Jogos infantis como ferramentas de aprendizagem

As instituições de ensino precisam investir em jogos infantis, pois eles são ótimas ferramentas de aprendizagem. Eles conseguem motivar as crianças e até os adolescentes, fazendo com que se envolvam na brincadeira e absorvam diferentes tipos de conhecimento, como o matemático, o linguístico e o cultural.

Além disso, como essa é uma maneira bem mais divertida de aprendizagem, os estudantes costumam gostar da experiência e podem até mudar a relação que têm com a escola. E essa inovação pode, ainda, fazer com que esses jovens comecem a gostar mais de frequentá-la e de obter conhecimento.

Para saber mais sobre a importância dos jogos infantis no desenvolvimento dos alunos e como eles podem ser usados em sala de aula, continue lendo e confira! 🤓

A importância dos jogos para o desenvolvimento dos estudantes

Os jogos educativos são essenciais tanto no desenvolvimento escolar dos jovens quanto no desenvolvimento cognitivo e afetivo. Por isso, é importante que eles sejam usados como ferramentas de aprendizagem desde cedo até a adolescência dos estudantes.

Geralmente, as crianças adoram brincar e são naturalmente imaginativas. Os jogos infantis exploram essas características para que elas se familiarizem com vários elementos, como palavras, números e conceitos.

Os jogos também são fundamentais na formação das crianças porque eles auxiliam no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a memória, a atenção, a percepção e a capacidade motora, bem como estimulam a criatividade, a curiosidade e a eloquência dos pequenos. 👦

Além disso, os jogos infantis também são muito relevantes em qualquer idade escolar, porque a maioria deles precisa ser realizada em grupo. Dessa maneira, os estudantes aprendem a trabalhar em equipe, além de absorver o conteúdo abordado.  

Outra vantagem em utilizar jogos na educação é que eles tornam o aprendizado divertido. Sendo assim, os alunos vão aproveitar mais a experiência e entenderão que aprender pode ser uma atividade prazerosa. Essa estratégia pode motivar os adolescentes, que podem estar desanimados com a escola ou com uma matéria específica. 🧐

Mais um benefício fundamental que os jogos trazem para a sala de aula é o aumento de concentração e foco dos estudantes em geral, crianças e adolescentes. Atualmente, com tantas formas de entretenimento e distração, é um desafio conseguir manter um aluno focado em uma aula teórica de 45 minutos.

Entretanto, com o jogo, é mais fácil fazer com que os estudantes mantenham a concentração e o foco, porque eles têm que atingir objetivos. Isso é muito positivo, pois, com a concentração elevada, os jovens conseguem assimilar melhor o conteúdo ministrado. 👨‍🏫

Aprender a manter o foco é uma característica excelente, que pode ser aproveitada em vários aspectos da vida: na hora de estudar, fazer tarefas e até mesmo preparar-se para o mercado de trabalho.

Gamificação na educação

A gamificação está bastante relacionada ao uso de jogos infantis na educação, mas esses dois conceitos não são exatamente iguais. Ela diz respeito ao uso de estratégias e de design dos videogames em sala de aula, porém em outro contexto.

Essa técnica é tão eficiente que ela está sendo usada até na educação corporativa. Por isso, investir na gamificação é tão importante quanto usar outros jogos em sala de aula. Afinal, essa técnica também atrai os estudantes e auxilia na concentração, produtividade e capacidade de socialização do indivíduo. 👥

Existem várias formas de colocar a gamificação em prática em uma sala de aula. Uma maneira simples de fazer isso, por exemplo, é premiar com medalhas e bonificações os alunos que realizarem as tarefas ou desafios propostos durante a aula. Essa é uma prática mais eficaz com as crianças, porém ela também costuma funcionar com os adolescentes.

Outras formas interessantes de utilizar a gamificação são os torneios entre os alunos, com jogos educativos de videogames e até lições de casa diferenciadas. Assim, os jovens vão aprender sobre competição, noção de equipe e a importância de suas decisões enquanto assimilam conteúdos de diferentes disciplinas. 👾

Modelos de jogos infantis

Atualmente, diferentes modelos de jogos infantis são usados na educação, pois eles podem ser utilizados em várias áreas e com objetivos distintos. Sendo assim, vamos mostrar, agora, alguns formatos de jogos e como eles podem ser dados para estudantes de diversas faixas etárias.

1. Jogos de alfabetização

Os jogos para a alfabetização são ótimos para crianças que estão aprendendo a ler e escrever em língua portuguesa, ou mesmo em uma língua estrangeira. Para os alunos que têm aproximadamente 6 anos, os jogos mais indicados são: formação de palavras e separação de sílabas com letras móveis, jogos de memória e de assimilação.

Um exemplo de jogo de assimilação é pedir para as crianças ligarem figuras de animais aos seus nomes na língua alvo do estudo, por exemplo, o inglês. Assim, elas fazem a associação entre a palavra e a imagem. Aqui, é recomendável, ainda, que os educadores peçam aos alunos que pronunciem as palavras em voz alta, treinando também a oralidade.

Quando possível, os professores podem realizar uma atividade extra, divertida e educativa para os pequenos ao final do jogo, como montar uma história com as figuras dos animais ou um quebra-cabeça. 🔤

2. Jogos de Lógica e Matemática

Os primeiros números podem ser apresentados ou conhecidos através de jogos de sequências numéricas. O professor pode dar várias imagens com animais e fazer diferentes desafios, em que os estudantes tenham que somar e dividir valores, iniciando, assim, algumas operações matemáticas.

Para crianças com média de 10 anos, jogos em que elas devam relacionar os quatro tipos de operações matemáticas e praticar a tabuada são interessantes. Uma forma de fazer isso é criar um jogo com vários desafios, em que a cada resposta certa, os alunos avançam rumo à linha de chegada. ➗

3. Jogos de computador

Jogos de computador são excelentes, porque eles são mais atrativos para os estudantes. Os de simulação permitem que o aluno observe profundamente uma situação ou elemento, por isso, são recomendados para todas as idades.

Através de um jogo, as crianças podem aprender, por exemplo, como preservar o meio ambiente. Já, para os alunos que estão no final do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, jogos sobre circuitos elétricos são mais instigantes, por exemplo. 🕹️

Viu como os jogos são fundamentais para que os jovens tenham uma educação de qualidade? As instituições de ensino devem investir nessa metodologia de ensino/aprendizagem para que os seus alunos possam assimilar melhor os conteúdos aplicados, desenvolverem-se de forma adequada e divertirem-se enquanto fazem tudo isso! 

Depois de descobrir a importância de usar os jogos infantis como ferramenta de aprendizagem, confira também como a leitura melhora o desempenho escolar de crianças e adolescentes!

Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

28/05/2020
Fernando Barcellos