Coordenação motora infantil: o que é e como estimular

Entenda a importância da coordenação motora infantil e veja como estimular o desenvolvimento saudável dos pequenos.

Na primeira infância os estímulos motores são fundamentais para um desenvolvimento físico e mental saudável. Assim, a coordenação motora infantil, que se forma a partir de uma integração entre músculos, ossos e os sistemas nervoso e sensorial, é parte importante do processo de crescimento das crianças, sendo determinante para sua plena autonomia.

Portanto, quando se fala em coordenação motora, falamos de um processo onde ocorre uma série de ações corporais – físicas e mentais. E, ainda que essa junção passe despercebida, os efeitos dessas ações e movimentos podem ser observados através da fala, do equilíbrio, de movimentos básicos como caminhar e mastigar.

Tudo isso é possível  a partir da coordenação motora, e para as crianças, desempenhar cada ação requer um exercício constante, até que se atinja uma habilidade plena. Por isso que os estímulos são necessários, pois além de ajudar no desenvolvimento corporal e mental, são capazes de melhorar funções que, porventura, possam apresentar algum comprometimento. 

Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre a coordenação motora infantil e sobre como estimular seu filho ou filha para que tenha domínio sobre seus movimentos e possa se desenvolver de forma saudável e segura.

Boa leitura!

O que é a coordenação motora infantil?

Podemos definir a coordenação motora infantil como um tipo de mecanismo que está relacionado com a capacidade cerebral destinada ao equilíbrio dos movimentos corporais, de acordo com o desempenho de articulações e músculos. 

Apesar de ser um processo fisiológico natural, é importante observar, principalmente nas crianças, qualquer tipo de problema, para que se busque atendimento de um profissional de saúde. Do mesmo modo, é importante que a coordenação motora seja estimulada, para que seu desenvolvimento ocorra de maneira fluida e saudável.

Se pensarmos nosso corpo como uma máquina, um carro, por exemplo, fica fácil compreender a necessidade de movimento, manutenção e cuidado para que funcione corretamente, não é mesmo? 

Por isso, melhorar a coordenação motora infantil requer algumas práticas de estímulo de habilidades cognitivas, que aliam o movimento corporal com a atividade mental.

Nesse sentido, atividades lúdicas e brincadeiras que envolvam pular, dançar, correr, fazendo uso simultâneo de diferentes membros do corpo a partir de ações coordenadas podem ajudar no desenvolvimento motor dos pequenos. 

Além disso, a coordenação motora é dividida em dois tipos que se complementam. São eles:

Coordenação motora fina

A coordenação motora fina está relacionada à capacidade de realizar movimentos mais delicados, que utilizam músculos menores, sobretudo das mãos. Um exemplo de coordenação motora fina é o movimento de “pinça” que fazemos juntando os dedos indicador e polegar para segurar algum objeto. Da mesma forma, escrever, pintar, desenhar, usar talheres e tesoura, amarrar cadarços, são exemplos desse tipo de coordenação.

Coordenação motora grossa

A coordenação motora grossa, também chamada de coordenação motora ampla, ocorre quando realizamos movimentos a partir de músculos e articulações, envolvendo também o espaço físico à nossa volta. A dança é um dos principais exemplos de coordenação motora grossa, assim como andar de bicicleta, jogar bola, nadar,  etc.

Marcos da coordenação motora infantil por idade

A coordenação motora infantil também possui marcos de desenvolvimento que vão acontecendo conforme a idade. No entanto, sempre vale ressaltar que estas são apenas referências, já que cada criança possui um ritmo de crescimento individual, e assim seu desenvolvimento motor pode ocorrer um pouco antes ou um pouco após o período de referência. 

Sendo assim, podemos dizer que o desenvolvimento da coordenação motora infantil tem seu início ainda na gestação. Mas é de acordo com as fases da vida da criança que ela se mostra cada vez mais importante, sobretudo por conta da dependência psicomotora e cognitiva de algumas áreas do corpo.

Desse modo, ainda que seja um processo fisiológico natural, o desenvolvimento da coordenação motora infantil requer algum treinamento, a partir de estímulos de acordo com cada fase, e que devem iniciar desde cedo.

Vejamos a seguir quais os principais marcos da coordenação motora infantil:

Até os 2 anos de idade

Os primeiros dois anos de uma criança são um período bastante marcante, onde muita coisa acontece em diversos aspectos, físicos e mentais.

Em relação a coordenação motora, é nessa fase que a criança aprende e evolui para as seguintes ações:

  • mexer as mãos e os pés;
  • sentar;
  • rolar;
  • firmar a cabeça e o pescoço;
  • segurar um brinquedo e trocá-lo de mão;
  • se esticar para pegar objetos;
  • engatinhar;
  • erguer os braços para pedir algo;
  • folhear um livro;
  • caminhar; e
  • chutar uma bola, mesmo que sem muita firmeza.

Entre 2 e 3 anos de idade

Nesse período o marco da coordenação motora infantil está mais relacionado à coordenação motora  fina. Pois é nessa idade que a criança começa a desenhar, pintar, usar talheres. Tudo ainda de modo um pouco descoordenado, mas iniciando o processo de aprendizagem dos movimentos.

Já a coordenação motora grossa começa a ser aprimorada, pois nessa idade a criança já é capaz de subir escadas com pés alternados, pedalar e pular.

Entre 3 a 6 anos de idade

A fase entre os três e os seis anos é quando a coordenação motora infantil já está mais desenvolvida. Durante esses anos, os pequenos aprendem a segurar lápis com o movimento de “pinça” de modo mais firme. Os traços e linhas dos desenhos são mais nítidos e alinhados.

Do mesmo modo, já sabem se vestir e desvestir sozinhos, conseguem dançar com mais ritmo e andar de bicicleta sem ajuda das rodinhas de apoio.

Atividades para estimular a coordenação motora infantil

Agora que você já sabe o que é coordenação motora infantil e quais suas principais etapas de desenvolvimento, que tal aprender um pouco sobre como estimular os pequenos a ter uma coordenação melhor?

A seguir, listamos algumas atividades que podem ser praticadas, tanto para a coordenação motora fina quanto para coordenação motora grossa. Vamos conferir?

Estímulos para a coordenação motora fina

Uma das formas mais eficazes de estimular a coordenação motora fina em crianças é através de atividades e exercícios que trabalhem o movimento das mãos. Portanto, atividades que trabalham o uso de giz de cera, tesourinha, lápis, tinta guache, massinha de modelar e barbantes são altamente recomendadas.

Com essas ferramentas podem ser feitos:

  • desenhos;
  • pinturas;
  • colagens;
  • recorte de papel;
  • objetos com massinha; e
  • escrita de pequenos textos.

Estímulos para a coordenação motora grossa

As atividades para estimular o desenvolvimento da coordenação motora grossa são ideais para serem feitas em grupo e ao ar livre. Aqui, entram os jogos com bola, pega-pega, amarelinha e tudo que faz com que a criança movimente o corpo no ambiente, como a dança, pular corda, etc.

Além de desenvolver a coordenação, esse tipo de atividade estimula o fortalecimento muscular e trabalha também a sociabilidade da criança.

Tanto na escola quanto em casa, é importante que os estímulos sejam realizados com frequência. Aqui, a participação da família é fundamental, para que o movimento corporal não se reduza ao período escolar, especialmente nas aulas de educação física. Para isso, vale os passeios em praças, parques e playgrounds, caso não haja quintal ou espaço físico disponível.

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Educação Infantil – dos 3 aos 5 anos

Entendemos que os conhecimentos são formados a partir das experiências das crianças, das interações, das brincadeiras e da construção dos significados em relação ao contexto infantil. O nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado de acordo com a BNCC, consolida como direito da criança o aprender através do interagir e do brincar. Os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino são recursos adicionais, usados como uma ferramenta a mais para encontrar inúmeras possibilidades de investigação, linguagens, interações e brincadeiras que despertem o interesse da turma, validando o processo pedagógico democrático e feliz!

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18/11/2022
Kélen Oliveira