Dificuldade de Aprendizagem: quais são os Sinais e como ajudar seu Filho

É comum encontrar pessoas que se esforçam muito nos estudos e, mesmo assim, enfrentam entraves na hora de entender as informações ou se comunicar, especialmente as crianças. Esse cenário representa um quadro de dificuldade de aprendizagem, que pode ter sua origem por diversos fatores e se desenvolver de diferentes formas em cada indivíduo.

Quando uma criança tem algum tipo de dificuldade de aprendizagem, ela passa por enormes desafios para compreender informações novas, complexas ou desenvolver novas habilidades para conquistar sua plena autonomia.

A participação ativa dos pais no desenvolvimento escolar de seus filhos e muito diálogo são fatores fundamentais para que a dificuldade de aprendizagem seja identificada logo na infância e a criança consiga acompanhar melhor os estudos no presente e no futuro, garantindo que ela absorva tudo o que é necessário aprender nas três etapas do ensino.

Esse acompanhamento, em conjunto com o suporte oferecido pelos pais e a escola, é indispensável para que as crianças e jovens consigam construir seu conhecimento com harmonia, sem sofrer por transtornos emocionais e/ou psicológicos, seja pelo fato de não conseguirem acompanhar os outros alunos da turma ou pela frustração de se esforçarem tanto e não terem a capacidade de aprender os conteúdos.

Continue a leitura para entender o que é a dificuldade de aprendizagem, os tipos e como identificar os sinais que indicam a existência desse problema.

O que é dificuldade de aprendizagem?

A dificuldade de aprendizagem é um termo utilizado para diferentes tipos de problemas no aprendizado não relacionados a incapacidade intelectual ou motivação, ou seja, a criança que passa por adversidades no ensino (seja infantil, fundamental ou médio) não é necessariamente preguiçosa, incapaz de aprender ou menos inteligente que as outras.

Na realidade, a grande maioria das crianças com baixo desempenho escolar é tão inteligente quanto os melhores alunos da sala. O que muda entre um indivíduo e outro são as conexões neurais de cada um. Por isso, cada estudante absorve e processa informações de um jeito diferente. A capacidade é a mesma, a diferença é na forma como interpretam e racionalizam cada coisa, conteúdo ou metodologia de ensino. 

Resumidamente, as crianças que têm algum tipo de dificuldade de aprendizagem observam, escutam e compreendem as coisas de um jeito diferente das outras. Por este motivo, passam por enormes obstáculos no aprendizado de novos temas, habilidades e na utilização do pouco que foi aprendido.

Esse problema tem diferentes origens e pode se desenvolver por uma série de razões, as mais comuns são:

  • Problemas familiares, emocionais e questões pessoais;
  • Falta de estrutura física adequada em casa ou na escola, como ambientes muito ruidosos ou quentes demais, por exemplo;
  • Inadequação com a metodologia de ensino utilizada na escola;
  • Bullying;
  • Fatores externos, como trocas frequentes de escola, mudança de casa, cidade. A pandemia é um excelente exemplo também, pois exigiu alterações repentinas no formato de ensino.

Tipos de dificuldades de aprendizagem

Como dito logo no início deste artigo, pessoas de todas as idades e em diferentes etapas do ensino podem apresentar dificuldade de aprendizagem. 

Na grande maioria dos casos, os jovens e crianças que sofrem transtornos emocionais, como ansiedade e depressão ou estão passando por períodos de conflitos internos, são muito mais propensos a desenvolver algum tipo de dificuldade de aprendizagem.

É essencial que os pais identifiquem aspectos emocionais e/ou psicológicos que indiquem um possível quadro de dificuldade de aprendizagem. Na escola, é papel dos professores dar atenção adequada para reconhecer os entraves de cada estudante e casos de bullying entre os alunos, uma prática nociva, inadequada e maldosa que impacta a rotina de aprendizado dos estudantes, aumentando cada vez mais a dificuldade e levando o jovem/criança ao isolamento.

Para identificar esses aspectos, é preciso conhecer os tipos de dificuldades de aprendizagem. Confira os mais frequentes:

  • Dificuldade para ler – Dislexia;
  • Dificuldade para escrever – Disgrafia;
  • Dificuldade para lidar com operações matemáticas e fatores numéricos – Discalculia;
  • Distúrbios na fala e dificuldade para se comunicar – Dislalia;
  • Dificuldade para escrever e formar frases escritas – Disortografia;
  • Inquietação, agitação, impulsividade e dificuldade para se concentrar – TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Quais são os sinais das dificuldades de aprendizagem?

Mesmo sabendo dos tipos, é importante entender que os sinais de dificuldade na aprendizagem são diferentes em cada etapa da educação das crianças e jovens. Confira os sinais mais evidentes em cada faixa etária.

Crianças de 2 a 6 anos (Educação Infantil)

As crianças na educação infantil que ainda não são alfabetizadas ou estão aprendendo a ler e escrever, costumam apresentar sinais de dificuldade de aprendizagem comumente relacionados à:

  • Demora incomum para começar a falar;
  • Falta de coordenação motora;
  • Dificuldade na hora de rimar palavras ou formar frases com sentido;
  • Dificuldade na memorização do nome das letras, números, formas geométricas e cores.

Crianças de 7 a 14 anos (Ensino Fundamental)

Quando os pequeninos já estão crescidos, aprenderam a ler, escrever e realizar cálculos básicos, os sinais estão ligados com:

  • Falta de organização com as tarefas na escola, lições de casa e demora excessiva para finalizá-las;
  • Dificuldade para decorar informações, regras e seguir instruções;
  • Difícil entendimento e assimilação dos diferentes tempos e orientações verbais;
  • Leitura e soletração dificultosa, lenta ou inadequada para a faixa etária;
  • Dificuldade de realizar cálculos matemáticos com operações simples (soma, subtração, multiplicação e/ou divisão).  

Jovens de 15 a 18 anos

Nessa faixa etária existe uma enorme transformação na personalidade e forma de pensar dos jovens, pois eles deixam de se identificar como crianças e passam a se verem como pseudo-adultos. São novas preocupações, a necessidade de aceitação entre os demais alunos, comparação contínua entre a realidade dos amigos e a própria vida, além de muitos outros entraves emocionais, sociais e psicológicos

Por isso, os jovens no ensino médio que sofrem de algum tipo de dificuldade de aprendizagem costumam apresentar sinais como:

  • Falta de foco;
  • Demora ou negação para realizar e concluir atividades na escola e extracurriculares;
  • Agressividade recorrente;
  • Difícil compreensão de instruções ou conteúdos novos;
  • Irresponsabilidade com as obrigações escolares e dentro de casa;
  • Comunicação pobre ou inexistente com colegas de classe e professores;
  • Ansiedade.

Ansiedade e não saber esperar são coisas diferentes, é importante entender a diferença entre elas. A primeira é um transtorno psicoemocional, a segunda está relacionada à falta de educação e dificuldade de lidar com frustrações.

Como você pode ajudar o seu/sua filho(a)?

Agora, você sabe o que é a dificuldade de aprendizagem, conhece os diferentes tipos e os sinais apresentados por crianças e jovens que sofrem do problema. Mas, como ajudar o seu/sua filho(a) a superar esse entrave e fluir bem em todas as etapas do ensino, você sabe? 

Primeiramente, é importante ressaltar que a compreensão dos pais é fundamental para que a criança consiga superar a dificuldade e volte a ter um bom rendimento, tanto na escola quanto nas rotinas dentro de casa. 

Quando as crianças e jovens não identificam a compreensão dos seus desafios por parte dos pais e professores, é comum que o quadro piore, pois os temas não aprendidos vão se acumulando e são essenciais na hora de aprender outros mais complexos. 

Um bom exemplo é: uma criança que não aprendeu a fazer multiplicações e divisões, não conseguirá aprender operações mais complexas, como frações, porcentagem e equações de primeiro grau, já que são cálculos que dependem do conhecimento pleno de operações básicas para serem efetuados.

Além disso, é fundamental identificar mudanças no comportamento e dar atenção nas notificações ou advertências aplicadas na escola. Quando são recorrentes e o jovem/criança é punido em casa, o problema se agrava em vez de ser resolvido.

Por isso, observar o comportamento do seu/sua filho(a) e oferecer suporte com afeto e paciência são as ações mais efetivas. É preciso acolher o jovem/criança logo na primeira notificação, abrir o diálogo, identificar quais são as principais dificuldades e entender por que são tão difíceis. 

Isto porque, a dificuldade de aprendizagem não está relacionada com causas biológicas ou má vontade dos jovens e crianças, mas sim com fatores psicológicos, emocionais, sociais, ambientais e metodológicos.

Caso você identifique ou a escola sinalize que há dificuldade no aprendizado, o correto é consultar o pediatra para que ele possa encaminhar seu/sua(a) filho a um especialista adequado à situação, como um psicólogo, psiquiatra ou neurologista, por exemplo.
Pronto, chegamos ao final deste conteúdo. Agora você já sabe como identificar um possível quadro de dificuldade de aprendizagem e pode dar o suporte adequado para seu/sua filho(a). Para aprender muito mais sobre o desenvolvimento das crianças e jovens, continue explorando nosso blog.

Ensino Fundamental 1 - do 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano

O ingresso no Ensino Fundamental é um momento desafiador não só para o aluno, por estar se aproximando de um novo universo de conhecimentos e experiências, mas também para os familiares, que necessitam apoiar a criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Colégio Geração desenvolve atividades e propicia um ambiente escolar que auxiliam o aluno no processo de adaptação a esta nova etapa.

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01/09/2022
Elisabete Alhadas