O Ensino Médio e a pressão pré-vestibular: o que fazer para ajudar?

A pressão pré-vestibular pode ser um problema na rotina dos estudantes. Veja como ajudar seu filho a passar por essa fase de modo mais leve e produtivo.

Alunos do ensino médio, especialmente aqueles que estão no 3º ano, costumam enfrentar a pressão pré-vestibular com uma rotina de estudos atribulada e a cobrança de pais e professores – além da sua própria – em relação à aprovação.

Esse período, além de ser conturbado pelas próprias características da adolescência, traz uma carga de responsabilidade ainda maior para os jovens. Afinal, não é incomum que a família acabe depositando uma expectativa mais elevada sobre o futuro profissional dos filhos.

Isso ocorre porque, em razão das provas do Enem e vestibulares, os estudantes precisam tomar uma decisão bastante importante e que parece definitiva: a escolha da profissão

Nesse momento, cabe aos pais – juntamente com avós, irmãos mais velhos e familiares mais próximos – criar uma rede de apoio e incentivo, evitando aumentar a sobrecarga da pressão pré-vestibular.

Mas, como sabemos que, a depender da dinâmica familiar, essa pode não ser uma tarefa das mais fáceis, trouxemos neste artigo algumas dicas de como ajudar seu filho durante essa fase de estudos que antecede provas e decisões tão fundamentais.

Boa leitura!  

Como ajudar seu filho a aliviar a pressão pré-vestibular?

Durante todo o ensino médio, e mais ainda no período que antecede as provas de vestibular e Enem, é bastante comum que os estudantes sintam uma preocupação maior relacionada ao desempenho nas aulas e ao resultado de anos de estudo. A pressão pré-vestibular pode, inclusive, desencadear quadros de ansiedade e estresse nos adolescentes.

Nessas horas, além de encontrar na escola um local de apoio e com estrutura para dar as melhores condições de estudo, os jovens também precisam encontrar apoio nos pais, que devem se esforçar para diminuir essa pressão e dar o acolhimento necessário.

É claro que sempre existe uma preocupação genuína por parte da família em ajudar os filhos, mas muitas vezes se torna mais difícil para alguns pais compreender esse momento. Seja pelo conflito geracional, pela falta de informação ou mesmo pela rotina atribulada dos adultos.

E aí surge o questionamento: como posso ajudar meu filho nessa fase e aliviar a pressão pré-vestibular que ele enfrenta? 

A seguir, listamos algumas formas para auxiliar o estudante enquanto ele se prepara para as provas. Confira:

Planejamento é fundamental: ajude a criar um plano de estudos

Quando os pais são pessoas organizadas, ajudar os filhos a planejar uma rotina de estudos pode ser bastante positivo (e por que não dizer necessário?). Por isso, se você possui habilidades de planejamento, ou mesmo se deseja desenvolver esse hábito dentro da sua própria rotina, aproveite para auxiliar na gestão do tempo e criar uma agenda semanal de revisão de matérias, por exemplo.

Com sua contribuição, fica mais fácil para seu filho criar hábitos de estudo e sentir-se motivado para dar o melhor de si nessa fase.

Prepare um ambiente silencioso e confortável

Da mesma forma que a escola proporciona uma estrutura adequada e confortável para os estudantes, é preciso que em casa eles também tenham um ambiente favorável para os estudos. Sobretudo diante da pressão pré-vestibular, é importante que o lar seja um ambiente acolhedor, silencioso e com o conforto necessário para passar horas e horas debruçado sobre apostilas, livros e em frente ao computador.

Portanto, cabe aos pais preparar esse ambiente, tanto no aspecto físico – um local mais tranquilo da casa, uma cadeira confortável, escrivaninha etc – quanto também no aspecto emocional, evitando barulhos e discussões que possam atrapalhar a concentração.

Saúde mental em primeiro lugar: incentive os momentos de descanso e lazer

Um aspecto extremamente importante e que, infelizmente, costuma ser negligenciado é a questão da saúde mental dos adolescentes na fase de estudos pré-vestibular. Diante de toda pressão sofrida e das horas a mais de estudo que são necessárias, é preciso ter um cuidado ainda maior para evitar sobrecargas emocionais.

Nesse sentido, os pais devem estar atentos aos exageros e incentivar momentos de lazer e descanso. Esses momentos, inclusive, devem fazer parte do planejamento de estudos, onde os momentos de folga serão respeitados tanto quanto os deveres estudantis.

Por isso, sempre que possível, leve seu filho ao cinema, deixe-o encontrar os amigos por algumas horas e saia junto para um passeio ao ar livre. Aliás, o contato com a natureza é bastante eficaz em aguçar a criatividade e “arejar as ideias”, que são fatores fundamentais para quem está sentindo a pressão pré-vestibular.

Dê apoio emocional

Da mesma forma que é preciso ter atenção com a saúde mental dos seus filhos, também é imprescindível oferecer suporte emocional, sobretudo durante o período de preparação para o vestibular.

Por isso, evite comportamentos que desmotivem o jovem e, em hipótese alguma, faça comparações com o filho do seu amigo ou aquele primo que passou em primeiro lugar para cinco universidades. Acredite: ao invés de ser visto como incentivo, isso só gera medo e insegurança.

Então, ao invés de fazer críticas e comparações, apoie emocionalmente seu filho, acolha os medos e as dúvidas, ouça suas queixas com atenção, não coloque barreiras e evite o pessimismo em suas falas. Incentive-o a dar o melhor de si, sem que precise, a todo custo, ser melhor do que os outros.

Alimentação balanceada e hidratação são essenciais

Nosso bem-estar físico está atrelado ao bem-estar mental, e isso todo mundo já sabe, não é mesmo? Portanto, assim como é fundamental gerar condições favoráveis para a mente, que faz um esforço maior durante os estudos, também é importante dar ao corpo os cuidados necessários para manter um equilíbrio. Como você já deve ter ouvido falar: mens sana in corpore sano (uma mente sã num corpo são)! 

E para isso, é claro, o caminho mais curto está no cuidado com a alimentação, que deve ser balanceada, sem esquecer da hidratação, afinal a água é um elemento vital e o cérebro depende de uma boa hidratação para manter-se ativo e vigoroso.

Então, a dica para os pais é redobrar o cuidado com a alimentação dos filhos, evitando excessos de açúcar, fast-foods e refrigerantes. Isso não quer dizer que vez ou outra, no fim de semana, não possa haver uma exceção, mas a regra é clara: alimentos leves, comida de verdade e água, muita água!

Respeite o espaço e o tempo do seu filho: nada de pressão na fase pré-vestibular!

Como comentamos logo no início do artigo, a adolescência já é, por si só, uma fase complexa e cheia de desafios para pais e filhos. E diante da pressão pré-vestibular, é normal que os adolescentes se sintam ainda mais desconfortáveis, irritados, e que os conflitos apareçam com mais frequência.

Nessas horas, os pais precisam ter empatia e dar aos jovens o espaço e o tempo que lhes é necessário. Ficar em cima, cobrando resultados e controlando a rotina com rigidez só fará com que a pressão aumente ainda mais, e essa sobrecarga pode custar muito caro!

E mesmo que os pais também enfrentem um certo nervosismo, é preciso manter a calma e entender que os resultados virão na hora certa, nem antes e nem depois. Um jovem de 17 ou 18 anos ainda tem muito caminho pela frente! 

Por isso, mantenha seu apoio e controle a vigilância. Ajude a organizar a rotina, mas sem imposições restritivas. Quando achar que seu filho pode estar sendo negligente com os estudos, converse, abra espaço para o diálogo. 

Esteja presente e demonstre seu apoio  

Sabemos que diante da correria do cotidiano, pode ser difícil para alguns pais e mães manterem-se presentes em todos os momentos. Mas na fase pré-vestibular, tente estar mais disponível, dando apoio, ajudando a tirar dúvidas e organizando a rotina (o que não significa ficar em cima pressionando, ok?).

Ao participar dessa jornada tão importante, os pais aumentam o vínculo afetivo com seus filhos, que consequentemente entendem que ali, na família, está a segurança de que precisam!

Pais devem evitar a transferência de frustrações pessoais e profissionais para os estudos dos filhos

Um dos pontos fundamentais para contribuir com esse momento e aliviar a pressão pré-vestibular é não depositar expectativas em excesso. Aqui, é importante lembrar que as escolhas profissionais dos pais não devem refletir na escolha dos filhos. E muito menos ser motivo de desentendimento nas relações.

Nesse sentido, cabe à família respeitar a individualidade e os anseios profissionais do adolescente no que se refere à profissão. Caso queira seguir a carreira da mãe ou do pai, e se esse for o desejo da família, ótimo! Do contrário, tentar influenciar essa decisão com o argumento do “legado familiar”, ou do sucesso profissional, pode ser bastante desastroso.

E o mesmo ocorre com pais que não foram bem-sucedidos em determinada área e, assim, querem evitar que o filho siga aquela profissão. Portanto, é essencial que a família evite transferir suas frustrações pessoais e profissionais, a fim de poupar os jovens de algum tipo de sofrimento. Pois essa atitude pode ser um verdadeiro “tiro no pé”.

Afinal, não é raro ver pessoas frustradas com seu trabalho e sua profissão por terem seguido a determinação dos pais. Com o passar do tempo, tornam-se adultos infelizes, que carregam a sensação de terem fracassado. E não é isso que você deseja para seus filhos, certo?

Portanto, não deixe que a pressão pré-vestibular ultrapasse os limites do que é aceitável e se torne um fardo para todos. Entenda que cada indivíduo possui seus próprios sonhos, desejos e busca a felicidade da forma como melhor lhe convém.

Compreender que seus filhos, por mais semelhanças que existam, são pessoas diferentes de você, é o primeiro passo para uma vida familiar mais feliz e tranquila, sem expectativas frustradas!

Ensino Médio - do 1ª e 2ª séries

Ensino Médio – do 1ª e 2ª séries

No Ensino Médio os desafios são ainda maiores. As atividades desenvolvidas, assim como o material didático utilizado, estão voltados aos vestibulares, ENEM e outros concursos. O Ensino Médio do Colégio Geração garante aos alunos uma base sólida de aprendizagem, excelente estrutura de ensino-aprendizagem, oportunidades para testar e aprofundar seus conhecimentos e desenvolver a confiança necessária para ingressar no Terceirão.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Ensino Médio →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

27/07/2022
Kélen Oliveira