Saiba como ensinar seu filho a lidar com as frustrações da vida

Ensinar o filho a lidar com as frustrações da vida é fundamental para que ele se torne um adulto preparado para o mundo, seus desafios e dificuldades. Você já observou quantas vezes se desdobrou, depois de uma crise de birra com choro e muita irritação, para fazer algo que seu filhote queria? 

Nosso amor pelos filhos é implacável. Detestamos vê-los tristes e acabamos fazendo o que eles querem. Às vezes, é muito difícil dar um “não” seco. Ele é mais doloroso para os pais do que para os filhos, e muitas vezes acaba não saindo. A tentativa de não desapontá-los ou deixá-los decepcionados os priva de uma experiência crucial para a vida: passar por frustrações. 

Elas são inevitáveis e corriqueiras para todos nós. Você já deve ter se frustrado por não conseguir fazer uma viagem, comprar uma roupa desejada, um carro melhor e trabalhar no lugar que sempre sonhou, não é mesmo?

Qual sua reação? Se jogar no chão, chorar, gritar e dizer que o mundo é injusto? Não dá para ninguém sair dos trilhos quando algo não acontece conforme o esperado.

Para lidar com tudo isso, as crianças e os jovens precisam entender que ao longo de toda sua vida é muito comum se decepcionar. Por isso, é importante que recebam e saibam lidar com pequenas doses de frustração desde a infância.

Mas, como ensinar seu filho a lidar com as frustrações da vida? É sobre isso que falaremos neste conteúdo. Acompanhe até o final e entenda como é importante e o que é preciso na hora de preparar os filhotes para o mundo real e o convívio em sociedade.

Boa leitura!

Desafios da educação: Meu filho não sabe lidar com a frustração

Os desafios mais comuns em todas as famílias são: choro, gritos, negação e raiva exagerada. Em casos mais extremos, os jovens e as crianças podem quebrar coisas, ranger os dentes, agredir fisicamente colegas, amigos e até os pais.

O gatilho para esses comportamento geralmente é ativado quando os pais fazem alguma correção, proibição ou quando alguma expectativa não é atendida, como uma nota ruim na prova, não ser escolhido(a) para jogar no time da escola durante as aulas de educação física, um presente diferente do esperado ou até a comida disponível para o almoço.

É normal para os filhos, entre os 6 e 14 anos de idade, não saberem lidar com os sentimentos, principalmente no ingresso à escola e durante a pré-adolescência, fases cheias de novas experiências e muitas novas decepções.  

É preciso ensinar o filho a lidar com as frustrações da vida para que saibam reagir da maneira correta e não se impactem intensamente sempre que tiverem uma experiência ruim. É melhor receber um “não” ou uma bronca em casa do que se deparar com um mundo cheio de “nãos” inéditos, sem preparo psicológico para lidar com tantas impossibilidades.

Uma criança não acostumada com frustrações se transforma num adulto frágil e despreparado para esse mundo competitivo e cada vez mais individualista e acaba desistindo de tudo com muita facilidade.

Como lidar com momentos de frustração do seu filho?

Quando não sabemos perder ou não conseguimos lidar com as inúmeras decepções que a vida nos reserva, qualquer pequeno tombo se transforma numa queda grave, difícil de ser superada. São dias, meses, até anos para digerir certas frustrações ou reações super exageradas que resultam em um arrependimento difícil de se livrar.

Pense assim: quando atingimos objetivos temos satisfação. O contrário, nos leva à frustração e, quanto mais importante o objetivo não alcançado, maior a revolta ou perda de esperança/confiança.

O grande segredo nessas situações é acolher o filho e dialogar. Quando um surto de frustração vem à tona é preciso esperar ele passar e então entender o que está acontecendo. Converse com ele/ela, você pode perguntar, por exemplo:

  • Quais dificuldades seu filho/filha vem enfrentando?
  • Como ele/ela se sentiu no momento em que se frustraram?
  • Quais pensamentos vieram antes e depois da frustração?
  • O que é preciso para que os objetivos dele/dela sejam alcançados?

O diálogo aberto e compreensivo é fundamental para que o jovem ou a criança tenha consciência dos desafios que podem enfrentar em cada fase da vida e o que é preciso para lidar com esses momentos. 

Também é importante transformar este diálogo numa forma de incentivo, para que entendam que de certa forma essas frustrações são positivas e podem torná-lo(a) mais forte e experiente.

Em relação às frustrações ligadas ao desempenho, seja escolar, nas brincadeiras ou esportes, é fundamental deixar evidente que, quanto mais vezes tentar e praticar, melhor ele/ela vai ficar.

Já para as decepções pessoais, é providencial explicar que cada pessoa se comporta de uma maneira diferente e que nem sempre vão agir conforme nossa vontade.

Por fim, é valoroso que os pais lembrem sempre que as frustrações não são algo maléfico e que elas precisam acontecer, uma vez que elas mostram o que precisa ser superado e podem servir como motivação para que a criança ou jovem possa se transformar. E, de forma alguma, você deve acuar ou reprimir seu/sua filho(a) quando frustrado(a), a reação mais adequada é paciência, acolhimento e diálogo.

Quando uma frustração causa a sensação de abandono e resignação, resulta em altos teores de irritação, estresse e até depressão. Por isso tamanha a importância de ensinar o seu filho a lidar com as frustrações da vida.

Recomendações para ensinar seu filho a lidar com as frustrações da vida

Quando a criança cresce e entra em contato com o mundo fora de casa, ela se depara com um ambiente em que suas vontades nem sempre serão atendidas. Alguns exemplos: o amiguinho que não gosta de dividir brinquedos, não ser escolhido para certas brincadeiras, notas baixas ou perder nos jogos.

Para nós adultos, isso não passa de besteira, porém, para as crianças e os jovens, fica a dúvida dolorosa de não entender porque não são incluídos, de ainda não terem capacidade para certas coisas e/ou não conseguirem que suas expectativas sejam alcançadas.

Então, se após os diálogos que você teve com ele/ela as frustrações continuarem acontecendo, como não ser escolhido(a) para os times de esportes, não ser convidado para a festinha de aniversário dos colegas ou ainda brigas na escola, entre em contato com os professores para entender como é o comportamento da criança/jovem fora de casa. Converse com o professor e investigue o comportamento do seu filho.

Além do diálogo com seu filho e da conversa com os professores, você pode fazer algumas coisas em casa para ensinar seu filho a lidar com as frustrações e superá-las.

Veja algumas ações que vão te ajudar a ensinar seu filho a lidar com as frustrações da vida:

  • Explique que ter frustrações é normal, corriqueiro e nos torna mais fortes e resilientes;
  • Durante os surtos de choro, irritação excessiva e revolta, acolha seu filho, pergunte o que está passando e converse com ele sobre o ocorrido, sempre tentando mostrar que apesar das frustrações é certo que momentos melhores virão;
  • Não tente desviar a atenção das frustrações, como dar recompensas momentâneas ou mudar o foco do assunto. É importante aproveitar essas oportunidades para conversar e explicar sobre como as frustrações são comuns e passageiras;
  • Conte histórias de superação, pode ser de um familiar que a criança/jovem admira ou de personagens fictícios do seu interesse. Existe uma infinidade de heróis/heroínas reais e mitológicos que superaram desafios e conseguiram feitos inacreditáveis;
  • Toda a família deve ajudar a criança/jovem em seus momentos de frustração. Para nós adultos é mais fácil de superá-los. Use sua experiência de vida para explicar que todo mundo fica chateado quando perde algo, mas que, com perseverança e disciplina, conseguimos conquistar o que precisamos e desejamos.

O mais importante é os pais entenderem que apesar das frustrações serem dolorosas para os pequeninos e os mais crescidinhos, elas são benéficas e nos preparam melhor para os desafios do mundo real e os inúmeros entraves que teremos com outras pessoas durante nossa vida.

Pronto! Chegamos ao final deste conteúdo e agora você sabe o que é preciso para ensinar seu filho a lidar com as frustrações da vida. Além de seguir as recomendações deste conteúdo, tenha em mente que paciência e compreensão são dois fatores fundamentais para o crescimento e desenvolvimento dos nossos filhos.

Se você já entendeu o que é preciso para o filho lidar com as frustrações da vida e quer aprender mais sobre a formação e educação dos jovens e crianças, continue aqui no blog! 

Ensino Médio - do 1ª e 2ª séries

Ensino Médio – do 1ª e 2ª séries

No Ensino Médio os desafios são ainda maiores. As atividades desenvolvidas, assim como o material didático utilizado, estão voltados aos vestibulares, ENEM e outros concursos. O Ensino Médio do Colégio Geração garante aos alunos uma base sólida de aprendizagem, excelente estrutura de ensino-aprendizagem, oportunidades para testar e aprofundar seus conhecimentos e desenvolver a confiança necessária para ingressar no Terceirão.

Conheça nosso projeto pedagógico para alunos do Ensino Médio →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

16/11/2021
Elisabete Alhadas