Dicas para ensinar seu filho a arrumar o quarto

Crianças precisam aprender sobre organização e rotina para desenvolver a autonomia. Quer saber por onde começar a ensinar seu filho a arrumar o quarto? Confira as dicas que preparamos!

Nem toda criança é bagunceira, mas a maioria delas não tem a noção de organização que os adultos possuem. Por isso, ensinar seu filho a arrumar o quarto pode ser uma ótima forma de iniciar o processo de desenvolvimento da autonomia, além de mostrar o quanto deixar tudo arrumado é benéfico e importante.

Assim, do mesmo modo que a criança deve ser orientada a guardar seus brinquedos, escolher a roupa que vai usar e organizar seu material escolar, arrumar o quarto é uma tarefa fundamental. Mesmo com os pequenos, a partir de 3 ou 4 anos, é possível iniciar esse processo. Aos poucos, seu filho irá se tornar uma criança mais autônoma, e essa independência vai se refletir em outros momentos da vida.

Mas, e quando a criança reluta em aprender ou simplesmente ignora suas ordens? Aí é hora de usar estratégias para ensinar seu filho a arrumar o quarto de modo que essa tarefa se torne divertida e prazerosa, e não apenas uma obrigação.

Continue conosco nessa leitura e aproveite as dicas que preparamos para ajudar você nessa missão!

Por que é importante ensinar seu filho a arrumar o quarto?

Desde cedo, é importante que as crianças desenvolvam o hábito da organização. Não apenas porque isso contribui para as tarefas da casa, mas também porque, no futuro, será extremamente positivo para suas vidas independentes.

Afinal, o senso de cuidado e a responsabilidade para com seus pertences fará com que, na fase adulta, sejam pessoas mais organizadas, zelosas e até mesmo com mais saúde, uma vez que viver em um ambiente arrumado e limpo traz muitos benefícios para a saúde mental e também física, e isso já é cientificamente comprovado.

Outro fator importante está na questão do desenvolvimento. Pois é na infância que o lobo frontal do cérebro, responsável pelo planejamento e organização, está em plena formação. Portanto, esse é mais um motivo que demonstra o porquê de ensinar seu filho a arrumar o quarto desde cedo. E ainda podemos destacar a importância da rotina na vida das crianças, que ajuda a estruturar seu cotidiano e realizar as tarefas com mais tranquilidade, o que melhora o desempenho escolar e traz um senso de capacidade maior.

Dicas para ensinar seu filho a arrumar o quarto

Você, pai ou mãe, deve estar se perguntando como ensinar seu filho a arrumar o quarto sem que isso se torne um problema e acabe gerando conflitos, certo?

De fato, esse pode ser um desafio para os pais, que não querem impor uma condição, mas precisam da colaboração para desempenhar certas tarefas. Por isso, preparamos algumas dicas para que, aos poucos, os pequenos se apropriem de suas responsabilidades e desenvolvam sua autonomia diante das funções familiares.

Confira a seguir:

Estabeleça uma rotina

O primeiro passo para ensinar seu filho a arrumar o quarto é fazer com que isso seja parte da rotina. Ou seja, ao acordar, a primeira coisa que a criança deve fazer é arrumar a cama. Então ensine-a a realizar essa tarefa, de forma simples. Não exija perfeição, deixe que ela faça a seu modo, apenas oriente sobre como proceder. É claro que isso só se aplica a crianças um pouco maiores, acima de 5 ou 6 anos.

Assim, ao arrumar a cama todo dia, ela irá incorporar na sua rotina a ideia de que precisa manter uma organização mínima. Também vale ensinar a criança a guardar os brinquedos sempre ao final do dia, para deixar tudo arrumado para o dia seguinte.

Forneça espaço de armazenamento para livros e brinquedos

Um local sem espaços adequados para armazenamento é muito mais difícil de organizar, não é mesmo? Isso não significa que um quarto pequeno está fadado à bagunça, mas que a organização depende de espaços definidos para guardar cada coisa. 

Por isso, ao ensinar seu filho a arrumar o quarto, é importante que ele encontre locais para guardar seus livros e brinquedos. Isso pode ser feito com caixas e prateleiras, por exemplo. Aliás, aproveitar os espaços verticais é uma excelente forma de uso de espaço em quartos pequenos. Por isso, preencha as paredes com nichos e prateleiras e tudo ficará mais fácil de organizar.

Ajude seu/sua filho(a) quando necessário

Não dá pra exigir que as crianças, principalmente as menores, façam tudo sozinhas desde o início. Portanto, é fundamental que você ajude seu filho com a arrumação. Façam o trabalho juntos no começo e, aos poucos, vá deixando com que a criança realize algumas tarefas por conta própria.

Reconheça as pequenas conquistas

O reconhecimento é uma forma de incentivar seu filho a continuar cumprindo a tarefa de arrumar o quarto e manter suas coisas em ordem. Por isso, vale recompensar cada atividade bem feita, mas jamais condicionar isso a uma recompensa.

Portanto, quando seu filho arrumar o quarto e fizer tudo como combinado, seja atencioso, abrace, dê carinho. Em alguns momentos, ele pode até receber um mimo, seja com algum tempo a mais jogando videogame ou com uma comida que ele gosta, desde que isso não se torne uma regra.

O que você deve fazer é valorizar os esforços da criança, suas ações corretas, demonstrando que está orgulhoso e satisfeito. Assim, ela compreende que seu esforço terá consequências e que elas serão positivas.

Lembre-se: as crianças aprendem pelo exemplo!

Verdade seja dita: não adianta cobrar do seu filho a arrumação do quarto se você não é uma pessoa organizada. As crianças aprendem pelo exemplo e, com certeza, se identificarão com pais e mães que mantêm a casa e seus pertences em ordem. 

Outro ponto importante: não reclame de ter que limpar e arrumar a casa na frente dos seus filhos, pois isso os fará entender que há algo de negativo nessas tarefas. 

Portanto, a dica é: mantenha seus pertences organizados da mesma forma que você gostaria que seu filho fizesse. Faça com que ele entenda na prática o quanto é importante e benéfico ser responsável. E no restante da casa, procure manter uma rotina de organização para que a criança se espelhe e seja positivamente influenciada, percebendo que ela também faz parte desse meio e deve contribuir para a organização do lar.

Matrículas Abertas Educação Infantil Colégio Geração

Educação Infantil – dos 3 aos 5 anos

Entendemos que os conhecimentos são formados a partir das experiências das crianças, das interações, das brincadeiras e da construção dos significados em relação ao contexto infantil. O nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado de acordo com a BNCC, consolida como direito da criança o aprender através do interagir e do brincar. Os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino são recursos adicionais, usados como uma ferramenta a mais para encontrar inúmeras possibilidades de investigação, linguagens, interações e brincadeiras que despertem o interesse da turma, validando o processo pedagógico democrático e feliz!

Conheça nosso projeto pedagógico para Educação Infantil →

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

11/10/2022
Kélen Oliveira