A importância das atividades fora da sala de aula no Ensino Fundamental

Entenda por que as atividades fora da sala de aula no Ensino Fundamental são essenciais para o aprendizado e desenvolvimento das crianças.

Quando se pensa em aprendizado, logo vem à mente o ambiente escolar. Obviamente que este é um lugar imprescindível para o desenvolvimento das crianças, mas as atividades fora da sala de aula no Ensino Fundamental também fazem parte do processo de aprendizagem e contribuem significativamente para o desenvolvimento infantil. 

Não apenas no sentido de aprender português, matemática, ciências, história… Mas também, e principalmente, com relação às questões socioafetivas e psicomotoras é que o ensino deve ir além dos muros da escola, aproveitando as inúmeras fontes de saber existentes – parques ecológicos, museus, universidades, e até mesmo as ruas do bairro.

Fato é que ambientes abertos, livres, proporcionam à criança um nível de aprendizagem que ultrapassa as questões básicas, trazendo compreensão sobre a prática de certas atividades, a aplicação de teorias e a vivência de situações do cotidiano.

Se você tem filhos em idade escolar, saiba que neste artigo abordaremos a importância das atividades fora da sala de aula no Ensino Fundamental, para que pais e mães compreendam os benefícios dessas atividades e possam contribuir com diferentes métodos de aprendizado.

Confira!

Qual a importância das atividades fora da sala de aula no Ensino Fundamental?

Já foi o tempo em que a sala de aula era o único lugar onde se podia ensinar e aprender. Contudo, ainda é na escola que se organiza e sistematiza o ensino, e por isso, com a mudança das metodologias e a necessidade de se ampliar as possibilidades educacionais, as escolas passaram a desenvolver atividades fora da sala de aula no Ensino Fundamental e também no Ensino Médio.

Ainda que para muitas pessoas o ensino tradicional pareça o mais adequado, para as crianças a ludicidade e o estímulo sensorial são muito eficazes para seu desenvolvimento e aprendizado. Isso porque as saídas de campo colocam os alunos dentro de contextos onde o que é ensinado na teoria, dentro de sala de aula, pode ser visto e aplicado de forma prática.

Desse modo, as crianças podem observar, questionar e interagir com os fatos e processos relacionados aos temas que são vistos na escola. Por exemplo, ao aprender sobre fauna e flora, elas veem nos livros diversas figuras e imagens de plantas e animais. E assim, uma saída de campo a um zoológico ou parque ambiental lhes dá a oportunidade de ver de perto o objeto de estudo e compreender melhor a lição aplicada e as atividades propostas.

Por isso, as saídas de campo fazem parte das atividades pedagógicas desenvolvidas pelo Colégio Geração, valorizando o estudo fora da sala aula e promovendo uma didática mais efetiva para o desenvolvimento de nossos alunos.  

Quais os benefícios das atividades fora da sala de aula?

Proporcionar aos alunos algumas atividades fora da sala de aula no Ensino Fundamental traz uma série de benefícios para o desempenho escolar, mas também para as questões de desenvolvimento pessoal.

Através das saídas de campo, a criança encontra mais facilidade no entendimento do conteúdo, desenvolve habilidades de observação, alcança uma visão mais ampla do mundo e de toda sua diversidade, além de trabalhar diferentes formas de expressão.

A seguir, selecionamos alguns outros benefícios que tornam as atividades fora da sala de aula essenciais para o desenvolvimento dos estudantes:

Aumenta o interesse

Tirar os alunos da sala de aula e levar para um novo ambiente de estudos faz com que o interesse pelo assunto que está sendo ensinado aumente. Afinal, as atividades ao ar livre sempre são estimulantes para as crianças, assim como tudo aquilo que aguça a imaginação e dá um tom lúdico à tarefa.

Por exemplo, uma aula de história baseada apenas em leitura de livros e lições teóricas pode ser considerada “chata” por uma grande parte dos alunos. Mas, ao levá-los a um museu e mostrar como tudo ocorreu de fato através de objetos da época, o interesse pela matéria se torna muito maior, já que o aprendizado fica mais prazeroso. 

Melhora a relação com os professores 

Muitas vezes, dentro de sala de aula, a relação entre aluno e professor é vista com certa distância, até mesmo por conta de alguma rigidez imposta pelos mestres. Por outro lado, às vezes as crianças também projetam uma imagem de austeridade na figura dos professores, o que as impede de criar conexões que são favoráveis ao aprendizado.

No entanto, as atividades fora da sala de aula permitem que essa relação se estreite, à medida que os professores passam para o lugar de condutores, guias de passeios e proporcionam, durante as saídas de campo, momentos de lazer e descontração com seus alunos.

Estimula o Pensamento Crítico

Ao ter contato com ambientes externos e dinâmicas diferentes de aprendizado, os alunos encontram maneiras e oportunidades de refletir sobre o que estão aprendendo. 

Portanto, quando a metodologia das atividades fora da sala de aula no Ensino Fundamental é bem empregada, as crianças são incentivadas a pensar de forma diferente. Isso se torna favorável ao desenvolvimento do pensamento crítico, onde elas podem questionar o que vêem e compreender as diversas nuances sobre um mesmo tema.

Otimiza o aprendizado ao invés da “decoreba”

A partir de atividades fora da sala de aula, o aluno passa a exercer sua criatividade, otimizando o aprendizado. Enquanto em sala de aula muitos alunos apenas decoram os temas, fórmulas e textos, é diante de tarefas práticas que eles podem desenvolver a habilidade de aprender por associação, análise e observação.

Por que se deve equilibrar aulas comuns com atividades fora de sala de aula?

É bastante comum que alguns pais e mães, especialmente aqueles que tiveram uma educação mais conservadora, vejam as atividades fora da sala de aula no Ensino Fundamental como algo supérfluo, e até desnecessário. 

Porém, devemos lembrar que um método não se sobrepõe ao outro, mas são complementares. Portanto, é importante que a escola saiba equilibrar as aulas teóricas com as saídas para aulas práticas.

É claro que nem tudo que se aprende em sala de aula pode ser acessado externamente. Mas, sempre que possível, as aulas expositivas devem ser inseridas no plano escolar, e os pais devem apoiar a escola e incentivar seus filhos a participar das dinâmicas e saídas a campo.

Como estimular a aprendizagem fora da sala de aula?

Assim como é importante que os pais compreendam a necessidade de mesclar aulas teóricas com atividades fora da sala de aula no Ensino Fundamental, espera-se também o incentivo e a ajuda da família para estimular esse aprendizado.

“Mas como a família pode auxiliar nisso?”, você deve estar se perguntando.

Bom, na verdade, é preciso que todos estejam engajados e atentos às oportunidades, e que façam dos momentos de lazer também momentos de aprendizado. Visitar museus durante viagens ou mesmo na sua cidade, ir a parques ecológicos, incentivar a leitura e assistir a filmes são formas de incentivar o estudo e o conhecimento.

Desse modo, seja na escola ou em casa, a criança adquire a consciência de que pode aprender com suas experiências e encontrará oportunidades de criar um conhecimento independente, a partir de uma correlação que ela mesma desenvolve. Com essa autonomia, o aluno se torna protagonista de sua própria educação, o que fará toda a diferença no futuro.

Em breve daremos início às propostas de saídas de campo, aguardem as novidades.

Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

03/05/2022
Kélen Oliveira