Colégio particular: como escolher a melhor opção para o seu filho?

A escolha de uma escola particular é um dos assuntos mais relevantes dentro de uma família, pois está diretamente relacionada à educação que os filhos receberão ao longo do seu desenvolvimento pessoal, emocional, social, cognitivo e intelectual. É um processo de decisão delicado, que requer muita ponderação e reflexão, pois impacta intensamente no presente da criança e se estende por toda a vida.

Isso porque a escola é um ambiente que demarca o início das experiências com o mundo fora de casa que servem como base cultural e social na construção de significados que serão utilizados antes, durante e após a formação da criança lá na faculdade.  

Ou seja, escolher a escola particular é um ponto crítico no desenvolvimento dos filhos e seu preparo para os inúmeros desafios que a vida nos implica, seja no meio social, na etapa dos vestibulares e, depois, no trabalho. O que se aprende na escola em todos os níveis de ensino é utilizado durante toda a nossa vida.

Sabendo disso, fica ainda mais desafiador escolher, pois são tantas opções, com diferentes metodologias, linhas educacionais, estruturas e mais uma série de características únicas de cada instituição.

Uma coisa é certa: mesmo com os inúmeros fatores a serem levados em consideração, o importante é escolher a escola particular que condiz com os valores da sua família para que a formação que os filhos já recebem em casa seja continuada.

Continue a leitura e veja quais critérios devem ser avaliados antes de realizar a matrícula do seu filho.  

Alguns critérios para escolher o melhor colégio particular para seus filhos

Antes de começar a escolher uma escola particular para seu filho, é preciso levar em consideração que tipo de educação você gostaria que ele recebesse. Mais uma vez: busque a escola que esteja mais “sintonizada” com os valores da sua casa e sempre tenha em mente que escola e família andam juntas no desenvolvimento da criança/adolescente.

Após determinar o que é essencial no processo de formação, você já consegue fazer um bom filtro onde só as escolas que sua família se identifica estarão no leque de opções. Nunca se esqueça de analisar os interesses do seu filho também.

Bom, agora que você já sabe disso, vamos aos critérios importantes a serem atendidos para que seja possível escolher a melhor opção.

Conheça a Proposta Pedagógica do Colégio

Depois de fazer a seleção inicial de possíveis escolas particulares para matricular seu filho, é preciso conhecer qual linha de ensino cada uma delas segue. Existem muitos modelos e vertentes educacionais, o importante é saber se a instituição é realmente fiel a metodologia que usa e também se é compatível com o que você conhece e busca.

Além de conferir a autodenominação da escola, é precioso conversar com o diretor e coordenador pedagógico para entender como a formação dos alunos é realizada. Para isso, é importante saber a formação do time de professores, se a escola investe na formação continuada dos seus docentes, ver o material didático, as atividades propostas e outras questões que você julgar relevantes.

Faça uma visita ao Colégio com seu filho(a) junto

Chegou o momento de encerrar as pesquisas e “questionários” a distância. Até aqui você já deu aquela pesquisada na internet sobre as escolas em sua região e encontrou o que é interessante para sua família.

Este é o momento adequado para visitar a escola particular. Se for possível, faça isso durante o horário de aula para ver como a instituição funciona efetivamente. Tente também conversar com alguns professores e pais de outros alunos. As informações colhidas nesses diálogos podem ser muito relevantes na hora de decidir. 

Provavelmente nesta etapa você já terá separado duas ou mais opções. Para diminuir as dúvidas, leve seu filho para visitá-las também, afinal, é ele quem passará os dias lá desenvolvendo suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais. É vital que ele se sinta bem no ambiente.

Conheça as atividades extracurriculares oferecidas

Muitas escolas oferecem atividades extracurriculares. Confira o que está à disposição nas suas opções de colégio, como: língua estrangeira, esportes, jogos, robótica, programação de computador, arte, teatro, cultura, entre outras.

Quanto maior a diversidade das atividades extracurriculares oferecidas, melhor será o preparo para a vida social e profissional do seu filho, desenvolvendo diversas áreas da sua inteligência e impactando intensamente na escolha da carreira.

Busque referências de outras famílias

O feedback dos usuários é a melhor forma de avaliar a qualidade da escola particular. Busque referências de outras famílias, amigos e familiares que têm filhos nos colégios em seu leque de opções para saber o que realmente acontece e como funcionam as coisas no dia a dia. 

Isso é muito importante, afinal, a instituição dificilmente cita quais são seus principais defeitos, mas supervaloriza suas qualidades.  

Considere o deslocamento e facilidade de acesso do Colégio

Além de levar em consideração todos os critérios anteriores, que são diretamente ligados à formação que seu filho receberá, também é importante analisar o deslocamento e a facilidade de acesso a essa possível escola particular a ser escolhida. 

É um ponto muito relevante, pois além de impactar diretamente nos gastos da família, pode degradar a qualidade de vida do seu filho. Já pensou quão horrível é seu filho ter que acordar todos os dias duas horas antes da aula começar? E gastar uma fortuna mensal com combustível ou transporte escolar?

Não deixe de ponderar sobre a distância e facilidade de acesso, são pontos importantes demais para serem descartados.

Informe-se sobre os valores e diferenciais do Colégio

Levante os custos mensais de todos os colégios que você está analisando e compare os valores totais com os diferenciais de cada um.

É importante existir um equilíbrio entre o quanto será gasto com o que será entregue para que você consiga encontrar educação de qualidade e não tenha que ficar trocando de colégio, pois a adaptação dos filhos em uma escola diferente do que estão acostumados é um processo árduo e desgaste, tanto para a família quanto para a criança/adolescente.

Converse com seu filho antes de tomar a decisão

Antes de realmente fazer a matrícula, é preciso conversar com seu filho sobre a decisão, seja ela para a entrada da criança nos estudos ou na troca de um colégio para o outro.

Explique os pontos positivos da escolha, quais os fatores levaram a essa decisão e como a mudança de rotina pode ser boa para ele, como fazer novas amizades, conhecer outros ambientes e aprender coisas diferentes. O importante é tranquilizá-lo e passar segurança, isso é ótimo para que a transição seja saudável e não deixe marcas emocionais.

Quando o aluno se sente seguro e protegido dentro da escola, ele consegue aprender, desenvolver melhor suas habilidades e fazer amizades mais facilmente, essas que podem ser levadas para toda a vida e que fazem toda a diferença no desenvolvimento escolar. 

Pronto, chegamos ao final deste conteúdo e agora você sabe quais critérios precisam ser avaliados para  escolher a melhor opção de escola particular para seu filho. 

Lembre-se: apesar de serem os responsáveis que vão determinar qual é a melhor opção, é fundamental que exista um consenso entre a família e os filhos na hora de realmente escolher, pois são eles que passarão anos dentro escola e estar num ambiente desagradável pode ser extremamente prejudicial na formação.Para aprender mais sobre educação e desenvolvimento das crianças e adolescentes, continue navegando no blog e aproveite nossos conteúdos.

Ensino Fundamental 2 - do 6º ao 9º ano

Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano

O Ensino Fundamental II marca uma nova e importante etapa na vida acadêmica dos alunos. As mudanças que ocorrem neste momento são evidenciadas pelos seguintes aspectos:

  • Aumento da demanda de estudo em casa;
  • Aumento das responsabilidades;
  • Necessidade de desenvolver mais autonomia;
  • Número maior de professores e conteúdos;
  • Transição da infância para a pré-adolescência.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Fundamental 2 →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

06/06/2022
Elisabete Alhadas