A importância da natureza na formação das crianças

A infância é uma fase muito importante na vida de todo ser humano, pois é nesse período em que as pessoas desenvolvem seus sentidos, sentimentos e pensamentos. Atualmente, a maioria das crianças está formando essas características dentro de casa, brincando muito com a tecnologia, e pouco com a natureza. 📱

Isso acontece por várias razões, como a vida corrida dos pais, o ambiente bastante urbano das cidades, entre outras. Contudo, a importância da natureza na formação das crianças é muito grande, porque ela garante que os pequenos tenham um desenvolvimento saudável. 🌳

Se você não sabe como o meio ambiente pode ajudar no desenvolvimento de seus filhos, continue lendo o nosso post. A seguir, vamos explicar quais são os benefícios de colocar os seus filhos em contato com a natureza e como você pode fazer isso! 👶

Qual é a importância da natureza no desenvolvimento das crianças?

A importância da natureza é enorme, pois o contato com o meio ambiente traz diversas vantagens para o desenvolvimento de uma criança. Essa ação é capaz, por exemplo, de fazer com que a criança desenvolva melhor os seus sentidos, como o tato e o olfato, a criatividade, aumente a sua imunidade, aprenda sobre a importância de preservar a natureza e entenda mais sobre o mundo em que vivemos.

Afinal de contas, ao conhecer o meio ambiente, ela compreende de onde vêm os alimentos e como eles e os demais seres vivos se desenvolvem na natureza. Isso pode até ter consequências na alimentação da criança, que pode se tornar mais saudável ao criar familiaridade com as frutas, legumes e vegetais.🥕

Quais são os sinais de que a criança não tem contato suficiente com a natureza?

Como você pode notar, a importância da natureza é realmente muito grande na formação de seus filhos. Mas, como descobrir se uma criança precisa de mais contato com o meio ambiente?

Existem alguns sinais no comportamento das crianças que indicam a falta do convívio com a natureza, e eles não podem ser ignorados. Alguns dos indícios de que os pequenos precisam se familiarizar mais com o meio ambiente são:

  • Ansiedade, imediatismo e falta de paciência;
  • Excesso de peso ou até obesidade infantil;
  • Pouco ou nenhum conhecimento sobre a natureza;
  • Hiperatividade;
  • Déficit de atenção;
  • Contato excessivo com a tecnologia;
  • Preferência por ficar em casa.

É fundamental que você preste atenção nesses indícios para ser capaz de mudar esse cenário e, consequentemente, melhorar a formação das crianças. Entretanto, é essencial também que você não exagere e faça uma análise real da situação. 🧐

Ou seja, não é porque o seu filho apresentou um desses indícios uma vez que, imediatamente, você já vai mudar, por completo, a rotina dele. Não há problema se ele estiver, por exemplo, um pouco acima do peso ou tenha preferido ficar um dia em casa em vez de passear.  

Afinal, ele está se desenvolvendo e isso não significa necessariamente que ele tem pouco contato com a natureza. Agora, se ele apresentar, com certa frequência, esses sinais, pode ser, sim, que ele esteja precisando aumentar o seu convívio com o meio ambiente. 

Como os pais podem ajudar a mudar esse cenário?

Após compreender a importância da natureza na formação da criança e notar que ela está distante do desenvolvimento dos seus filhos, está na hora de você, pai ou responsável, mudar esse cenário. 

Realizar essa tarefa em uma cidade grande é mais desafiador do que em locais menores, mas é importante salientar que ela não é impossível. Mesmo morando em um grande centro urbano, os pequenos têm como criar familiaridade com o meio ambiente.

Uma boa maneira de fazer isso é procurar parques, praças e locais arborizados, em sua cidade, para passear com os pequenos. Em um final de semana mais tranquilo, você ainda pode levá-los para a praia ou a uma zona rural perto de onde você mora. 🏕️

Em todos esses locais, a natureza está bastante presente e você consegue desenvolver brincadeiras e atividades que vão aprimorar a formação de seus filhos. Você pode fazer piqueniques, praticar atividades físicas, como andar de bicicleta, inventar histórias, mostrar plantas, pedras e conchas.🚴‍♀️

A zona rural, por exemplo, é um ótimo lugar para mostrar para eles de onde vêm os alimentos e como eles são cultivados. Esses ambientes são bons, até mesmo, se você só levar as crianças para uma caminhada, porque eles possuem menos poluição sonora, visual e atmosférica. 🙉🙈

É claro que essas atividades devem se adequar a sua rotina e ao orçamento familiar. Nem sempre será possível levar os filhos a locais como esses regularmente e, por isso, existem outras atividades que você pode realizar com eles para que a natureza se mantenha no cotidiano das crianças.

Você pode se perguntar: mas como? Algumas ideias interessantes são ler livros sobre o assunto e assistir a desenhos animados ou filmes que abordam a natureza, seja ao mostrar a importância da preservação, como ela se desenvolve ou a vida dos animais que nela habitam.

Depois, quando for possível levar as crianças para a natureza, lembre-se de recordar com elas o que foi visto nos filmes e livros e colocar em prática o que foi aprendido em casa. 📕

Além disso, você precisa ser um exemplo para os pequenos, porque eles aprendem muito com os pais. Então, não se esqueça de se conectar mais com a natureza. Algumas opções para fazer isso são:

  • Praticar e incentivar atividades ao ar livre;
  • Consumir alimentos vindos da natureza;
  • Ter uma horta caseira.

👉 Saiba mais: Como Incentivar Meu Filho A Praticar Esportes?

Mesmo estudando em casa, incentive seu filho(a) a VOAR mais alto!

Em tempos de quarentena…

Já não é mais nenhuma novidade que o Brasil tem convivido com o novo coronavírus. Desde então, medidas restritivas têm ficado cada vez mais severas, culminando, em muitos lugares, como Santa Catarina, em um quadro de quarentena.

A recomendação do Ministério da Saúde é a de que se considere o isolamento social, a fim de evitar a disseminação muito rápida da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) e não causar um colapso no sistema de saúde do país. 🏥

Dessa maneira, o período em casa permitiu que pais e filhos passem mais tempo juntos. E o questionamento mais recorrente é o que fazer com os filhos confinados em casa? Permitir que esse tempo livre seja gasto com dispositivos eletrônicos e videogames, mesmo que conveniente, não parece ser nem de longe a melhor alternativa.

Com a finalidade de propor uma atividade diferente, envolvendo o importante convívio com o meio ambiente, gostaríamos de recomendar que uma das atividades desenvolvidas durante a quarentena seja o cultivo de uma horta caseira. Assim, pais e filhos colocam, juntos, a mão na massa, estreitam laços e aprendem, conjuntamente, a cultivar alimentos saudáveis no conforto do lar. 🥬

A seguir, seguem algumas sugestões de conteúdos para que você, junto a sua família, possa planejar a criação de uma horta caseira. E também recomendamos que você leia o artigo a seguir sobre como uma horta caseira pode ajudar no desenvolvimento infantil do seu filho.

👉 3 dicas para ter uma horta em casa

👉 Horta em casa: ideias incríveis para cultivar temperos e hortaliças

👉 Como ter uma horta caseira pode ajudar no desenvolvimento do seu pequeno

Por fim…

Ao realizar um pouco de cada uma dessas atividades, seus filhos irão se desenvolver de uma forma saudável e você vai comprovar a importância da natureza na formação das crianças. O ideal é que elas entrem em contato com o meio ambiente desde pequenas.

Contudo, mesmo que seus filhos já sejam um pouco mais velhos e você não tenha iniciado essa prática antes, comece agora! O importante é que eles tenham esse convívio enquanto ainda estão se desenvolvendo.

E aí, qual dessas atividades você vai começar a praticar com os seus filhos agora que sabe mais sobre a importância da natureza no desenvolvimento deles? Conte para a gente nos comentários!

Ensino Fundamental 2 - do 6º ao 9º ano

Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano

O Ensino Fundamental II marca uma nova e importante etapa na vida acadêmica dos alunos. As mudanças que ocorrem neste momento são evidenciadas pelos seguintes aspectos:

  • Aumento da demanda de estudo em casa;
  • Aumento das responsabilidades;
  • Necessidade de desenvolver mais autonomia;
  • Número maior de professores e conteúdos;
  • Transição da infância para a pré-adolescência.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 2 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

04/04/2020
Fernando Barcellos