Vamos conversar sobre Rotina de Estudos?

A partir do 3º ano, o processo de alfabetização (codificação/decodificação) precisa estar sistematizado e os desafios de aprendizagem vão se ampliando. É imprescindível mais leitura, mais aprofundamento de conteúdo, mais exercícios e uma rotina de estudo bem estabelecida.

Por conhecermos muito do desenvolvimento infantil, inserimos em nossa proposta pedagógica os instrumentos avaliativos de forma gradativa. Estimulamos a leitura e sabemos o quanto a rotina de estudo em casa é fundamental para a formação de um estudante.

No que consiste o momento de estudo?

1) Organizar estojo, mochila, agenda.

2) Fazer a tarefa e perceber quais dúvidas do conteúdo ainda permanecem.

3) Estudar os conteúdos vistos na aula do dia. Voltar no horário, verificar quais aulas foram administradas e buscar no material quais atividades foram feitas. Perceber se as mesmas foram realizadas com empenho e se há algo para ser melhorado. Refazer atividades para verificar as possíveis dúvidas.

4) Aproveitar a tecnologia e pesquisar um pouco mais sobre o conteúdo aprendido. Assistir vídeo-aulas e ler novos textos (orientando a pesquisa em sites confiáveis).

5) Ler diariamente. Existe uma diferença entre ler para envolver-se no texto e tornar-se um leitor, e ler para treinar a fluência de leitura. É preciso destacar que ler fluentemente é essencial para uma aprendizagem eficaz. Estimule o seu filho a fazer vídeos lendo diferentes textos, a fazer leituras pequenas cronometrando o seu próprio tempo e desafiando-se a melhorar. Mas cuidado, a literatura jamais deve ser utilizada para treinar a leitura. A literatura é para entender a história, envolver-se no enredo e este momento precisa ser rico, prazeroso. 

6) Estudamos para todas as disciplinas do mesmo jeito? Não. Matemática é preciso estudar exercitando, refazendo exercícios, anotando as dúvidas, trazendo para a próxima aula, exercitando novamente. Não é possível estudar somente na véspera e/ou no dia da prova. É preciso retomar as matérias aprendidas. Matemática tem compreensão, mas é preciso muito treino. A tabuada precisa ser sistematizada gradativamente para que a atenção possa ser voltada para outros aspectos, no decorrer dos novos conteúdos. No 5º ano, as quatro operações precisam ter sido aprendidas, pois o conteúdo é bastante amplo. Se cada conteúdo for revisto assim que for aprendido e as dúvidas forem trazidas novamente, os resultados nas avaliações serão muito melhores, pois estarão atrelados a uma aprendizagem efetiva.

7) Estimule a escrita. Com os pequenos, incentive a escrita com mensagem de texto pelo celular corrigindo erros, olhando a letra maiúscula e o ponto final. Bilhetes para os amigos, email para parentes de outra cidade. Não permita que o seu(ua) filho(a) perca o hábito de escrever socialmente, pois esta é a maior função da escrita. Brinque enquanto estiverem no trânsito e/ou em casa, de quem consegue falar mais palavras de uma classe de palavras, brinquem de soletrar… estimulem o uso do diário. Com os maiores, é preciso corrigir e pontuar sempre que a escrita não estiver adequada. Façam inferências (lendo as entrelinhas) de filmes assistidos, de músicas ouvidas, de livros lidos. Olhem o material, a agenda… e façam a criança corrigir sempre que verificar erros. Ampliem o vocabulário das crianças inserindo novos termos, conversando sobre enunciados, propagandas e fala de personagens. Assim, estudar para Língua Portuguesa será muito menos trabalhoso.

8) Em História, Geografia, Ciências…estimule o uso de marcadores nos principais conceitos (os professores costumam sinalizar conceitos essenciais sempre que estão trabalhando os conteúdos), post-its podem ser usados como sinalizadores também. Brinquem de fazer mapas sintetizando informações, busquem vídeos juntos sobre o conteúdo visto, olhem o horário das aulas e estimulem a leitura do conteúdo antes dele ser trabalhado pela professora. Estimule a criança a anotar dúvidas e, depois da aula, a responder perguntas. Conversem sobre o conteúdo, coloquem nas programações de sua família visita à museus e outros locais que ampliem o olhar da criança para além dos conceitos escritos.

O trabalho de pesquisa precisa ser orientado pelo adulto. Pois, embora os professores orientem e ensinem todos os passos, é no momento de realizá-lo que as dúvidas aparecem. Não permita que a criança não dê “o seu melhor” naquilo que está realizando. Mostre que é preciso dedicação com as tarefas.

Enfim, formar um estudante é um exercício árduo que se faz diariamente na relação entre família e escola. É preciso um trabalho intenso na base, para que gradativamente o(a) aluno(a) adquira autonomia e entenda que estudar é uma ação constante, que estamos sempre aprendendo coisas novas e sempre teremos algo para aperfeiçoar.Vamos estabelecer uma rotina de estudo diária? Com certeza no início ela será cansativa. Comece estabelecendo um tempo menor, mas depois é preciso no mínimo uma hora diária de estudo todos os dias. Se conseguirmos estabelecer esta rotina, os resultados aparecerão e o estudante irá assumindo gradativamente o seu processo de “eterno aprendiz”.

Ensino Fundamental 2 - do 6º ao 9º ano

Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano

O Ensino Fundamental II marca uma nova e importante etapa na vida acadêmica dos alunos. As mudanças que ocorrem neste momento são evidenciadas pelos seguintes aspectos:

  • Aumento da demanda de estudo em casa;
  • Aumento das responsabilidades;
  • Necessidade de desenvolver mais autonomia;
  • Número maior de professores e conteúdos;
  • Transição da infância para a pré-adolescência.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 2 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

20/06/2022
Cristiani Inácio Nery