Saltos de desenvolvimento do Bebê: como identificar os marcos do crescimento infantil?

Descubra os saltos de desenvolvimento do bebê e como identificá-los. Entenda as mudanças, habilidades adquiridas e preocupações nessa fase.

Quando a criança nasce, embarcamos em uma jornada repleta de alegrias, descobertas e, é claro, cheia de desafios. Desde o momento em que nossos bebês chegam ao mundo, somos confrontados com uma série de preocupações e responsabilidades na criação e no desenvolvimento saudável deles. 

À medida que os meses passam, testemunhamos um incrível ritmo de crescimento e aprendizado, parece até que é uma criança nova a cada dia, e é nesse processo que nos deparamos com os chamados ‘saltos de desenvolvimento do bebê’. 

Esses saltos são marcos significativos no progresso do desenvolvimento  dos bebês, nos quais eles adquirem novas habilidades cognitivas, emocionais e físicas em um curto espaço de tempo. 

Neste conteúdo, vamos explorar como identificar esses saltos de desenvolvimento do bebê e entender os desafios e preocupações que acompanham essa fase tão importante da vida dos nossos pequeninos.

Boa leitura!

O que são os saltos do desenvolvimento do bebê?

Os saltos de desenvolvimento do bebê referem-se a períodos nos quais as crianças experimentam um rápido crescimento e adquirem novas habilidades em várias áreas, como cognição, linguagem, motricidade e socialização. 

Durante os saltos, os bebês passam por avanços significativos no desenvolvimento do cérebro, resultando em mudanças visíveis em seu comportamento, habilidades e compreensão do mundo ao seu redor.

Esses saltos são acompanhados por uma intensificação do choro, aumento da demanda por atenção e proximidade com os pais, bem como alterações nos padrões de sono e apetite. São mudanças que podem deixar os pais confusos e preocupados, mas é importante entender que os saltos de desenvolvimento do bebê são uma parte natural e saudável do crescimento.

Os saltos de desenvolvimento do bebê são como marcos relacionados a avanços cognitivos, emocionais e físicos, e são percebidos como “pulos” entre uma etapa e outra do desenvolvimento de uma criança.

Durante um salto, os bebês passam por uma fase de reorganização interna em seu cérebro, na qual novas conexões neurais são formadas e as habilidades existentes são aprimoradas. Essas mudanças permitem que os bebês vejam e entendam o mundo de maneira diferente, o que, por sua vez, influencia seu comportamento e interações com o ambiente e as pessoas ao seu redor.

Os sinais de um salto de desenvolvimento podem variar de acordo com a idade do bebê e a área de desenvolvimento em foco. Por exemplo, durante um salto cognitivo, o bebê pode exibir um interesse renovado em brinquedos, explorar novas formas de interação ou demonstrar maior compreensão de objetos e pessoas. Já durante um salto motor, o bebê pode começar a rolar, sentar-se, engatinhar ou dar os primeiros passos.

Os pais desempenham um papel crucial nesses momentos, oferecendo apoio, estímulo e amor durante as diferentes fases do desenvolvimento do bebê. Entender os saltos pode ajudar os pais a reconhecerem as mudanças em seus filhos, ajustarem suas expectativas e proporcionarem um ambiente adequado para que eles explorem, aprendam e se desenvolvam plenamente.

Quais são os principais saltos de desenvolvimento do bebê?

1° Salto: Descoberta dos sentidos e sensações (5 semanas)

Durante esse salto, os bebês começam a desenvolver uma maior consciência de seus sentidos e sensações. Eles começam a notar as mudanças de luz, sons, cheiros e texturas ao seu redor. Os bebês podem ficar mais alertas, olhando fixamente para objetos e pessoas, e respondendo a estímulos sensoriais. Eles também podem começar a seguir objetos com os olhos e mostrar preferência por certos sons.

2° Salto: Compreensão dos padrões (2 meses)

Nesse salto, os bebês começam a reconhecer e compreender padrões e regularidades em seu ambiente. Eles podem mostrar maior interesse por brinquedos coloridos e padrões visuais, como listras ou círculos. Além disso, os bebês podem começar a responder a vozes familiares e sorrir em resposta a estímulos específicos. Eles estão começando a estabelecer conexões entre eventos e reações.

3° Salto: Novas habilidades (3 meses)

Durante esse salto, os bebês desenvolvem uma série de novas habilidades motoras e cognitivas. Eles podem começar a segurar objetos, levar as mãos à boca e rolar de um lado para o outro. Além disso, eles podem demonstrar maior interesse por seu próprio reflexo no espelho e começar a emitir sons vocais deliberados. Os bebês também podem começar a mostrar sinais precoces de comunicação, como tentar “conversar” com os pais.

4° Salto: Barulhinhos “de bebê” (4 meses)

Nesta etapa dos saltos, os bebês começam a experimentar com sua voz e produzir uma variedade de sons “de bebê”. Eles podem emitir gargalhadas, balbuciar, fazer ruídos de língua e experimentar diferentes tons e inflexões vocais. Esse salto está relacionado ao desenvolvimento da linguagem e da comunicação.

5º Salto: Compreensão das ações e reações (5 meses)

Durante essa fase, os bebês começam a entender a relação entre suas próprias ações e as reações do ambiente. Eles podem começar a perceber que determinadas ações causam efeitos específicos, como bater em um brinquedo para fazê-lo produzir som. Os pequeninos também podem demonstrar maior interesse em objetos em movimento e tentar pegá-los.

6º Salto: Aumento da interação (7 meses)

No sétimo mês de vida, os bebês se tornam mais interativos e sociais. Eles podem começar a imitar gestos faciais e expressões dos pais, como sorrir ou fazer caretas. Os bebês também podem desenvolver a habilidade de brincar de esconde-esconde, onde eles cobrem o rostinho com as mãos e depois as retiram para se divertirem com a reação dos pais.

7º Salto: Entendimento da função das coisas (10 meses)

Próximo aos dez meses, os bebês começam a desenvolver uma compreensão mais avançada da função dos objetos ao seu redor. Eles começam a perceber que certos objetos têm usos específicos e podem imitar as ações dos adultos com mais precisão. Como passar o pente no próprio cabelo ou oferecer comida para os pais, por exemplo. 

Além disso, no 7º salto os bebês também podem começar a apontar para objetos e pessoas, indicando interesse ou solicitando algo. Esse salto registra um importante marco na capacidade dos bebês de compreender o mundo e interagir com ele de forma mais intencional.

8º Salto: Brincadeiras com os objetos da casa (11 meses)

Durante esse salto, os bebês começam a explorar ativamente o ambiente ao seu redor, especialmente os objetos da casa. Eles podem mostrar interesse em abrir e fechar portas, gavetas, embalagens e experimentar diferentes maneiras de manipular os objetos. 

Nessa idade, os bebês também podem começar a empilhar blocos e encaixar peças simples. Eles estão cada vez mais envolvidos em brincadeiras interativas e descobrindo como os objetos funcionam.

9º Salto: Autonomia nas escolhas (14 meses)

Nesse salto, os bebês estão desenvolvendo um senso crescente de independência e começam a expressar suas preferências e fazer escolhas. Eles podem começar a apontar para objetos ou pessoas que desejam, mostrar o que querem através de gestos ou palavras simples, como “sim” e “não”. Os pequeninos também podem começar a se envolver em brincadeiras mais imaginativas, como fingir que estão alimentando um boneco.

10º Salto: Controle do próprio corpo (18 meses)

É no décimo salto que os bebês ganham maior controle sobre seu corpo e suas habilidades motoras. Durante essa etapa de desenvolvimento, eles podem começar a andar de forma mais estável, subir degraus com ajuda e explorar seu ambiente de maneira mais independente. 

Além disso, os bebês podem começar a imitar atividades diárias dos adultos, como varrer o chão, escovar os dentes ou alimentar-se com uma colher. Eles estão desenvolvendo habilidades motoras finas e melhorando sua coordenação.

Cada um desses saltos de desenvolvimento é uma etapa emocionante na vida de um bebê, marcada por novas descobertas, habilidades adquiridas e crescimento geral. É importante lembrar que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo, então as idades mencionadas podem variar um pouco. 

Observar e apoiar os saltos de desenvolvimento do bebê é uma parte importante da criação dos filhos é fundamental para a formação plena, saudável e harmoniosa das crianças.

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Entendemos que os conhecimentos são formados a partir das experiências das crianças, das interações, das brincadeiras e da construção dos significados em relação ao contexto infantil. O nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado de acordo com a BNCC, consolida como direito da criança o aprender através do interagir e do brincar. Os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino são recursos adicionais, usados como uma ferramenta a mais para encontrar inúmeras possibilidades de investigação, linguagens, interações e brincadeiras que despertem o interesse da turma, validando o processo pedagógico democrático e feliz!

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20/06/2023
Elisabete Alhadas