Como vencer a procrastinação e fazer os estudos renderem mais?

Vencer a procrastinação pode parecer uma tarefa difícil, mas com um pouco de organização e disciplina, é possível superar essa barreira e não comprometer os estudos.

Podemos definir a procrastinação como o ato de adiar uma tarefa ou situação, deixar para depois. Claro que esta é uma definição bastante simplificada, pois em alguns casos crônicos, procrastinar pode ser, inclusive, considerado um problema de saúde mental. Fato é que vencer a procrastinação tende a ser uma luta diária e constante para quem sofre desse mal.

Afinal, a falta de foco ou o pleno desinteresse em certas atividades levam as pessoas a adiar compromissos importantes. Consequentemente, a tarefa que até podia ser adiada, mas não abandonada por completo, precisa ser feita às pressas, com prazo apertado, aumentando o nível de estresse e ansiedade.

E o problema pode ser ainda mais sério para os estudantes, especialmente aqueles que estão em período intensificado de estudos para o vestibular e o Enem. Nesses casos, procrastinar pode deixar de ser apenas uma “preguiça boba” e passa a ter consequências desastrosas.

O psicólogo e pesquisador Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton, no Canadá, explica que a procrastinação afeta não somente a saúde mental, mas também física. E que tudo parte do princípio da falta de organização e de gestão emocional. 

Sobretudo para os adolescentes, que não possuem a maturidade necessária para encarar certas responsabilidades com a seriedade que elas exigem, o problema se torna mais grave, e pode comprometer não só o momento presente, mas também – e principalmente – o futuro.

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas para vencer a procrastinação e não deixar que ela afete o desempenho escolar. Acompanhe!

Os 4 pilares da procrastinação

Antes de falar como a procrastinação afeta a vida dos estudantes e quais as formas de vencer essa barreiras, é importante entender melhor o mecanismo desse comportamento. Por isso, trouxemos os 4 pilares onde se baseiam as atitudes procrastinadoras. Confira:

1. Tarefas menos importantes

Atividades consideradas “chatas”, entediantes e desimportantes costumam ser deixadas de lado pelo procrastinador. Assim, tudo que é menos “divertido” vai ficando para depois, e acaba se acumulando com outras tarefas.

2. Expectativa de dificuldade

Como se não bastasse postergar as tarefas menos importantes, aquelas consideradas mais difíceis também são motivo de procrastinação. Ou seja, o procrastinador evita lidar com dificuldades, desejando apenas aquilo que lhe dá mais prazer.

3. Medo de falhar

Os procrastinadores lutam constantemente contra o medo de falhar, e esse é um dos motivos que os fazem adiar tarefas o máximo que podem. A autocobrança, e muitas vezes a presença da “síndrome do impostor”, leva as pessoas a procrastinar, por acreditarem que não são capazes de cumprir suas tarefas com excelência.

4. Personalidade de procrastinador

Algumas pessoas são mais propensas a desenvolver o comportamento procrastinador que outras. Existem muitos fatores que influenciam esse tipo de atitude: genético, social e até mesmo partindo de uma cultura familiar. E apesar de não ser uma desculpa que justifique a falta de compromisso do procrastinador, pode ser uma explicação para tal atitude.

Por que a procrastinação é um risco na preparação para o Enem e vestibulares?

Quem nunca se sentiu culpado por adiar um compromisso ou tarefa importante? Infelizmente, as consequências da procrastinação vão muito além dos atrasos que atrapalham a rotina. Existem reflexos psicológicos que afetam quem possui o hábito de procrastinar. E para os estudantes, a saúde mental é fator primordial para um bom desempenho.

Além disso, também existem consequências no bem estar físico. Geralmente, quem tem o costume de adiar tarefas sofre com dores de estômago, de cabeça e baixa imunidade. O estresse e a ansiedade são os fatores principais que levam a esse quadro.

Agora, imagine a pressão sofrida por quem está se preparando para o vestibular e o Enem? Nessa fase, os estudantes já se sentem naturalmente sobrecarregados. Por isso, vencer a procrastinação torna-se crucial. Do contrário, anos de estudo podem “ir por água abaixo”. 

Isso se deve ao fato de que existe uma data limite, onde todo o conteúdo precisa ser visto e revisado, além dos exercícios de teste e redação. Assim, quando uma tarefa de estudos é adiada, ela se acumula com outras, e o tempo se torna um inimigo, pois há o risco de não conseguir dar conta de toda a matéria até a data das provas.

Como vencer a procrastinação e não permitir que ela sabote seus estudos?

A gente sabe: na reta final da preparação para o vestibular e o Enem, o cansaço aumenta e é preciso tirar forças de onde nem imaginamos! Nessas horas, vencer a procrastinação é mais do que um dever, é uma necessidade.

Afinal, se deixar levar pelo desânimo – e também pela preguiça – pode trazer um enorme arrependimento, além de jogar fora todo aprendizado conquistado ao longo dos meses – e até anos de estudo. 

Mas como se livrar da procrastinação de modo efetivo e evitar que ela sabote seus estudos? Bom, pode ser difícil se ver totalmente livre desse comportamento pra lá de nocivo, mas com algum esforço e estratégias focadas no objetivo principal é possível, sim! Confira as dicas a seguir:

Comece o dia de forma ativa

Quando o celular toca, quase sempre nos rendemos à função soneca, não é mesmo? Portanto, o primeiro passo para vencer a procrastinação deve ser este: não silenciar o despertador. Tocou? Levante! Pois aqueles cinco minutinhos a mais podem facilmente se tornar 15 minutos, e quando você se der conta, se passou meia hora além do horário planejado. Isso fará você começar o dia com a sensação de culpa e fracasso, e botar tudo a perder. Além disso, precisará fazer tudo com pressa, sem tomar café da manhã e ter aquele momento de tranquilidade matinal, que faz tão bem para a mente.

Assim, ao levantar, arrume sua cama, organize o que precisa para as aulas do dia, faça sua rotina com calma. Isso ajudará a ter mais energia e satisfação para as tarefas seguintes.

Faça primeiro o mais importante ou o mais fácil

Definir o grau de importância de cada tarefa ajuda a vencer a procrastinação. Assim, você sabe por onde deve começar, sem deixar margem para não cumprir aquilo que era mais necessário. Contudo, uma outra tática é fazer o mais fácil primeiro, e assim ir diminuindo a lista de tarefas, de modo que o tempo restante fique dedicado ao mais difícil e demorado, sem que haja preocupação com outras atividades.

Tenha foco e realize uma coisa de cada vez

Seguindo a dica anterior, é preciso ir devagar e sempre para vencer a procrastinação. Isso significa fazer uma coisa por vez, de modo concentrado. A falta de foco é a maior aliada da procrastinação, e quando pensamos em fazer muitas coisas ao mesmo tempo, o processo se torna ainda mais difícil. 

Portanto, escolha uma tarefa e vá até o fim. Passe para a próxima atividade e assim sucessivamente. Ainda que não consiga fazer tudo que planejou, ao final do dia será muito satisfatório visualizar o que foi realizado.

Crie metas e estabeleça um prazo limite

Defina suas metas e estabeleça prazos (possíveis) para cada uma. Por exemplo, determinar a leitura de 10 páginas de um livro por dia. Isso fará com que os esforços sejam concentrados no cumprimento dessas metas, trazendo mais resultados. 

Mas vale lembrar: é preciso ser responsável com os estudos, mas respeitar os próprios limites é fundamental!

Crie o hábito do estudo diário

Criar uma rotina diária de estudos é essencial para evitar a procrastinação ou diminuir seus efeitos. Pois quando desenvolvemos um hábito, ele se torna parte do nosso dia a dia, e cumprir aquela demanda fica muito mais fácil. É como tomar banho: você sabe que terá um momento do dia para isso e dificilmente algo vai tirar seu foco desta “tarefa”.

Assim, ter um momento do dia exclusivo para revisar conteúdos, ler, ou mesmo assistir videoaulas ajuda a vencer a procrastinação e a não deixar o que é importante para depois.

Faça planos que incluam os imprevistos

Por mais que se tenha uma lista de tarefas organizada, é necessário incluir imprevistos no planejamento. Agora você deve pensar: “Como vou prever o imprevisto?”. Bom, na verdade, não se trata de prevê-los, mas de não fazer tantos planos que não se possa dar conta caso algo saia diferente do que foi planejado.

Ou seja, não coloque muitas tarefas a serem feitas, nem atividades que tomem horas do dia. É preciso dar margem para os imprevistos, com uma folga que, ao mesmo tempo, não comprometa os estudos e possa ser administrada diante de atrasos.Pronto, agora você sabe que a procrastinação é algo sério, que pode prejudicar muito a sua preparação para Enem e Vestibulares, além de ter aprendido dicas de como vencê-la no seu dia a dia. Para mais conteúdos sobre a importância de uma rotina de estudos, continue navegando nos posts aqui do blog.

Ensino Médio - do 1ª e 2ª séries

Ensino Médio – do 1ª e 2ª séries

No Ensino Médio os desafios são ainda maiores. As atividades desenvolvidas, assim como o material didático utilizado, estão voltados aos vestibulares, ENEM e outros concursos. O Ensino Médio do Colégio Geração garante aos alunos uma base sólida de aprendizagem, excelente estrutura de ensino-aprendizagem, oportunidades para testar e aprofundar seus conhecimentos e desenvolver a confiança necessária para ingressar no Terceirão.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Ensino Médio →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

28/06/2022
Kélen Oliveira