A leitura melhora o desempenho escolar de crianças e adolescentes

Ler para crianças e adolescentes é essencial, porque a leitura melhora o desempenho escolar. Mas, o que precisa ser feito para alcançar tal objetivo? A leitura é muito relevante para o desenvolvimento dos jovens na escola, pois ela estimula a imaginação, a vontade de aprender e de conhecer mais sobre diferentes universos.

É fundamental incentivar o gosto pela leitura dos filhos desde cedo, para que eles aproveitem todos os benefícios que essa prática é capaz de propiciar. Além disso, quanto mais cedo eles pegarem o gosto pela atividade, mais rapidamente eles vão criar o hábito da leitura. 👦🧒

Infelizmente, os pais sabem que nem sempre é fácil estimular o hábito da leitura nos filhos. Por isso, escrevemos esse artigo para ajudar nessa tarefa e, assim, comprovar como a leitura melhora o desempenho escolar dos jovens.

A seguir, vamos mostrar quais são as principais vantagens da leitura e como você pode incentivar o seu filho a criar esse hábito. Continue lendo e confira! 🤓

As vantagens da leitura para os jovens

A leitura melhora o desempenho escolar de crianças e adolescentes, porque estimula a imaginação e a vontade de aprender e de conhecer outros universos. Esses, contudo, não são os únicos motivos e vantagens dessa atividade.

Outro grande benefício da leitura é o desenvolvimento da concentração do jovem. Afinal, ele precisa ficar concentrado para compreender a história que está sendo contada em um livro ou gibi, por exemplo. E em um mundo cada vez mais tecnológico, essa é uma habilidade muito relevante, já que, nos dispositivos digitais, essa capacidade não é tão estimulada.

Outras vantagens importantes são: o aumento do vocabulário do jovem e o desenvolvimento da memória e da capacidade de interpretar de forma adequada um texto. 📖🧠🧐

Esses benefícios contribuem muito para o desempenho escolar, porque são características significativas para que o estudante aprenda e retenha o ensinamento passado na sala de aula.

A leitura apresenta muitas realidades e pontos de vista diferentes para o leitor. Ela possibilita, assim, o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o assunto abordado. Ou seja, é uma atividade que auxilia para além da escola: ela ajuda na formação dos jovens para a sociedade.

Outros benefícios que a leitura pode proporcionar às crianças e adolescentes são: a tolerância e o respeito com as diferenças, paciência e autoconfiança.

Ensino Fundamental 2 - do 6º ao 9º ano

Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano

O Ensino Fundamental II marca uma nova e importante etapa na vida acadêmica dos alunos. As mudanças que ocorrem neste momento são evidenciadas pelos seguintes aspectos:

  • Aumento da demanda de estudo em casa;
  • Aumento das responsabilidades;
  • Necessidade de desenvolver mais autonomia;
  • Número maior de professores e conteúdos;
  • Transição da infância para a pré-adolescência.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 2 →

Como incentivar o hábito da leitura em crianças e adolescentes

Incentivar o hábito da leitura nem sempre é fácil, ainda mais quando ela concorre com outros tipos de entretenimento bastante atrativos, como TVs, computadores e videogames. Por isso, é essencial que você comece a estimular esse gosto desde cedo.

Caso o seu filho seja um pouco mais velho e ainda não tenha o costume de ler, não tem problema. Há como fazer com que crianças mais velhas ou adolescentes se interessem por essa atividade.  Agora, mostraremos 4 ações que podem ser realizadas para que isso aconteça e, assim, você mesmo poderá atestar que a leitura melhora o desempenho escolar das crianças! 🎒

1. Valorize a leitura

Em primeiro lugar, você deve mostrar que valoriza a leitura. Isso é imprescindível, pois os filhos costumam copiar os hábitos dos pais, principalmente quando são mais novos. 

Então, leia livros quando estiver em casa em seu tempo de descanso. Também comente e discuta sobre a importância dessas leituras. Assim, seu filho vai ficar curioso e também deve se interessar pela atividade. Ademais, é importante frequentar bibliotecas e livrarias para mostrar a vasta quantidade de opções existentes para a idade dele.

Caso você ainda não tenha o hábito da leitura, esse é um ótimo momento para desenvolvê-lo com o seu filho. Você pode iniciar lendo obras infantis e, aos poucos, ir para livros do seu interesse. Afinal, ao praticar a leitura com o seu filho, ficará mais fácil tornar essa atividade um hábito em seu dia a dia. 👪

2. Ensine seu filho a ler por prazer

Muitos pais acreditam que não é necessário estimular o gosto pela leitura em casa, pois os jovens já leem bastante na escola. Entretanto, o tipo de leitura é muito diferente nesses dois ambientes.

Na escola, o jovem lê muitos conteúdos e obras literárias por obrigação. Se, em casa, ele não quer ler nada, muito provavelmente é porque ele enxerga a leitura como uma obrigação para atingir um objetivo escolar, o que não é verdade. Você deve demonstrar que a leitura pode ser um momento de lazer, ensinando seu filho a ler por prazer.

Sendo assim, você deve mostrar para ele o lado divertido e estimulante da leitura. Para tanto, crie um ambiente agradável e sem pressão. Dependendo da idade de seu filho, é interessante ler junto com ele. Assim, ele criará o hábito e pegará gosto pela leitura. 😊

3. Escolha livros que tenham diferentes temas

Para incentivar o hábito da leitura, também é fundamental que você ofereça livros de diferentes temas em casa. Dessa forma, seu filho vai conhecer gêneros distintos e descobrir quais o agradam mais.  

Essa dica é bastante relevante, porque, se ele ler somente um tipo de obra, ele não vai saber se gosta de outros tipos de textos, e o seu conhecimento será limitado. É importante levar em consideração a faixa etária do seu filho na hora de escolher um livro, porque isso pode influenciar, e muito, na escolha mais apropriada para suas predileções.

Uma obra com várias imagens e protagonizada por animais, por exemplo, pode agradar os mais novos. Já os adolescentes podem preferir distopias, comédias românticas e livros que abordem a própria adolescência. 📚

4. Aposte em formatos diferentes de livros

Atualmente, as crianças crescem mexendo em celulares e tablets. Então, pode ser que o livro impresso não desperte tanto o interesse delas. É importante oferecer esse tipo de obra para elas, mas vale a pena investir em outros formatos para tentar conquistá-las também.

Você pode ler com o seu filho ou ofertar para ele um livro digital, por exemplo. Assim, você tem mais chances de chamar a atenção dele e fazer com que ele crie o hábito da leitura. 📱

Com essas atitudes, ficará mais fácil incentivar o hábito da leitura em seu filho e, com o passar do tempo, você verá a melhora significativa do seu desempenho escolar. 👨‍🎓

Agora que você aprendeu como a leitura melhora o desempenho escolar de seu filho, é só ficar de olho no nosso blog para conferir mais dicas sobre educação!

Índice de Aprovação na UFSC - 10 melhores colégios de Floripa

Índice de Aprovação na UFSC – 10 melhores colégios de Floripa

Gostaríamos de agradecer e parabenizar toda a equipe de professores, coordenadores, psicólogos, diretores e, acima de tudo, aos nossos alunos aprovados no Vestibular UFSC 2018, que não são poucos!!! A vida é uma troca de conhecimentos e vocês nos mostraram que são os melhores. Neste ano conquistamos juntos 2º Melhor índice de Aprovação no Vestibular UFSC 2018 dentre as Escolas Particulares de Florianópolis e, nesta conquista, somos todos merecedores.

Conheça os 10 colégios com melhor índice de Aprovação na UFSC →

22/05/2020
Fernando Barcellos