5 mitos e verdades sobre a redação do Enem

Conheça alguns mitos e verdades sobre a redação do Enem que podem ajudar a escrever um bom texto e obter melhores notas no exame.

A realização do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes, pois pode garantir uma vaga na universidade, para além do vestibular tradicional. Contudo, existem alguns mitos e verdades sobre a redação do Enem que precisam ser esclarecidos, pois a falta de conhecimento do aluno sobre esses pontos pode prejudicar seu desempenho.

Afinal, a redação é considerada uma das etapas mais importantes dessa avaliação, assim como ocorre em vestibulares e concursos em geral. A nota da redação pode impactar significativamente o resultado final, já que corresponde a 20% da nota geral. E por isso os estudantes devem se preparar para ela do mesmo modo que se preparam para todas as disciplinas.

Mas afinal, quais são os mitos e verdades sobre a redação do Enem e como se preparar para ela?

Neste artigo separamos 5 pontos para você descobrir se é uma verdade ou mito e, assim, entender melhor a estrutura de avaliação da prova. Boa leitura!

Mitos e verdades sobre a redação do Enem

Garantir que você atinja a nota máxima na redação do Enem vai além de escrever bem e conhecer as regras gramaticais e literárias. É preciso ainda entender a dinâmica de avaliação da prova e os critérios que são considerados pelos examinadores.

Por isso existem muitos mitos e verdades sobre a redação do Enem que você precisa conhecer. 

Vamos a eles?

1. É impossível tirar a nota máxima na redação do Enem!

Temos aqui o primeiro MITO. Na verdade, a redação é a única etapa do Enem onde é possível alcançar a nota máxima de 1000 pontos, pois o sistema de correção é diferente das outras áreas avaliadas.

Portanto, ainda que seja bastante difícil alcançar os 1000 pontos, não é impossível tirar a nota máxima como alguns dizem. Aliás, no Enem de 2021, 22 estudantes obtiveram esse resultado.

2. A redação precisa ter quatro parágrafos

Entre os mitos e verdades sobre a redação do Enem, temos aqui outro MITO! Em geral, os textos de redação costumam ter de três a quatro parágrafos, por conta da estrutura textual de uma dissertação, mas não que isso seja uma regra. Portanto, é possível desenvolver o texto com mais ou menos parágrafos, desde que seja respeitada a coerência e coesão.

Um ponto importante é que os textos de um parágrafo só (monobloco) serão penalizados na hora da correção, mas não serão desclassificados por esse motivo.

3. É necessário apresentar uma proposta de intervenção

Eis uma VERDADE! Entre as cinco competências avaliadas na redação do Enem, a proposta de intervenção é uma delas. Ou seja, no decorrer do texto, é preciso apresentar uma “solução” dentro do tema solicitado.

A proposta de intervenção precisa ser coerente e estruturada, podendo aparecer ao longo de todo o texto ou na conclusão. Mas sim, ela deve estar lá! E atenção para um ponto: as ações propostas precisam ser divididas entre diferentes responsáveis. 

Não se pode, por exemplo, fazer uma proposta de intervenção cujas ações fiquem à cargo do governo, exclusivamente. Além disso, a cada problemática apresentada, é preciso trazer junto uma ação que resolva a questão apontada.

4. É obrigatório citar pelo menos um pensador famoso

Possuir um repertório sociocultural faz parte dos critérios de avaliação da redação. Porém, entre mitos e verdades sobre a redação do Enem, a obrigatoriedade de citar um pensador ou filósofo não passa de MITO.

Claro que é importante que o texto possua fundamentação e as citações são maneiras de endossar o argumento. Contudo, essa não é a única forma. Além do mais, uma citação solta pode até atrapalhar.

Portanto, antes de sair decorando frases de filósofos para tentar encaixá-las na sua redação, veja se elas fazem sentido e se realmente estão relacionadas com sua ideia, abordagem e com o tema, é claro.

Não siga receitas prontas, pois os textos devem ser fluidos, respeitando regras, mas não montados dentro de “formas” como se fossem um bolo.

5. A redação precisa ter um título

Esta é uma dúvida bastante comum entre os candidatos, mas devemos esclarecer que se trata de mais um MITO da redação do Enem. Ou seja, o título da redação não é obrigatório. Você pode, sim, titular seu texto, mas caso ache que isso pode ocupar um espaço necessário para o desenvolvimento, não precisa colocar.

Essa informação pode ser encontrada, inclusive, no Manual de Redação, ao qual recomendamos a leitura, que vai lhe ajudar a desvendar outros mitos e verdades sobre a redação do Enem.

Confira as 5 competências de avaliação da redação do Enem

Agora que você já conhece alguns mitos e verdades sobre a redação do Enem, que tal lembrar rapidamente das 5 competências e critérios de avaliação dessa etapa da prova? Confira a lista e se prepare!

  • Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e
  • Respeito aos direitos humanos.
Terceirão focado no ENEM e Vestibulares

Terceirão – foco no ENEM e Vestibulares

O Terceirão é último ano do Ensino Médio. Momento esperado com muita expectativa pelos alunos e por seus familiares. Representa o fechamento do Ensino Básico e a possibilidade de ingresso no espaço universitário e no mundo do trabalho. No Terceirão é realizada uma revisão dos conteúdos aprendidos na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, acrescida dos conteúdos da 3ª série. É uma preparação intensiva para os vestibulares, ENEM e outros concursos públicos.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Terceirão →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

30/11/2022
Kélen Oliveira