A importância do brincar livre para uma infância saudável

O brincar livre atua diretamente no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Entenda sua importância, benefícios e como participar das brincadeiras.

As brincadeiras são a principal forma utilizada pelas crianças para aprender, explorar o mundo, a si mesmas e se expressar. Além disso, é por meio delas que os pequeninos começam a entender as capacidades e limites dos seus corpinhos e a explorar todo o universo da criatividade.

O brincar livre, sem regras, de forma não dirigida pelos adultos e sem atividades estruturadas, é o caminho para entregar experiências ricas e divertidas para a criança, o que colabora com seu desenvolvimento em todos os aspectos.

Atualmente, com a redução do tamanho das áreas externas, um cotidiano cheio de atividades estruturadas e o tempo excessivo na frente das telas (algo muito preocupante), sobra cada vez menos tempo para as crianças brincarem livremente e se auto descobrirem.

No entanto, o brincar livre não pode deixar de ser uma realidade no dia a dia da criança, é preciso entender o que significa isso e o quão importante é para ela. Assim, com toda certeza você reservará um espaço de tempo todos os dias para seu/sua filho(a) aprender se divertindo.

Continue a leitura e conheça a fundo o brincar livre. No final, você confere os benefícios dessa prática fundamental para o desenvolvimento infantil e como os pais podem participar das brincadeiras.

O que significa o “brincar livre”?

Brincar livre está relacionado com atividades que buscam trazer elementos imaginativos ao mundo real e vice-versa. Quando a criança brinca, uma pequena pedra pode se transformar em um avião, um graveto em uma espada super poderosa, terra e água em comidinha recém preparada ou o lençol num manto que a deixa invisível.

Em outras palavras, o brincar livre permite que os pequeninos conduzam suas ações de acordo com sua imaginação, interesses e necessidades, com seus próprios critérios de regras, organização, tempo e limites. “Quem correr até a árvore, dar a volta nela e chegar primeiro até aqui, vence!”

Para as crianças, as brincadeiras são uma forma de linguagem que as permite entrar em contato com o mundo, dar significado para as experiências e entender melhor suas emoções. Assim, elas conseguem regular melhor seus comportamentos, verbalizar suas necessidades, compreender seus limites físicos e intelectuais e, por consequência, desenvolver sua personalidade.

Qual é a importância do brincar livre para as crianças?

Como você pode ver, o brincar livre é o principal veículo para o desenvolvimento infantil. Quando os pequeninos estão brincando livremente todas suas áreas de desenvolvimento são promovidas. 

Ou seja, os aspectos físicos, cognitivos, sociais, emocionais e a comunicação estão todos sendo trabalhados simultaneamente, reforçando as habilidades da criança de forma única.  

Além de todo esse multi desenvolvimento, brincar também ajuda a construir hábitos mais saudáveis, pois envolve ativamente a criança com o mundo a sua volta, entrega todos os prazeres e benefícios de mexer o corpinho explorando sua criatividade. Assim, os pequenos se tornam menos suscetíveis à obesidade e aprendem com mais facilidade.  

Nos aspectos emocionais, o brincar livre atua no controle da ansiedade e superação de medos, pois todas as novas ideias se conectam diretamente com experiências anteriores, deixando claros seus limites e novas capacidades a cada brincadeira. Além do mais, neste tipo de atividade os pequenos tomam decisões por conta própria e começam a entender a ligação entre suas escolhas e respectivas consequências.

Por isso, a atenção plena é desenvolvida e a criança se sente mais segura e protegida na hora de experimentar novas experiências.

De uma maneira resumida, o brincar livre é um veículo para o desenvolvimento infantil em todos os aspectos, que estimula o autocontrole e autoconhecimento, pois as crianças têm sede de conhecimento, de explorar o mundo e, as brincadeiras, saciam essa vontade. Também é uma oportunidade singular para regularem seus sentimentos, aprenderem a lidar com frustrações e se relacionarem melhor com outros indivíduos. 

Os benefícios do brincar livre

Agora que você sabe o que é e a importância do brincar livre, vamos te apresentar os principais benefícios dessa prática no desenvolvimento infantil. Confira.

Promove a socialização

Interagir com outras pessoas é fundamental para a socialização da criança. As brincadeiras ajudam os pequeninos a desenvolverem esse aspecto e ao mesmo tempo melhoram sua capacidade de se comunicar e expressar o que sentem. Os efeitos são ainda maiores quando elas acontecem com outras crianças, principalmente ao ar livre, onde podem se movimentar e curtir a natureza à vontade.

Desenvolve a criatividade da criança

Como as brincadeiras são livres, sem regras, a imaginação rola à solta, ainda mais quando as crianças brincam sozinhas. A cada nova brincadeira, todo um novo universo é criado adicionando elementos de experiências anteriores. 

Para impulsionar ainda mais o fluxo criativo, você pode propor atividades lúdicas, como colorir, massinha e blocos de montar. Se as brincadeiras forem ao ar livre e com outras crianças, a criação é em conjunto e o espírito de cooperação é estimulado.

Estimula a autonomia desde muito cedo

Brincando as crianças aprendem novas habilidades, reconhecendo suas capacidades e limites. Com as inúmeras experiências adquiridas durante os “testes” incessantes, elas caem, se levantam, se machucam, se divertem e aprendem muito. Com isso, passam a avaliar melhor os riscos e consequências antes de fazer algo.

Assim, a autonomia é desenvolvida desde muito cedo, pois antes de cada ação durante a brincadeira os pequeninos avaliam e gerenciam os riscos, e aprendem com eles, fazendo com que saibam o que pode ser feito por conta própria e quando será necessária a ajuda de um adulto.

Desenvolve a coordenação motora da criança

Mãozinhas, pezinhos e dedinhos não param um segundo durante as brincadeiras. Além de explorar o mundo quando brincam, as crianças também exploram o próprio corpo. Por meio de inúmeras tentativas e erros, elas descobrem como devem coordenar melhor seus corpinhos e movimentos para fazerem algo que antes não conseguiam. Tudo isso de uma maneira leve e natural, sem pressão ou obrigação.

Como os pais podem participar das brincadeiras?

Lembre-se do termo “brincar livre”. Portanto, antes de saber como participar das brincadeiras é fundamental  entender que elas não devem ser programadas como rotinas, é preciso que sejam periódicas mas sem dia ou horários pré-definidos.

Isto porque, o brincar livre promove uma aprendizagem leve, sem obrigações, que busca estimular a criatividade, imaginação, o autoconhecimento, além da exploração do mundo e suas novidades.

Para participar é importante “se despir” dos olhos adultos e tentar enxergar o mundo como as crianças. Isso quer dizer que você deve ver os itens, utensílios e diferentes espaços da sua casa como oportunidade para criar inúmeros elementos. 

Uma bacia com água e barquinhos de papel podem se transformar numa intensa batalha naval. Pás viram caminhões e a areia, carga a ser transportada. Jogos de tabuleiro educativos para toda a galera aproveitar também são uma excelente alternativa.

Abuse da sua imaginação, volte a ser criança… e você conseguirá sintonizar com seu/sua filho(a) em momentos únicos de aprendizado. Deixe sempre que o(a) pequeno(a) tenha espaço para criar e imaginar. Use sua mente para tornar a experiência ainda mais rica.

Além disso, quando os pais participam da brincadeira, ela se transforma num momento de conforto e segurança, possibilitando que, durante a diversão, a criança exponha alguma dificuldade que está passando na escola, com algum amiguinho ou outro familiar. Uma oportunidade única para entender como ela se sente e para encorajá-la a tentar algo novo ou superar um desafio.
Pronto, agora você sabe o que é o brincar livre, sua importância, benefícios e como participar das brincadeiras com os pequeninos. Para aprender muito mais sobre o desenvolvimento infantil continue aqui no blog!

Matrículas Abertas Educação Infantil Colégio Geração

Educação Infantil – dos 3 aos 5 anos

Entendemos que os conhecimentos são formados a partir das experiências das crianças, das interações, das brincadeiras e da construção dos significados em relação ao contexto infantil. O nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado de acordo com a BNCC, consolida como direito da criança o aprender através do interagir e do brincar. Os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino são recursos adicionais, usados como uma ferramenta a mais para encontrar inúmeras possibilidades de investigação, linguagens, interações e brincadeiras que despertem o interesse da turma, validando o processo pedagógico democrático e feliz!

Conheça nosso projeto pedagógico para Educação Infantil →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

25/05/2022
Elisabete Alhadas