As pessoas vivem com indivíduos que têm pensamentos, cor de pele e sotaques distintos, pertencem a classes sociais diferentes, etc. 🌎

Apesar disso, ainda é muito comum vermos casos sobre intolerância ao redor do globo. Sendo assim, é fundamental que os pais mostrem aos filhos a importância da tolerância e do respeito com aqueles que são diferentes deles.

Pensando nisso, separamos 8 lições sobre tolerância para ensinar aos filhos. Continue lendo o post e confira!

Lições sobre tolerância para ensinar aos filhos

1. Respeite seu filho

A primeira lição para ensinar ao seu filho sobre tolerância é respeitá-lo como ele é. Afinal de contas, como ele vai aprender sobre respeito e a respeitar o próximo, se ele não recebe essa consideração em sua própria casa? 👨‍👩‍👧

Sendo assim, lembre-se sempre de respeitar as características e decisões de seu filho. Você deve continuar educando-o e protegendo-o, mas não se esqueça de que é fundamental respeitá-lo para ensinar sobre tolerância.

12 Brincadeiras de Infância

12 Brincadeiras de Infância – baixe nosso ebook

Há coisa melhor que aproveitar o final de semana com os filhos? Existe uma diversidade de brincadeiras que marcaram nossas infâncias e podem aproximar pais e filhos. Nesse sentido, preparamos um material para “refrescar” sua memória.

Brincar é uma atividade imprescindível para o desenvolvimento motor e a formação da criança. O tempo compartilhado com seu filho estabelece vínculos estáveis e duradouros.

Baixe nosso Ebook agora mesmo →

2. Não destaque apenas semelhanças entre as pessoas

As crianças aprendem muito com os pais e se baseiam em suas atitudes. Por isso, é essencial que você preste atenção nos exemplos que está dando para os seus filhos. É importante tomar cuidado ao falar sobre outras pessoas, porque você pode passar uma ideia equivocada para eles.

Se você apenas prestigiar indivíduos que são semelhantes a você, seja fisicamente, no jeito de pensar ou de se vestir, por exemplo, seus filhos podem entender que ser parecido é bom, enquanto ser diferente não é tão positivo. 🤯

Então, preste atenção e lembre-se de falar para os jovens dos contrastes que existem entre os indivíduos e mostrar que não há problema em ser diferente.

👉 Confira: Como Construir uma Relação Saudável com os Filhos? 

3. Utilize objetos para abordar as diferenças

As lições sobre tolerância para ensinar aos filhos, se eles forem pequenos, podem ser dadas de forma lúdica, a fim de que eles entendam melhor o conceito de diferença e compreendam que é comum conhecer pessoas com características distintas na vida. 

Uma recomendação para ensinar as crianças sobre tolerância é iniciar essa conversa com coisas simples, como objetos. Você pode começar mostrando ao pequeno, por exemplo, as diferenças de cores em um mesmo brinquedo, como nas peças de Lego, para que ele entenda que não ser semelhante ao outro é natural. 🧸

Depois, conforme a criança for crescendo, você será capaz de abordar outros assuntos com mais naturalidade, como a distinção entre religiões, etnias, sotaques…

4. Fale sobre diversidade desde sempre

Como foi dito no tópico anterior, a diversidade deve ser abordada com os filhos desde que são pequenos,  para que eles saibam lidar com ela quando entrarem em contato com pessoas diferentes.  😳

Se você não falar com as crianças sobre diversidade, elas, com certeza, vão estranhar quando se depararem com alguém distinto delas, e podem reagir de maneira negativa diante dessa desigualdade. Há a possibilidade de elas serem intolerantes ou deixarem o indivíduo constrangido ao fazer perguntas.

Para abordar a diversidade, você pode ler histórias e assistir a filmes com eles que se passam em culturas diferentes e até tratam dessas diferenças de maneira sutil, mas objetiva.

5. Mostre a importância do diálogo

Mais uma das lições sobre tolerância para ensinar aos filhos é a importância do diálogo. Em uma conversa, todos os envolvidos têm o direito de falar, se explicar e de resolver seus problemas. 💬

Sendo assim, os pais devem ensinar aos jovens que é fundamental ter paciência e escutar o que os outros têm a dizer, mesmo que eles não concordem, para que uma questão se resolva de maneira apropriada. Dessa forma, eles vão colocar em prática o respeito e tolerância que foram ensinados por você.

6. Estimule o pensamento crítico

Além de educar suas crianças para que elas sejam tolerantes e respeitem os demais, você ainda deve estimular o pensamento crítico delas. Essa é uma das lições sobre tolerância para ensinar aos filhos, porque eles têm que ser capazes de identificar sozinhos os casos de intolerância, racismo, machismo e discriminação.

Para estimular o pensamento, uma boa ideia é utilizar casos do cotidiano, que podem acontecer diante de vocês ou que são mostrados na TV. Discuta o assunto com seus filhos, deixe que eles reflitam e desenvolvam seus pensamentos críticos. 🤔

7. Ensine seus filhos a terem empatia

De acordo com o Dicionário Houaiss, um dos significados de empatia é “o processo de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender o comportamento do outro”. 

Ou seja, empatia é a capacidade de se posicionar no espaço que o outro ocupa, para entender suas atitudes e respeitá-las verdadeiramente. Então, incentive os seus filhos a serem empáticos, por meio de conversas e exemplos, isto é, ao demonstrar também a sua empatia por terceiros. 👤

8. Ofereça experiências diferentes para eles

Além de falar sobre as diferenças entre pessoas e mostrar obras que abordem esse assunto, é essencial que você forneça experiências que façam com que seus filhos entrem em contato com o que é diferente deles e percebam que é natural conviver com o que não é semelhante a eles.

Você pode dar o exemplo e ter amigos que têm características distintas das suas, como pensamento, religião, cor da pele ou orientação sexual. Mais uma opção interessante é levá-los a eventos que abordem várias culturas ,e até fazer viagens para regiões ou países que possuem uma cultura diferente de sua família.

Essa convivência com o que é distinto deles e o seu exemplo são fundamentais para que os seus filhos realmente aprendam sobre tolerância e pratiquem o respeito com o próximo. 👵🧕🏽👨‍🎤🌈✝️☪️🕉️

As 8 lições sobre tolerância para ensinar aos filhos que foram citadas aqui vão ajudá-lo a mostrar a importância do respeito e fazer com que eles sejam pessoas melhores, que transformarão o mundo em um local igualmente melhor para se viver.

Depois de descobrir quais são as principais lições sobre tolerância para ensinar aos filhos, observe se você já realiza alguma delas. Caso ainda não tenha colocado nenhuma em prática, que tal começar já a ensinar seus filhos sobre a tolerância e o respeito às diferenças?

Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →

03/04/2020
Fernando Barcellos