Como lidar com o Homeschooling durante a quarentena?

A pandemia da Covid-19 mudou a rotina de toda a sociedade, já que uma das principais maneiras de prevenção é o isolamento social. Neste novo cenário, adultos fazem home office e as crianças e adolescentes também têm que realizar o homeschooling durante a quarentena.

Esse é um termo utilizado para se referir à educação domiciliar, ou seja, quando os jovens são educados em casa pelos pais ou responsáveis. Como agora os pais estão passando por uma situação parecida, o homeschooling durante a quarentena também está sendo usado nesse novo contexto. 👨‍💻👩‍💻

No entanto, muitos pais estão descobrindo que, nesse cenário, praticar o homeschooling não é uma tarefa tão fácil, porque existem diversas distrações em casa, e nem sempre os jovens querem estudar nesse ambiente. Além disso, a desmotivação também pode ser uma constante.

Se você está passando por esse momento, então sabe do que estamos falando. Pensando nisso, separamos 6 dicas para que você descubra como lidar com o homeschooling durante a quarentena!

Como facilitar o homeschooling?

Escolha um ambiente para os estudos

Em casa, as crianças e adolescentes têm várias distrações, como TV, tablets, celulares e conversas no mesmo cômodo. Se ficarem próximos desses ruídos enquanto estudam, dificilmente vão se concentrar e assimilar o conteúdo passado pelos livros, videoaulas e atividades escolares.

Sendo assim, para que o estudo funcione em casa, você precisa encontrar um espaço que seja mais calmo e sem distrações. Caso o estudante precise do computador ou celular para assistir às aulas, ou estar em contato com professores, oriente-o a usar os equipamentos adequadamente e focar apenas nos estudos.

Ou seja, peça para ele não abrir outras abas e cuidar com as redes sociais durante as aulas e tarefas, deixando para usar o celular somente quando for extremamente necessário. Lembre-se também de escolher cadeiras e mesas ergonômicas para que o ambiente fique confortável. 💺

Ajude seu filho na organização para estudar em casa

Para que os estudos sejam bem-sucedidos em casa, o estudante precisa se organizar e criar uma rotina. Dessa maneira, a atividade vai se tornar um hábito e será mais fácil realizá-la.

Então, ajude seu filho nessa organização. Defina horários para começar e finalizar os estudos no dia a dia e crie um planejamento. Veja quais são as recomendações da escola sobre as disciplinas e os conteúdos. 

Caso você acredite que não seja possível seguir as orientações sugeridas pela escola, uma boa ideia é entrar em contato com os coordenadores e professores para encontrar um caminho que funcione melhor em sua casa. Um ponto que pode ajudar é deixar a rotina bem parecida com a que o aluno já estava acostumado, para que ele se adapte mais facilmente. 🕥

Incentive momentos de descanso

Não se esqueça de incentivar momentos de descanso, porque eles são essenciais para que o estudante relaxe e depois volte mais concentrado para os estudos. Você pode colocar intervalos de 15 minutos no planejamento da rotina de estudo e, caso perceba que seu filho está estudando há muito tempo, lembre-o de fazer uma pausa.

Nesse tempo, ele pode tomar uma água, comer um lanche, ir ao banheiro e descansar um pouco para voltar mais motivado às atividades escolares. 🥖🥤  

Participe dos estudos

Como em casa os alunos não têm o professor para tirar dúvidas, é importante que você participe dos estudos e tente auxiliar seu filho nas atividades. Essa atitude é bem valiosa, pois motiva os pequenos a realizarem as tarefas. Inclusive, essa pode ser uma oportunidade para que você estimule o hábito da leitura, ao ler junto com seus filhos.

Entretanto, tome cuidado para não fazer as lições pelo estudante. Você deve lembrar-se de que está ali para ajudar, porém, ele é quem deve estudar, aprender e fazer as tarefas. 🗒️

Cuide da saúde das crianças e adolescentes

Fazer tudo dentro de casa e não poder sair para passear, sentir a natureza, ver amigos e se divertir pode ser bastante estressante, além de nos deixar mais sedentários. Sendo assim, você não pode se esquecer de cuidar da saúde física e mental do seu filho.

Preste mais atenção à alimentação dele. Fale para ele não se esquecer de tomar água enquanto estuda ou de comer alimentos saudáveis e frescos, como frutas e cereais. Isso não significa que ele não poderá comer doces ou salgados durante a quarentena, mas fique de olho para ver se ele está se alimentando bem.

Além disso, incentive a prática de exercícios físicos. Existem diversas atividades que vocês podem realizar em casa, como alongamento, dança, yoga, entre outros. Confira as opções e escolha aquela que mais combina com vocês. 🍎🧘‍♂️

Sugira a criação de grupos de estudos

Criar um grupo de estudos entre colegas de classe é uma ótima ideia, porque nesse espaço os estudantes podem tirar dúvidas, ajudar uns aos outros e ainda matar a saudade dos amigos. Sendo assim, eles aprendem, ficam mais alegres e motivados. Com o uso da tecnologia, criar esse grupo será rápido e simples! 📱

Homeschooling para quem tem filhos mais velhos

As dicas dadas acima valem para filhos de todas as idades. Todavia, sabemos que, quanto mais velhas as crianças, mais autônomas elas são, e mais complicadas são as tarefas. Então, dependendo da idade de seu filho, você pode deixá-lo ter mais autonomia para organizar a rotina de estudos ou para realizar suas atividades.

Contudo, é preciso ficar de olho para saber se está correndo tudo bem ou se ele precisa de ajuda. Caso ele queira um auxílio, veja como você pode ajudar, participe e continue sempre conversando com ele para saber como vão os estudos. 👀

Lidar com o homeschooling durante a quarentena não é uma tarefa fácil e, em alguns casos, ele pode não funcionar muito bem. Certas crianças, por exemplo, não conseguem se concentrar por muito tempo em aulas online e sentem muita dificuldade em realizar sozinhas todas as atividades passadas.

Se isso acontecer com o seu filho, fique tranquilo. Isso é comum e, como estamos passando por um momento delicado e muito diferente, é normal que a criança e até os pais estejam mais reflexivos e com dificuldades de realizar tarefas cotidianas. 🤔Independente do comportamento de seu filho, siga as dicas listadas aqui para aprimorar o homeschooling.

Caso você já tenha feito isso e ainda acredite que o homeschooling durante a quarentena não está funcionando, sugerimos que você entre em contato com os coordenadores do colégio do seu filho. Dessa forma, podemos analisar diferentes ideias e encontrar uma maneira mais adequada para seu filho estudar em casa!

12 Brincadeiras de Infância

12 Brincadeiras de Infância – baixe nosso ebook

Há coisa melhor que aproveitar o final de semana com os filhos? Existe uma diversidade de brincadeiras que marcaram nossas infâncias e podem aproximar pais e filhos. Nesse sentido, preparamos um material para “refrescar” sua memória.

Brincar é uma atividade imprescindível para o desenvolvimento motor e a formação da criança. O tempo compartilhado com seu filho estabelece vínculos estáveis e duradouros.

Baixe nosso Ebook agora mesmo →

14/06/2020
Fernando Barcellos