Cantinho da Leitura em casa: como montar um para sua família

Confira as principais recomendações para montar um cantinho da leitura em casa e proporcionar momentos divertidos para toda a família!

Entre os marcos do desenvolvimento infantil, a fala e a linguagem estão entre os mais importantes e celebrados. Contudo, esse aspecto do desenvolvimento das crianças só pode ser aprimorado através do incentivo à leitura. Então, nada melhor do que montar um cantinho da leitura em casa, não é mesmo?

Quando os pais, desde muito cedo, leem para seus filhos regularmente, ainda que a criança pareça não compreender muito bem, ela está absorvendo a sonoridade das palavras e, assim, desenvolvendo sua fala e outros aspectos cognitivos. Por isso despertar o interesse pela leitura é tão fundamental.

A seguir, preparamos algumas dicas para que o cantinho da leitura em casa seja especial e traga para seus filhos um aprendizado com gostinho de diversão. Acompanhe!

Desperte o gosto pela leitura em seus filhos

Algumas pessoas possuem uma predisposição natural à leitura, que começa desde cedo e sem muito esforço. Outras adquirem esse hábito com o tempo, a partir de exemplos de pessoas próximas ou mesmo pela necessidade.

Fato é que ler é uma atividade transformadora, que ensina, diverte e, principalmente, desenvolve e enriquece o intelecto das pessoas. Seja para crianças, jovens ou adultos, através da leitura é possível transpor barreiras de tempo e espaço, sendo considerada, inclusive, um ato libertador, à medida que descobrimos novas ideias e compreendemos melhor uma série de questões, tanto pessoais quanto sociais.

Por isso, seja qual for o objetivo, ler e despertar em outras pessoas o gosto pela leitura sempre será uma forma para abrir os horizontes e criar novas perspectivas. E esse já é motivo suficiente para que pais, irmãos e demais familiares despertem nas crianças o gosto pela leitura. 

Mesmo que elas ainda não tenham adquirido o hábito da leitura, oferecer livros adequados a sua idade, com ilustrações atrativas, que ensinem de forma lúdica, será o primeiro degrau para construir um leitor assíduo no futuro. 

Inclusive, uma campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria orienta para que os pais iniciem a leitura para os filhos a partir do nascimento, de modo a promover seu desenvolvimento. Ou seja, quanto antes a criança receber esses estímulos, melhor ela desenvolverá seus saberes e formará uma base sólida para o hábito da leitura.

Veja 4 dicas preciosas para estimular a leitura infantil

Um dos pontos principais para estimular a leitura dos pequenos é estabelecer uma rotina, assim como acontece para outros afazeres. Com um planejamento diário — que não deve de modo algum ser rígido —  fica mais fácil de encaixar a leitura como parte do dia a dia da criança.

Abaixo, elencamos mais 4 dicas para que a leitura infantil seja estimulada:

  1. Em primeiro lugar, apresente para a criança o universo dos livros. Mesmo que ela ainda não consiga ler sozinha, vale oferecer livrinhos de histórias com bastante ilustrações. Folheie o livro apontando as imagens, leia em voz alta e faça disso uma brincadeira;
  2. Nesse momento, deixe que a criança pegue o livro e explore o objeto. O tato é um estímulo importante! Se você tiver um cantinho da leitura em casa, isso será ainda mais bem aceito por ela;
  3. Dê o exemplo: pais que não possuem o hábito da leitura terão mais dificuldade de estimular os filhos, por isso, demonstre que você gosta de ler que isso é parte da sua rotina;
  4. Esteja presente em momentos onde os livros aparecem. Além de fortalecer o vínculo afetivo, sua presença será um motivador do aprendizado e interesse da criança pela leitura.
Cantinho da Leitura

Como montar um cantinho da leitura em casa?

Para criar um cantinho da leitura em casa, alguns critérios devem ser seguidos, como a escolha do local, o espaço que será ocupado, os livros que você irá adquirir e, claro, a decoração para criar um ambiente agradável. Veja, então, como montar esse lugar tão especial!

Espaço: onde montar o cantinho de leitura?

Mesmo que o cantinho da leitura em casa possa ser montado em qualquer espaço, o recomendado é que ele ocupe o quarto da criança ou a sala, que é uma área de descanso e lazer comum. Porém, como sabemos, tudo depende do tamanho de cada imóvel e do espaço disponível.

Algumas pessoas que desfrutam de uma casa com quintal, optam por fazer esse espaço numa área externa, ou mesmo numa casa na árvore. Se você tiver essa opção, desfrute-a!

Na verdade, o mais importante é que seja um local onde os livros estejam disponíveis e com acesso facilitado, de modo organizado numa estante ou prateleira, para que a criança sinta que aquele espaço é dela e se aproprie com segurança.

Acervo: quais livros não podem ficar de fora?

Montar o acervo de livros é parte essencial, afinal, sem eles não há cantinho da leitura, certo? Por isso, a estante deve ser recheada com livros infantis de diferentes tipos, onde os títulos sejam bem variados. Os clássicos da literatura infantil sempre são bem-vindos, contos de folclore brasileiro, contos de fadas e livros com muitas ilustrações não podem faltar.

Existem também algumas opções de jogos com livrinhos, que proporcionam mais interatividade. Na hora de escolher os livros, vale a pena conversar com o professor ou um pedagogo para receber indicações.

Decoração: como criar um ambiente bonito e lúdico?

O espaço onde será montado o cantinho da leitura em casa deve ser confortável, com assentos e almofadas que permitam que a criança passe um bom tempo no local sem que ele se torne desagradável. As cores devem ser suaves e claras, para não comprometer a visão.

Outro fator importante é criar um ambiente bonito aos olhos, já que os pequenos são bastante estimulados visualmente. Mas aqui é preciso ter atenção! Utilizar painéis muito chamativos, cheios de desenhos e cores fortes não é o ideal, pois irá desviar o foco do que principal, que são os livros. Ou seja, a estante ou armário onde eles serão guardados deve ser o objeto central do espaço.

Aproveite o novo espaço com seus filhos

Como já dissemos, a presença dos pais é essencial para incentivar a leitura dos pequenos. Por isso, ter um cantinho da leitura em casa significa usufruir de mais um espaço de convivência, que pode, inclusive, facilitar a rotina da família para o hábito de ler.

Isso significa que o espaço não precisa ser feito apenas por quem tem filhos em fase de alfabetização. Mesmo para crianças menores, o “cantinho dos brinquedos” pode também servir como local para livros, onde pais e filhos brincam e aprendem juntos.

Com essas dicas, a criança terá o estímulo necessário para, no futuro, criar seu próprio cantinho da leitura em casa mesmo quando for adulta, e passar esse hábito adiante, de geração em geração.

Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

13/10/2021
Kélen Oliveira