Como ensinar as sílabas para o meu filho no processo de alfabetização?

O aprendizado das sílabas é o início da alfabetização das crianças. Confira algumas dicas para ajudar nesse processo. 

Ensinar as sílabas é parte fundamental do processo de alfabetização. Isso porque as sílabas são as unidades básicas da língua escrita, que ajudam a formar as palavras e construir frases. Além disso, as sílabas são o primeiro passo para o reconhecimento de sons na leitura, os chamados fonemas. 

Quando as crianças começam a ler, elas precisam estar cientes dos diferentes sons que podem ser formados por meio das letras do alfabeto. E ao aprender as sílabas, elas começam a identificar esses sons e, assim, podem avançar no processo de alfabetização

Além disso, ensinar as sílabas também ajuda as crianças a desenvolver uma compreensão mais profunda da estrutura da língua. Pois, ao se familiarizar com as sílabas, as crianças aprendem como as palavras são formadas e como essas palavras se relacionam umas com as outras. 

Isso sem contar que o ensino das sílabas beneficia o desenvolvimento da ortografia das crianças. Uma vez que, ao entender como as sílabas se relacionam às letras, os pequenos tendem a aprender a escrever corretamente. 

Neste artigo vamos trazer algumas dicas de como ensinar os pequenos sobre as sílabas e formação das palavras, melhorando o processo de alfabetização. Acompanhe!

O que são sílabas e fonemas?

Para ensinar uma criança a ler é necessário compreender do que são compostas as palavras, o que vai além de simplesmente juntar letras. Para nós, adultos, pode parecer algo simples e natural, mas não nos esqueçamos de que, um dia, já fomos as crianças que estão aprendendo. E lembrar de como foi seu próprio processo de aprendizado pode ajudar na hora de ensinar seu filho.

Portanto, vamos lembrar que a estrutura das palavras é formada por sílabas, que são unidades de som compostas por um ou mais fonemas criados a partir da junção de letras (vogais e consoantes). Formadas por uma ou mais sílabas, as palavras são classificadas como: monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Já os fonemas podem ser descritos como unidades básicas do som que compõem a estrutura da língua. São usados para representar os sons usados na fala, como consoantes, vogais e dígrafos, e definem a pronúncia e o significado das palavras.

Quando começar a ensinar uma criança a ler?

Na prática, não existe um momento ideal para começar a ensinar uma criança a ler. Isso depende principalmente da idade e do desenvolvimento de cada um, que é diferente. Geralmente, os pequenos começam a iniciar o aprendizado da leitura por volta dos 4 a 6 anos. No entanto, algumas crianças podem demorar um pouco mais. 

Também existe uma questão que envolve um certo contrassenso de pais e mesmo de profissionais da área sobre quando começar a alfabetização em detrimento de deixar a criança apenas brincar e “ser criança”.

Porém, um aspecto importante é a estruturação do cérebro e suas funções, que estão “a todo vapor” nos seis primeiros anos de vida. O que facilita absorver informações e aprender coisas novas, por isso é a fase ideal para ensinar as sílabas e estimular o desenvolvimento da linguagem.

Como ajudar seu filho a conhecer as sílabas?

Existem várias formas de ajudar na alfabetização e ensinar as sílabas aos pequenos. De forma lúdica, através de jogos e brincadeiras, é possível apresentar a eles palavras e sílabas, fazendo a junção destas. Músicas infantis com marcação de sílabas ajudam a distinguir e repetir as palavras, identificando os fonemas.

E claro, os livros e a contação de histórias são ferramentas essenciais no processo de alfabetização e tornam o ato de ensinar as sílabas muito mais interessante e prazeroso. 

Seja qual for a maneira encontrada, o que vale é usar a criatividade e tornar o momento divertido, pois as crianças aprendem brincando e, assim, entendem que seu desenvolvimento não precisa ser algo chato e repetitivo.

Atividades para ensinar as sílabas em casa

Existem uma série de atividades que podem ajudar os pais a ensinar as sílabas em casa e auxiliar no processo de alfabetização das crianças. Separamos a seguir três formas bem simples, com alguns exemplos de atividades. Confira:

Apresentação do alfabeto

Antes de ensinar as sílabas, é preciso que a criança conheça e aprenda o alfabeto, pois é a partir dele que a junção das palavras e fonemas começa a tomar forma e sentido. Comece, então, pelas vogais: a – e – i – o – u, que são a base do alfabeto, pois na nossa língua, não existem sílabas sem vogais.

Existem jogos de letras que tornam esse aprendizado mais fácil, e através das peças é possível ir montando sílabas e palavras curtas.

Contação de histórias

Contar histórias é uma excelente ferramenta para ajudar na alfabetização e ensinar as sílabas para os pequenos. Com livros didáticos é possível fazer com que seus filhos deem atenção a uma história e, através dela, reconheçam sons e sílabas que formam as palavras.

Veja a seguir um exemplo de historinha para ensinar as sílabas:

“Uma vez houve um homem chamado João. 
Então, ele decidiu contar histórias divertidas para ensinar as sílabas. 
Era muito esperto e tinha uma grande habilidade de saltar de sílaba em sílaba. 
Ele saltava sobre a Sílaba “ma”, então para a “me”, e depois para a “mi”. 
João explicou aos filhos que, ao saltar de sílaba em sílaba, o sapo Sílaba estava se movendo ao longo do alfabeto. 
Sua história ensinou aos filhos que as sílabas formam palavras quando unimos todas as letras do alfabeto. 
A partir daí, todas as manhãs, João contava uma nova história sobre Sílaba para ensinar seus filhos as sílabas. 
Os filhos adoravam as histórias e, com o tempo, aprenderam todas as sílabas do alfabeto.”

Associação das sílabas com objetos

Depois que seu filho já conhece o alfabeto e consegue formar sílabas, pode ser interessante associar o som com objetos familiares. Por exemplo: animais, brinquedos, cores, frutas… Utilize um desses para perguntar com qual sílaba começa o nome. 

Use elementos simples como bola, gato, papel, e assim por diante. Vá mostrando cada sílaba e cada letra que forma os sons da palavra.

Use e abuse dos jogos!

Crianças adoram joguinhos e por isso essa é uma ferramenta indispensável no aprendizado das sílabas.

Para ajudar você nessa tarefa, trouxemos alguns exemplos que podem ser utilizados:

  • Jogo de adivinhação de sílabas: escreva algumas sílabas em pedaços de papel e peça para o seu filho adivinhar o que está escrito em cada pedaço. 
  • Jogo de labirinto das sílabas: faça um labirinto em um pedaço de papel e desenhe sílabas em diversos caminhos. Peça para o seu filho seguir o labirinto e acertar as sílabas. 
  • Jogo de quebra-cabeça das sílabas: desenhe algumas sílabas em um quebra-cabeça e peça para o seu filho montar o quebra-cabeça usando as sílabas. 
  • Jogo de correspondência de sílabas: escreva algumas sílabas em pedaços de papel e peça para o seu filho conectar as sílabas aos seus significados. 
  • Jogo de caça às sílabas: escreva algumas sílabas em pedaços de papel e peça para o seu filho encontrar essas sílabas em livros, jornais e revistas. 
  • Jogo de memória das sílabas: escreva algumas sílabas em pedaços de papel e peça para o seu filho memorizar as sílabas e colocá-las em ordem. 
  • Jogo da sílaba perdida: escreva algumas palavras em pedaços de papel e peça para o seu filho adivinhar a sílaba que está faltando.
Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 1 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

13/12/2022
Kélen Oliveira